• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

joaoqalves

Programação Orientada a Objectos - POO

4 mensagens neste tópico

Boas pessoal, já programo há algum tempo e comecei com a linguagem pascal, evoluí para o vb6, .net 2k5 e agora estou no C++. Até aqui tudo bem, entretanto aprendi XHTML, CSS, javascript e php.

Ora bem, com php e C++ (com o vb também, mas já o decidi abandonar) é que sucede o seguinte: já explorei o conceito de POO, sei criar classes e usá-las, mas não entendo a utilidade das mesmas tal como não entendo a capacidade de polimorfismo, será que alguém me pode dar exemplos simples do uso de POO, já criei por exemplo em C++ uma classe chamada "compras", onde armazenava num array, um número determinado de compras e depois fiz um pequeno programa para gerir as mesmas, mas não percebi a utilidade de usar a classe para tal efeito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pá não sei se C++ é o melhor para aprender POO pelo menos já ouvi algumas queixas mas isso deve ir de cada um, não tenho opinião formada porque também nunca trabalhei muito com C++.

Bom mas vamos ao que interessa se calhar da forma que ainda tens não deves ver grande utilidade mas imagina que a tua classe compras tem um arrays de Compra e  cada Compra tem um numero, um valor total e um arrays com Produto e cada produto tem um nome, ID e preço.

Já estás a ver alguma lógica ?

Quanto ao polimorfismo para ser sincero também não é coisa que tenha usado muito até hoje mas é muito importante, imagina que a classe Produto é um interface ou uma superclasse conforme der mais jeito e que depois tens produtos tipo ProdutoLavandaria, ProdutoAuto, ProdutoComida etc...., sem o polimorfismo a coisa seria complicado porque um array de Produto já não iria servir tinhas de ter um para cada, mas com o interface ou superclasse produto podes abstrair os dados e colocar tudo no mesmo.

É verdade que neste caso também podia por uma variável no Produto a dizer o tipo mas pronto foi apenas um exemplo.

Não te preocupes muito com esta parte quando precisares de usar vais saber é intuitivo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OOP é um universo muito grande. Por vezes tutoriais não chegam.

Aconselho a comprares Thinking in Java. Existe o PDF da versão 3, disponível online, de graça.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OOP é um universo muito grande. Por vezes tutoriais não chegam.

Aconselho a comprares Thinking in Java. Existe o PDF da versão 3, disponível online, de graça.

Já percebi bem o conceito :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora