• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

HecKel

O FIM do ensino especializado de música do 1ºCiclo

12 mensagens neste tópico

O titulo desta thread foi plagiado da página deste artigo..., tentando resumir as coisas, basicamente estão a propor, de uma forma simpática, o fim dos Conservatórios de Música do País.

Muitos já devem ter notado que em Portugal a cultura ainda é algo marginal, não é visto como uma potencial profissão mas sim como um hobbie e pelos vistos a tendência é manter esta mentalidade, ficando estas escolas sem alunos progressivamente se acaba o ensino especializado de um dado instrumento/matéria musical.

Acho que o indicado é mesmo lerem o artigo todo, http://www.em-conservatorio-nacional.rcts.pt/comunicado.html

Apesar de não acreditar muito no petitiononline, também existe uma petição sobre isto:

http://www.petitiononline.com/CFEEMP/petition.html

A página da EMCN é a seguinte: http://www.em-conservatorio-nacional.rcts.pt/

Felizmente tive a oportunidade de estudar naquela escola, este comunicado é algo que me perturba um bocado...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que nulidade de gente.... Vamos todos ser informáticos ou técnicos, falar inglês e chegar a casa e .... e... eh pá... e não saber fazer mais nada... cultura? Que é isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho uma colega minha que é simplesmente um génio musical a tocar piano (eu não sou um apreciador de música clássica mas curto-a ouvir tocar) e não tem apoios nenhuns. Isso é que mete impressão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, tinha feito um alto testamento, mas isto deu 1 erro o Browser e lá se foi. Não tou com paciência pa escrever outro, por isso, fica só que vou assinar a petição.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho uma colega minha que é simplesmente um génio musical a tocar piano (eu não sou um apreciador de música clássica mas curto-a ouvir tocar) e não tem apoios nenhuns. Isso é que mete impressão.

_JR_ para isso é preciso ter graveto para ir para o conservatório, as coisas não caiem do céu, se quiser tem que investir. 

relativamente à noticia acho mal, acabarem com essa disciplina, não sei ao que levou a isso, será por falta de profissionais???!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O conservatório é parte do Estado, as aulas são gratuitas mediante uma propinha bem pequena. Andei lá 3 anos :P

Quanto a "essa disciplina", muita gente confunde isto com as aulas de 5º e 6º ano, isto não tem nada a ver com a escola normal. Isto é uma escola especializada em que os putos têm música desde a primeira classe, e é com esta escola que o Estado quer acabar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema mesmo é que ela também é um génio na escola e está indecisa.

Acaba por andar no Orfeão de Leiria e vai faltando a algumas aulas para ir a Lisboa dar aulas ou tê-las.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O conservatório é parte do Estado, as aulas são gratuitas mediante uma propinha bem pequena. Andei lá 3 anos :P

Quanto a "essa disciplina", muita gente confunde isto com as aulas de 5º e 6º ano, isto não tem nada a ver com a escola normal. Isto é uma escola especializada em que os putos têm música desde a primeira classe, e é com esta escola que o Estado quer acabar.

não sabia disso, assim fico esclarecido

O problema mesmo é que ela também é um génio na escola e está indecisa.

Acaba por andar no Orfeão de Leiria e vai faltando a algumas aulas para ir a Lisboa dar aulas ou tê-las.

_JR_ conheci duas pessoas que conseguiram conciliar as duas coisas, a escola e o orfeão, e tb são de leiria  :)

não sei se ainda existe mas no aqui há uns tempos quando estudava do 7º até ao 9º em vez de francês ou electrónica, podem estar no orfeão a ter aulas, dai quem quiser pode conciliar muito bem as coisas. 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

_JR_ conheci duas pessoas que conseguiram conciliar as duas coisas, a escola e o orfeão, e tb são de leiria  :)

não sei se ainda existe mas no aqui há uns tempos quando estudava do 7º até ao 9º em vez de francês ou electrónica, podem estar no orfeão a ter aulas, dai quem quiser pode conciliar muito bem as coisas.

Não está em causa ter uma ou outra aula no Orfeão. Está em causa ter muitas aulas e inclusivé dar ela mesmo aulas de piano em Lisboa. (E ainda por cima mete-me nojo a minha prof. de Inglês sempre a mandar indirectas por ela faltar a algumas aulas...)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oi,

ACho muito mal esta atitude, a musica é uma arte e cultura. Sempre estive a favor de que as criancas deviam de ter desde novos formação musical, que traz grandes vantagens como, maior concentração, mais facilidade me disciplinas cientificas, e o facto de poderem com tempo tocar instrumentos musicais juntamente com outras crianças promove o trabalho em equipa e cordenação.

Actualmente ainda estou interessado em aprender a tocar um instrumento e ter mais umas noções de formação musical, a musica é simplesmente um espectáculo :biggrin:

Todos os alunos do 1º ciclo seja Privado/Publico deviam de ter formação musical e mais tarde a introdução a um instrumento que gostassem ou mesmo que não quisessem aprender não lhes fazia mal nenhum ter noções de musica. Se todas as pessoas apreendessem musica so se iam sentir bem com elas mesma. Para mim a musica tem um dom especial que me faz sentir bem.

Cumps :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não está em causa ter uma ou outra aula no Orfeão. Está em causa ter muitas aulas e inclusivé dar ela mesmo aulas de piano em Lisboa. (E ainda por cima mete-me nojo a minha prof. de Inglês sempre a mandar indirectas por ela faltar a algumas aulas...)

isso é que está mal, essa prof. deveria respeitar a decisão/escolha da aluna neste caso, não tem que andar a mandar indirectas, deveria era preocupar-se em ensinar os alunos
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora