• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Warrior

Mooshak

18 mensagens neste tópico

Estamos a precisar de sítio para correr o mooshak de modo a podermos organizar melhor os nossos concursos.

Se alguém conhecer um local onde se possa correr software desse tipo agradecia que nos informasse.

Podem ver mais informações sobre o mooshak aqui:

http://www.ncc.up.pt/mooshak/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Mooshak corre em linux, o problema é que acho que uma shell não chega, porque ele tem que criar users próprios para poder correr os programas dos concorrentes numa blackbox, etc..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já pediste ajuda ao Pedro Ribeiro? Ele deve saber exactamente aquilo que é preciso..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hummm, mas era para a faculdade? ou é para vocês?

Para nós.

Queremos ter uma forma justa de avaliar os desafios que vão contar para rank

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então mas afinal de contas, como vão ser avaliados os programas? Performance apenas? Não vão ser avaliados mais nenhuns pontos?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então mas afinal de contas, como vão ser avaliados os programas? Performance apenas? Não vão ser avaliados mais nenhuns pontos?

Isso vai depender de muita coisa ainda não sabemos que recursos vamos ter em todos o caso nem todos os desafios serão para rank pelo menos por agora.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aahh... Eu ia a sugerir, se fosse para trabalho, eu pedia na faculdade..

Eu tenho um pc em casa que está sp ligado à net... e vai ter linux por motivos..trabalhais :confused: Em último recurso, teach me how e fica lá..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema neste momento está no facto de um forum não ser uma ferramenta muito boa para concursos de programação..

Basta ver o tópico do 2º problema, ninguém vai testar aquelas soluções todas.

Desse modo, para já, os problemas que contarem para o rank serão diferentes do que foi apresentado até agora.

Vão andar em volta de um objectivo que têm que atingir, como uma resposta a uma pergunta, ou uma mensagem para descodificar, e para tal terão que programar.

A eficiência neste caso não terá qualquer peso, pois podem simplesmente correr o programa durante dias no PC ou até resolver à mão (pouco provável).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema neste momento está no facto de um forum não ser uma ferramenta muito boa para concursos de programação..

Basta ver o tópico do 2º problema, ninguém vai testar aquelas soluções todas.

Desse modo, para já, os problemas que contarem para o rank serão diferentes do que foi apresentado até agora.

Vão andar em volta de um objectivo que têm que atingir, como uma resposta a uma pergunta, ou uma mensagem para descodificar, e para tal terão que programar.

A eficiência neste caso não terá qualquer peso, pois podem simplesmente correr o programa durante dias no PC ou até resolver à mão (pouco provável).

Algo como o projecteuler.net?
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Algo como o projecteuler.net?

Não vou estragar a surpresa, mas sim, alguns problemas podem-se tornar nisso. Mas há mais soluções.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A documentação do mooshack é muito pbre infelizmente uma ez que só cobre a instalação, não diz praticamente nada acerca da forma como funciona nem que funcionalidades tem.

Estive a ler o readme, é necessário um servidor com acesso root pois o mooshack cria um utilizador novo para si. De resto só é preciso o apache e o Tcl ( cool...boa onda! :confused: )

http://paste.portugal-a-programar.org/pastebin.php?show=475

Se alguem já usou o mooshack podiam explicar mais ou menos como é que aquilo funciona e o que permite. Sem ofensa, mas parece-me que o pessoal que tomou contacto com aquilo se esqueceu que é um software que só teve praticamente uso caseiro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nem por isso, o mooshak até é bastante utilizado a nível universitário.

O mooshak é um programa de gestão de concursos, com milhentas opções de configuração.

Os concorrentes vêm os problemas, submetem a sua solução, e o mooshak compila o código e corre um conjunto de casos de teste, para ver se a resposta é a esperada. De seguida, dá o seu veredicto: "Accepted", "Wrong Answer", "Compilation Error", "Time Limit Exceeded" (dá para definir limites de tempo para cada caso de teste), "Memory Limit Exceeded" (limites de memória), "Run Time Error" (o programa crashou), etc.

A classificação pode ser ordenada por várias formas: número de problemas resolvidos, soma do tempo decorrido desde o início do concurso até cada uma das submissões aceites, casos de teste resolvidos com correcção, ...

Além do mais, tem opções para iniciar o concurso à hora marcada, fazer a gestão das perguntas feitas pelos utilizadores e das respostas dos juris, etc.

Apesar de não nos interessar, em ambiente de concurso presencial, tem opções de impressão: os concorrentes mandam imprimir o que quiserem e o mooshak trata de o fazer. Por fim é só os ajudantes as levarem à mesa dos concorrentes.

Por último, e muito positivo: o mooshak é independente da linguagem. Basta dizer-mos os comandos de compilação que ele deve usar no código para cada uma das extensões, e ele compila, corre e testa.

Acho que não me esqueci de nada, já dá para terem uma ideia do que serve.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro, sou completamente contra o uso do mooshak, dito isto:

A máquina que corre o mooshak precisará não só do sistema linux mas de todos os compiladores para todas as linguagens e todos os interpretadores existentes. No MIUP2006 com uma máquina dedicada e com 8 CPUs a compilação era aceitável, no entanto não era nada de especial. Claro que estou a falar de um concurso onde a compilação e avaliação dos programas era feita no momento, os participantes precisavam de saber imediatamente se o código passava ou não, por outro lado não existiam mais de uma ou duas dezenas de equipas.

Para um utilizador usar o mooshak, antes de saber resolver qualquer problema tem de conhecer as mensagens nem sempre amigáveis do mooshak. Um espaço a mais, uma linha no sítio errado e o mooshak não aceita o código, sem ajudar com a mensagem de erro que dá.

Talvez seja demasiado parcial na questão do mooshak, posso dizer que o dito concurso de MIUP2006 está atravessado no garganta dos participantes da ESTG, o nosso problema não foi a resolução dos desafios mas sim a luta constante com a plataforma. Dos 4 problemas que resolvemos não conseguimos enviar um único que o mooshak aceitasse, e dado que tivemos as soluções no fim do concurso sei que estavam certos. Por isso, talvez a minha opinião seja parcial em toda esta questão.

Depois o mooshak não permite avaliar muitos pormenores que podiam entrar para concurso. Como desempatar dois concorrentes? Aliás, como desempatar todos os concorrentes que conseguirem submeter correctamente o seu resultado?

Nos concursos oficiais é por tempo mas aqui não pode ser por tempo não é possível controlar o tempo que cada participante demora a elaborar e submeter a sua solução.

Resumindo, os 3 pontos onde tenho dúvidas sobre o mooshak:

- plataforma limitada e com uma curva de aprendizagem que implica muita tentativa e erro para perceber como funciona.

- utilização limitada fora de um concurso controlado.

- necessária máquina com JRE, JDK, Python, C, C++, Fortran, Pascal, Object Pascal, PHP, Perl, C# em Mono, e mais todas as que me estou a esquecer, além de que quem quiser usar VB, VB.net, Delphi, C#.net usando classes microsoft será excluído. Outras linguagens como  JavaScript não poderão ser usadas ou serão dificeis de usar.

Por último que é que vai garantir que, mesmo que tudo esteja a funcionar, estará tudo bem configurado?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também participei no MIUP 2006 e restantes concursos. Pelo que disseste parece que usaram o mooshak pela primeira vez na prova. Senão usaram o mooshak nas provas do TIUP, que também servem de treino, talvez devessem ter-se preocupado antes da prova em experimentar pois ainda existiam concursos abertos de treino.

Mas de qualquer forma, não encontras nenhum sistema de avaliação automática mais simples ou com melhores mensagens de erro. Todas as mensagens (de erro ou não) estão explicadas na página de help, os juris costumam avisar isso.

Um espaço a mais, uma linha no sítio errado e o mooshak não aceita o código, sem ajudar com a mensagem de erro que dá.

Isto aplica-se no output apenas, tem de ser assim - a avaliação é automática: consiste na comparação de outputs do programa com a solução. O output é completamente especificado, tem de ser cumprido.

Eu acho o sistema bastante intuitivo, não concordo com a curva de aprendizagem que referes.

No resto, concordo que suportar todas essas linguagens não será fácil de gerir.

PS: Porque é que não participaram na MIUP 2007? Só por causa desses problemas no ano anterior?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Embora um pouco offtopic, dos 3 que participamos, 1 acabou o curso e não pode continuar, os outros dois simplesmente não quiseram repetir a experiência. Talvez tenha tido uma má experiência, como disse, a opinião pode ser bastante parcial, mas nunca tinhamos tocado no sistema, nunca participamos noutro tipo de concurso e não tinhamos acesso a qualquer sistema mooshak instalado pelo que o dia do concurso foi mesmo o único ponto de contacto com o sistema. Aliás, decidimos que iamos ao concurso na 5ª feira antes do concurso, que foi no sábado, e tivemos de pagar todas, incluindo taxa de participaçã e despesas de deslocação de Leiria até à UBI porque não conseguimos organizar a ida a tempo da ESTG aceitar pagar.

Não acho que as mensagens estejam bem explicadas, um dos exemplos que me lembro foi uma falha de memória a mais consumida por um dos nossos algoritmos e a mensagem não falava em nada disso, apenas indicava que o programa não compilava.

Quanto aos juris, tenho as minhas queixas :thumbsup:, como colocarem umas regras na página e outras no dia, mas enfim.

Resumindo, a ESTG nunca teve qualquer tradição de participar nesse tipo de concursos, nunca houve sequer a divulgação dos mesmos aos alunos, depois na nossa má experiência com todo o concurso e porque não conseguimos instalar um sistema mooshak para treinar e promover os concursos, acabamos por ignorar os mesmos. Da minha parte fiquei bastante desiludido por ter tido problemas com o sistema e não com os desafios, é frustrante saber que os desafios eram fáceis e que o sistema é que nos impediu de enviar uma única solução. Os meus colegas ficaram também um pouco chateados com as situações que se passaram e não fizemos muito esforço por promover o concurso. Mas isto é experiência pessoal, de uma situação pontual que não correu bem. Respondendo à pergunta, embora não tenha sido apenas pelo mooshak, o mesmo foi em grande parte culpado pelo abandono da ideia de continuar a participar em concursos do tipo MIUP.

Quanto ao P@P, as minhas reservas são mesmo de ordem técnica, a nível de instalação, manutenção e acesso a um sistema mooshak, e a nível de organização, dado que se os desafios são supostamente independentes da plataforma, o uso do mooshak limita as tecnologias possíveis.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para acabar com o offtopic:

Se quiserem reatar as participações, podem treinar no sitio de treino da UP (usando o mooshak)

Aqui costuma ter as informações sobre as provas do TIUP.

Existiam alguns exercícios fáceis, mas parece-me que tás a subestimar um pouco a dificuldade. Em alguns era preciso pensar bem para evitar o limite de tempo.

Se quiseres ver se as vossas soluções estavam mesmo certas - mooshak ubi - exercicios M a U.

Infelizmente este tipo de competições não tem tido grandes apoios. Não existem muitos concorrentes no país :s

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora