• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

joseflor

Visual BASIC freeware ou shareware - José Flor

27 mensagens neste tópico

Boas a todos,

Tomei conhecimento do PAP através do electronicapt.com.

Sou de Fornos de Algodres, mas resido na Austrália á uns anos.

Em 1996 fiz um curso de IT e estudei BASIC e Visual BASIC ver. 4.??. Gostei muito. Gostaria de saber se tem alguma versão do Visual BASIC gratuita para eu praticar alguma coisa quando poder.

Abraços

José Flor

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Antes de mais bem vindo ao fórum :thumbsup:

O Visual Basic sofreu algumas alterações desde essa altura (como deves compreender), mas podes sempre "reaprender" através da secção de tutoriais aqui do fórum.

Quanto ao software, a Microsoft disponibiliza as "Express Edition", que para quem pretende apenas criar pequenas aplicações serve muito bem.

Fica aqui o link para o Microsoft Visual Basic 2005 Express Edition (Basta seleccionares Visual Basic 2005 Express Edition) e caso tenhas dúvidas podes sempre passar por aqui e procurar ajuda.

Boas programações.

Cumps,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva ai diiogofernandes.

Que bom que tem isso por ai. Quando estiver no colégio vou ver se teho previlégios para baixar isso ai, é muito grande para o meu dialup que corta aio fim de 6 horas.

Qual dos dois aqui aresentados devo usar. Sou praticamente iniciante nisso, já que o que eu aprendi foi á muito tempo.

Obrigado

José Flor

Later edit:

Sabem se eles também fucionam no Ubuntu. Estou preparando para instalar o Ubuntu futuramente já que o Vista está a darme muita dor de cabeça. Aliás foi pelo Ubuntu que eu aqui entrei para tirar duvidas sobre o mesmo quando instalar. Quanto ao fórum foi o Pintasilgo do electronicapt.com que me informou em particular.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Later edit:

Sabem se eles também fucionam no Ubuntu. Estou preparando para instalar o Ubuntu futuramente já que o Vista está a darme muita dor de cabeça. Aliás foi pelo Ubuntu que eu aqui entrei para tirar duvidas sobre o mesmo quando instalar. Quanto ao fórum foi o Pintasilgo do electronicapt.com que me informou em particular.

O Visual Basic baseia-se na framework .NET, o que significa que apenas pode ser executado em ambiente Windows.

Não sei se existe algum software que te permita emular a framework no linux mas que eu saiba não existe nada...pelo menos de que tenha conhecimento.

O Visual Basic é uma linguagem desenvolvida pela microsoft pelo que não é do interesse deles 'expandi-la' para outros ambientes. Se quiseres algo multi plataforma tens de optar por algo mais geral, como C/C++ (por exemplo).

Mesmo em ambiente windows com o vb.net é muito provavel que nao consigas correr as tuas aplicação em todos os pc's porque ainda ha muita gente com o XP e sem a framework instalada.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OK Buttpt já enteni. Até faz sentido se a microsoft criou não tem interesse de repassa a outra plataformas. A não ser que algum grupo d individuos tenha feito algum emulador para isso.

Abraços

José Flor

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se há emuladores ou implementações de alguma norma para outras plataformas. Sem querer lançar aqui mais uma discussão anti-microsoft... uma iniciativa para implementar uma especificação microsoft, se for bem sucedida arrisca-se a seguir a especificação melhor do que a propria microsft tornando-se por isso incompativel. Mas isso são discussões menos tecnicas.

A informaçao que eu queria deixar aqui é que há uma plataforma de desenvolvimento chamada gambas cujo objectivo é providenciar aos utilizadores de linux uma forma de desenvolverem software de uma forma em tudo igual a quem usa basic.

Por outras palavras, é um ambiente de desenvolvimento baseado em basic.

Ok, não sei explicar bem, se calhar é melhor consultares a documentação:

http://gambas.sourceforge.net

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se há emuladores ou implementações de alguma norma para outras plataformas. Sem querer lançar aqui mais uma discussão anti-microsoft...

Até parece ser uma boa intensão para resolver os muitos problemas da microsoft do bill gaitas como alguém já falou.

José Flor

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
O Visual Basic baseia-se na framework .NET, o que significa que apenas pode ser executado em ambiente Windows.

Isso não é verdade!

Existem implementações da framework para outros sistemas, por exemplo o Mono para GNU/Linux que tem compilador de VB.net.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso não é verdade!

Existem implementações da framework para outros sistemas, por exemplo o Mono para GNU/Linux que tem compilador de VB.net.

Boas

Pois eu disse que nao sabia se havia software que permitisse implementar a plataforma noutros sistemas uma vez que nao ando a par disso :D

Seja como for ela so deve correr a 100% em ambiente windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Mono é verdadeiramente multi-plataforma (a implementação da m$ não). O Mono corre em GNU/Linux, MacOS X, window$, Solaris, e em outros sistemas Unix.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aproveito e satisfaço a minha curiosidade. O mono não é a implementação de um standard proposto pela microsoft?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Mono baseia-se em standards do ECMA (desenvolvidos pela m$), mas não se fica por aí, porque a maior parte do .net está fora desses standards, a maior parte do Mono foi desenvolvido por engenharia invertida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se há emuladores ou implementações de alguma norma para outras plataformas. Sem querer lançar aqui mais uma discussão anti-microsoft... uma iniciativa para implementar uma especificação microsoft, se for bem sucedida arrisca-se a seguir a especificação melhor do que a propria microsft tornando-se por isso incompativel. Mas isso são discussões menos tecnicas.

A informaçao que eu queria deixar aqui é que há uma plataforma de desenvolvimento chamada gambas cujo objectivo é providenciar aos utilizadores de linux uma forma de desenvolverem software de uma forma em tudo igual a quem usa basic.

Por outras palavras, é um ambiente de desenvolvimento baseado em basic.

Ok, não sei explicar bem, se calhar é melhor consultares a documentação:

http://gambas.sourceforge.net

Sim é uma boa alternativa parecida com o Classic Visual Basic (ou seja ate ao VB 6), apesar de não funcionar por completo colocar linhas de código ja feitas pelo Microsoft Visual Basic, mas com umas pequenas alterações funciona bem, e tem uma interface bem parecida (não sei se é parecida com o VB 4).

joseflor se pretendes usar o Ubuntu e nao gastar dinheiro em comprar uma versão decente do VB, recomendo bastante em usar o Gambas, muito bom mesmo!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não recomendo a utilização de Gambas, porque basic em Unix é uma má ideia. Ninguém usa basic em qualquer sistema Unix, ou semelhante a Unix, usa-se linguagens a sério como Python, Perl e Ruby.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Mono é um projecto apoiado pela Microsoft.

Mas ao contrario de fornecer o soure code a microsoft so lhes fornece os binarios. O mesmo se passa com o Moonlight que pretende ser a implementação do silverlight mas multi-plataforma.

como a Microsoft so fornece os binarios ha quem diga que ambos os projectos ja estão condenados ao fracasso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

como a Microsoft so fornece os binarios ha quem diga que ambos os projectos ja estão condenados ao fracasso.

A Adobe também só fornece os binários do Flash e não é por isso que é um fracasso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
O Mono é um projecto apoiado pela Microsoft.

O Mono é um projecto de Software Livre da Novell, o apoio da m$ é apenas para iludir. A única coisa que o Mono tem é através de acordos entre a m$ e a Novell e não envolve distribuição de software em nenhuma forma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando eu disse que a Microsoft fornece os Binarios estava a dizer que fornece os binarios a Novell e não o source code.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A m$ não fornece binários à Novell

Isso tenho eu a certeza que fornece...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Isso tenho eu a certeza que fornece...

Tenho a certeza que não fornece!

A m$ não fornece binários de nada que tenha a ver com este assunto à Novell, incluindo codecs

A m$ apenas disponibiliza no seu site os codecs, para quem quiser fazer o download. Ninguém obtém os codecs obtendo o Moonlight. Depois de se ter o Moonlight ainda tens que ir ao site da m$ buscar os codecs.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora