• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Tecno

Estruturada vs. POO ?

20 mensagens neste tópico

Estruturada vs. POO ?

Quem me pode fazer um apanhado em PT das diferenças/semelhanças e definições de ambas ? (já andei a pesquisar e não encontrei um tópico sobre isto, na Wikipedia encontrei alguma info em EN, mas não o suficientemente clara para mim...)

Desde já o meu obrigado a quem puder ajudar. :thumbsup:

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se fizeres uma pesquisa aqui no fórum encontras várias threads de pessoas a perguntar o porquê de POO ;) já ajuda :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se fizeres uma pesquisa aqui no fórum encontras várias threads de pessoas a perguntar o porquê de POO ;) já ajuda :)

Encontrei uma ! lol Mas lá remetiam para os artigos da Wikipedia que eu já li e as minhas dúvidas prendem-se mais com a Estruturada, do que com a POO...

Mas obrigado na mesma ! :)

Fico à espera de alguém que me saiba dar uma(s) definição(ões) simples de entender.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Saca a 12º edição da revista PROGRAMAR, tem lá um artigo que explica o POO. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Saca a 12º edição da revista PROGRAMAR, tem lá um artigo que explica o POO. :)

E explica em relação à Programação Estruturada ? Ou só POO partindo do nada ?

É que eu POO entendo as definições que tenho encontrado na net ;)

Mas obrigado pela ajuda tb ! :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já tive a ler a revista, aliás, já tinha lido lol mas não me lembrava que trazia lá a POO C#...

POO eu percebo bem, mas queria arranjar uma definição fácil de compreender e memorizar, do genero, alguem pergunta-vos se sabem o que é o paradigma da programação estruturada, o que vocês responderiam ? Se não fosse pra comparar com a POO entenda-se... ;)

Obrigado pla ajuda malta ! :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Confundiste o pessoal todo aqui. Toda a gente pensou que estavas a falar de uma abordagem OO vs procedimental, quando na verdade a tua curiosidade incide sobre o paradigma da programação estruturada.

Eu não sabia o que isso era, la fui eu visitar a wikipedia para ter uma ideia

http://en.wikipedia.org/wiki/Structured_programming

Deixo a resposta para quem saiba bem o que isso é.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já tinha visto esse link da Wikipedia, mas lá está lol Deixo a resposta peque quem saiba bem o que isso é... ;)

Já trabalhei com Linguagens Estruturadas e OO, mas a definição que eles lá metem não compreendo bem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é uma linguagem que é estruturada ou orientada ou objectos. Pode é ter suporte para esses paradigmas. Um erro comum é olhar-se para os paradigmas como sacos de linguagens de programação.

Na verdade são conceitos teóricos que dizem respeito à abordagem programática a um problema sendo a linguagem utilizada relativamente irrelevante para o caso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim a linguagem é irrelevante, mas a pergunta mantem-se pra quem souber responder clara e consisamente:

- Como definirias, o que é o Paradigma da Programação Estruturada ?

Obrigado ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então, tens lá um tópico na página da Wiki que o pedrotuga mostrou que é exactamente o que procuras...

http://en.wikipedia.org/wiki/Structured_programming#Object-oriented_comparison

Eu já disse que já li esse link na Wikipedia e não percebi ! ;)

Obrigado, mas por favor, alguem que me consiga responder: Como definirias, o que é o Paradigma da Programação Estruturada ?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Amigos, por favor leiam o que já escrevi anteriormente ;)

Eu já li todos os tópicos da Wikipedia sobre Programação Estruturada, mesmo assim não consigo arranjar uma resposta fácil de compreender e explicar, à pergunta: Como definirias, o que é o Paradigma da Programação Estruturada ?

Se me perguntassem isto directamente, provavelmente não saberia explicar bem, podia tentar, mas não conseguiria passar a ideia de que sei bem, concretamente aquilo que estaria a dizer, o que eu gostava era de ler algumas das vossas repostas a esta pergunta. :)

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu vou responder à tua pergunta com um monte de quotes do que fui retirando da net. Não é a melhor resposta, mas ao menos já te pode dar um avanço ;)

# the process of implementing a structured design.

www.eelke.com/cs135_files/keyterms.doc

# This is a design approach where complex systems are broken down into smaller, more manageable pieces.

www.davidgould.com/Glossary/Glossary.htm

# A programming process that uses a set of well-defined structures, such as condition statements and loops.

www.techiwarehouse.com/cms/engine.php

# A computer programming technique that follows a top down design approach with block oriented structures.

www.natemurphy.net/glossary.html

# Structured programming can be seen as a subset or subdiscipline of procedural programming, one of the major programming paradigms. It is most famous for removing or reducing reliance on the GOTO statement (also known as "go to").

en.wikipedia.org/wiki/Structured programming

A quote abaixo foi retirada DESTE artigo na net.

Structured programming (sometimes known as modular programming) is a subset of procedural programming that enforces a logical structure on the program being written to make it more efficient and easier to understand and modify.

Mais com definições:

http://www.robelle.com/smugbook/structpr.html

http://javascript.about.com/od/reference/a/struc.htm <---- Parece ser de maior interesse que o anterior

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dude, já agora, depois de te orientares, considera escrever um artigo pa PROGRAMAR sobre isso ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dude, já agora, depois de te orientares, considera escrever um artigo pa PROGRAMAR sobre isso ;)

Seria uma ideia interessante, eu não me importaria... :)

Se me convidarem, concerteza aceitarei !

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Se me convidarem, concerteza aceitarei !

Ninguém te convida ;) Se tiveres tempo, escreve e envia para a revista. Se achares que tens SEMPRE tempo, vê a thread da revista e join in :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora