• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

graveyard

Cobol e Java

2 mensagens neste tópico

Boa Noite,

Antes de mais quero dar os parabens ao ppl do forum, acho q é uma grande ideia criar um forum para os programadores portugueses.

Agora vamos ao que interessa: (lol)

Vou iniciar um projecto em que tenho de integrar java e cobol, irei desenvolver um front-end em java utilizando Java Server Faces, e a camada de negocio será feita em cobol e irá comunicar com oracle.

O meu problema é o seguinte: eu nc fiz nada com cobol. Será que alguem me pode aconselhar um IDE para cobol, e me possa tambem ilucidar de como é q eu posso "chamar" o cobol no lado do java? (Se me puderem dizer alguns links com exemplos, agradeço.)

Atentamente

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cobol + Java? À primeira vista direi que não será fácil. Pelo que sei, Java possui interface de ligação directa com C/C++ através de JNI mas não possui mais interface nenhuma especifica para Cobol ou outra linguagem. Poderá, eventualmente, existir uma biblioteca que permita incorporar Cobol em programas Java, como existe para Python, Javascript, Ruby, etc., no entanto estas bibliotecas normalmente trabalham com linguagens interpretadas e não compiladas.

A única solução que conheço é CORBA. Através de CORBA conseguirás ligar quaisquer duas linguagens que possuam uma API CORBA, como o caso do Java, e suponho que o Cobol também tenha.

Sei que não ajuda muito, mas as únicas linguagens que interliguei com Java foram C, C++ e Javascript. Já usei CORBA mas não com Java pelo que não sei até que ponto será fácil ou dificil interligares as duas.

Outra solução será comunicação por rede, neste caso por sockets TCP, essa é uma solução simples de implementar, pelo menos do lado do Java.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora