• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ziwdon

Que distro escolher?

136 mensagens neste tópico

Boas,

Eu sei que isto é uma pergunta difícil do género "Quero programar! Por onde começar?" mas precisava de ouvir/ler algumas opiniões.

Já usei linux diversas vezes mas acabei sempre por me fartar. Já usei Ubuntu (ha muito tempo atrás) e ultimamente tenho andado com Fedora. Tinha-o instalado mas depois fartei-me dele e acabei por emula-lo no windows. Porem queria voltar a instalar uma distro e tentar mais uma vez fazer do linux o meu SO principal.

Porque não resultou antes? Bem talvez porque achei demasiado dificil e com muitas complicações relativas à compatibilidade de software. Eu bem tento, mas depois quero abrir um vídeo e só o simples acto de ver um video no PC pode dar as mais variadas dores de cabeça. Devido a estes acontecimentos e outros, ja desisti varias vezes do linux...mas continuo a tentar. Ainda assim, na actualidade, nao me vejo a usar linux sem o windows ao lado para o que for preciso.

Ja tinha sacado e gravado o novo fedora 8 quando me deparei com algumas dificuldades na instalação. Depois de algumas pesquisas cheguei à conclusão que o F8 está com alguns (muitos) problemas e achei melhor voltar atrás.

Contudo agora não sei para onde me virar. Estava inclinado para Ubuntu uma vez que parece ser o mais 'aclamado' por ai mas nao sei.

O que acham?

Obrigado

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom eu recomendo qualquer um com KDE, pessoalmente não gosto nada de Gnome.

Por isso posso te dar varias sugestões, Kubuntu, OpenSuse ou Slackware estes são os meus 3 preferidos embora actualmente esteja em kubuntu.

Segundo tenho lido a nova versão do OpenSuse está muito bom, e tem uma coisa que os outros não tem que é o Yast e que parece estar mesmo muito bom nesta ultima versão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente, a distro que achei mais fácil de usar até hoje, foi o OpenSuSE, por um motivo apontado pelo magician, o YaST. No entanto, deixei de o usar porque queria mais estabilidade (ok, o SuSE raramente dava problemas, mas mesmo assim queria melhor :P), e passei para o Debian Stable.

Pessoalmente, recomendo em primeiro lugar Debian, devida a não dar problemas, e depois qualquer distro que não seja Ubuntu :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É verdade Debian como não me lembrei pronto afinal tenho 4 preferidos lol

Haa e lembrei-me de puppylinux para pcs de baixos recursos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é o uso que ias dar ao PC?

Como assim? Eu estou num portatil...faço uso geral dele.

Programação, trabalho, jogos (antigos uma vez que os mais recentes nao dao :P)...por ai.

Obrigado pelas opinioes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uso ocasional portanto. [K|X]Ubuntu servem, embora eu prefira o Ubuntu (GNOME). É tudo uma questão de gosto. Se gostas de configurar por ti mesmo um sistema estável mas não gostas de ter de compilar tudo, Debian Stable. Se não te importas de ter sistema com menos estabilidade para teres versões mais recentes, Debian Testing.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Porque não resultou antes?

A resposta tu próprio a deste

nao me vejo a usar linux sem o windows ao lado para o que for preciso.

Ai é que está! O 'problema' é que tens sempre ali o windows á mão e quando tens alguma dificuldade em vez de perderes um bocado (ou uns dias depende... :P ) a solucionar (aprender) o problema vais ao win e pronto, está resolvido, mas continuas sem ter aprendido a resolver  em linux.

Em relação aos filmes foi coisa que nunca tive problema mesmo no inicio graças ao easyubuntu, safou-me logo de uma serie de cenas. (essa incluida :) )

Estava inclinado para Ubuntu uma vez que parece ser o mais 'aclamado' por ai mas nao sei.

Eu concordo. Se bem que nunca trabalhei com mais nada (por assim dizer) mas comigo funcionou. Não precebia rigorosamente nada de linux (e ainda hoje acho que não percebo) mas a partir do momento em que formatei o disco e só meti ubuntu (não há cá win em dualboot) ao fim de 1 mes estava cmplectamente á vontade para fazer o que precisava. Ao fim de 3 meses já não me via a voltar para win, ao fim de 8 meses já me dá comichão mexer em windows. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ai é que está! O 'problema' é que tens sempre ali o windows á mão e quando tens alguma dificuldade em vez de perderes um bocado (ou uns dias depende... :P ) a solucionar (aprender) o problema vais ao win e pronto, está resolvido, mas continuas sem ter aprendido a resolver  em linux.

Pois mas eu até nao me importo de perder umas horas ou mesmo uns dias para resolver qualquer coisa. O problema é que na maior parte das vezes, essa 'qualquer coisa' é algo que eu não acho que justifique umas horas/dias para resolver...e como exemplo dei os videos.

Quando instalei o Fedora, saquei uns videos (avi penso eu) para ver...mas primeiro que os visse...

Lembro-me de pesquisar numa serie de foruns e havia mais gente com o mesmo problema, lol, e nenhuma solução certa. Isto foi so um exemplo claro.

Para alem disso o Fedora bloqueava uma série de vezes...e o firefox. E como sempre ouvi dizer que o Linux e muito estavel e nao sei que achei estranho. Nao sei se era da distro em si mas no Win nunca me encravou o firefox como no fedora.

Mas pronto, eu estou a fazer um esforço para aprender sobre o linux e realmente perceber o que ele tem de bom para me dar ^^. Até la vou mantendo o win ao lado...depois logo se ve :)

Ja agora...a diferença entre o KDE e o GNOME é so o ambiente grafico/interacção com o sistema não é? É que eu tambem nao percebo nada de linux. :)

Cumps e obrigado a todos pelas opinioes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não aconselho KDE, acho aquilo horrível e super confuso... Mas isso depende de pessoa para pessoa... É como os clubes, uma pessoa é do FCP e pronto não há nada a fazer.

Em relação às tuas dúvidas, se não queres ter muito trabalho e ter a papinha toda feita usa Ubuntu. Em poucas horas ficas mestre naquilo...

Se quiseres algo que te dê um pouquinho mais de trabalho mete Debian. Ficas com um sistema mais estável...

Pah em relação ao firefox é geral... Seja em que distro for tive sempre crashes constantes...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois mas eu até nao me importo de perder umas horas ou mesmo uns dias para resolver qualquer coisa. O problema é que na maior parte das vezes, essa 'qualquer coisa' é algo que eu não acho que justifique umas horas/dias para resolver...e como exemplo dei os videos.

Quando instalei o Fedora, saquei uns videos (avi penso eu) para ver...mas primeiro que os visse...

Lembro-me de pesquisar numa serie de foruns e havia mais gente com o mesmo problema, lol, e nenhuma solução certa. Isto foi so um exemplo claro.

Para alem disso o Fedora bloqueava uma série de vezes...e o firefox. E como sempre ouvi dizer que o Linux e muito estavel e nao sei que achei estranho. Nao sei se era da distro em si mas no Win nunca me encravou o firefox como no fedora.

Isso dos vídeos assim que os tentares abrir no Ubuntu, ele pergunta-te se queres ir buscar os codecs. Se mesmo assim não der, tens o EasyUbuntu ou o Automatix (acho que é assim que se escreve). Em relação ao Firefox crashar, normalmente é culpa do Flash.

Ja agora...a diferença entre o KDE e o GNOME é so o ambiente grafico/interacção com o sistema não é? É que eu tambem nao percebo nada de linux. :P

O KDE e o GNOME são 2 DE (desktop environments), logo têm aspecto e organização diferentes. Outra coisa diferente são as libs usadas, GTK no GNOME e Qt no KDE. A FAQ da secção GNU/Linux fala sobre isto. :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm...ok obrigado.

Só mais uma questao...o que acham do DreamLinux?

Yet another distro que usa o GNOME. Parece-me algo na onda do Ubuntu.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem...obrigado a todos pelas opinioes.

Vou optar por OpenSuse. Ubuntu parece-me demasiado 'facil' e eu gostava de entrar um pouco mais a fundo no linux...quero conhecer.

Por outro lado Debian tambem me parece complicado/'basico' de mais.

Vou tentar opensuse e quando estiver mais dentro da coisa talvez passe para debian.

Obrigado a todos

Cumps :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Debian é simples... e dá para aprenderes bem IMO. Eu uso ubuntu, mas é por uma questão de preguiça. Já tive Debian instalado e não achei nada complicado mesmo. Muito pelo contrário :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acabei por não perceber se a facilidade é ou não uma das tuas condições. Se é: Ubuntu. Traz GUI para tudo e é extremamente fácil entrar soluções dada a quantidade de pessoas que a usa.

PS: Se preferes KDE sempre ouvi dizer Kubuntu não era boa opção, mas nunca experimentei a sério (só um liveCD e na altura não gostei).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acabei por não perceber se a facilidade é ou não uma das tuas condições. Se é: Ubuntu. Traz GUI para tudo e é extremamente fácil entrar soluções dada a quantidade de pessoas que a usa.

PS: Se preferes KDE sempre ouvi dizer Kubuntu não era boa opção, mas nunca experimentei a sério (só um liveCD e na altura não gostei).

Eu quero algo nao demasiado simples mas tambem nao demasiado dificil.

Ubuntu parece-me simples de mais mesmo pela razao de haver uma simples soluçao para tudo. Como o meu objectivo principal é aprender e conhecer o sistema linux nao quero optar por algo muito simples senao acho que nao vale a pena. Contudo tambem nao quero algo muito dificil para nao desistir uma semana depois. Faz sentido? lol :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Queres ficar logo sabedor? Mete Gentoo :P

</irony>

Podes começar bem pelo Ubuntu para começares a desabituar do Windows. Depois, é indo fazendo umas experiências com Debian e tal... A partir daí, meu amigo, já tens tudo o que é preciso para dominar o resto. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ubuntu é demasiado fácil?! Isto dito por uma pessoa que só usa windows e nunca tocou no linux... Existem distros bem mais fáceis que Ubuntu como é o caso do Mandriva.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O ubuntu acaba por ser mais facil de usar que o windows sim. Mas requer alguma configuração. Mas hey... tambem não tens que instalar demasiados playeres e codecs no windows para poderes ver filmes em divx ou ouvir musica em mp3... ou abrir um pdf?

O opensuse tem o yast, o ubuntu ( e possivelmente muitas outras ) têm o synaptic ou um package installer... qual é a diferença? Em termos de uso nenhuma.

Se optares por uma dessas distros para desktops que aí andam, é tudo uma questão de preferencia, hoje em dia já são todas relativamente faceis de usar.

Mesmo em termos de dependencias elas gerem-nas por si.

Dá jeito leres qualquer coisa sobre a arvore de ficheiros do unix para teres mais ou menos uma ideia de como as coisas estão organizadas, de resto, em termos de uso não estou a ver assim grandes diferenças em relação ao windows:

podes abrir a tua aplicação através de um sistema de menus, tens um desktop com um pano de fundo, menus e uma taskbar, etc.

Mas ok... tu apontaste um problema que foi o dos mp3.

Vou aqui afixar a solução caso optes pelo ubuntu:

O ubuntu tem como objectivo ser um sistema operativo 100% funcional e livre de software e formatos proprietários. Logo o suporte para mp3 não é incluido na distribuição pois o mp3 é um suporte proprietário.

Para alem disso o unbuntu permite-te actualizar e instalar software através de um gestor de aplicações que acede a repositórios remotos sempre que precisa de um ficheiro novo. Por exemplo quando dás ordem para actualizaa uma aplicação ou quando instalar uma nova, o gestor de aplicações vai ao repositorio e vaz download do que precisa, tudo automatico! cool!

Ora... os repositorios oficiais só contêm software completamente livre, pelo que não encontrarás  suporte para mp3 lá. Como resolver o problema entao?

Muito simples, activar outros repositórios mantidos ou pela comunidade ou por outras entidades, seja elas almas caridosas, empresas, universidades, etc.

Isso pode-se fazer simplesmente verificando uma checkbox que diz: "activar universo e multiverso" ou então podes definir tu os teus repositorios manualmente editando o ficheiro sources.list.

Voila! A partir daqui já te aparecem coisas como suporte para mp3 no teu gestor de aplicações.

google->activate multiverse

google->[nome da distro] mp3 support

etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Queres aprender a serio tenta slackware é 1 cadinho difícil mas tem montes de doc e forums para tirar as duvidas, foi sem duvida a distro onde aprendi mais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O opensuse tem o yast, o ubuntu ( e possivelmente muitas outras ) têm o synaptic ou um package installer... qual é a diferença? Em termos de uso nenhuma.

A diferença é muita!

O YaST é muito mais do que uma ferramenta de gestão de software!

É uma ferramenta centralizada que te permite configurar todo o sistema de forma simples e rápida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tipo imagina o painel de controlo do windows + APT de debian = Yast :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O ubuntu tem como objectivo ser um sistema operativo 100% funcional e livre de software e formatos proprietários. Logo o suporte para mp3 não é incluido na distribuição pois o mp3 é um suporte proprietário.

Para alem disso o unbuntu permite-te actualizar e instalar software através de um gestor de aplicações que acede a repositórios remotos sempre que precisa de um ficheiro novo. Por exemplo quando dás ordem para actualizaa uma aplicação ou quando instalar uma nova, o gestor de aplicações vai ao repositorio e vaz download do que precisa, tudo automatico! cool!

Ora... os repositorios oficiais só contêm software completamente livre, pelo que não encontrarás  suporte para mp3 lá. Como resolver o problema entao?

Muito simples, activar outros repositórios mantidos ou pela comunidade ou por outras entidades, seja elas almas caridosas, empresas, universidades, etc.

Isso pode-se fazer simplesmente verificando uma checkbox que diz: "activar universo e multiverso" ou então podes definir tu os teus repositorios manualmente editando o ficheiro sources.list.

Voila! A partir daqui já te aparecem coisas como suporte para mp3 no teu gestor de aplicações.

google->activate multiverse

google->[nome da distro] mp3 support

etc.

Grande volta, ainda assustas o rapaz... Olha aqui:

Isso dos vídeos assim que os tentares abrir no Ubuntu, ele pergunta-te se queres ir buscar os codecs. Se mesmo assim não der, tens o EasyUbuntu ou o Automatix (acho que é assim que se escreve).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pela opinião.

Sendo assim talvez opte por Debian Stable.

So é mau é aquilo ter 3 dvd's...a maior parte das distros tem 1. Temos de sacar os 3 certo?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora