• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

CR_

Getting Office 2007 fonts into Linux

21 mensagens neste tópico

Getting Office 2007 fonts into Linux

Jan. 30, 2008

The really big problem in document formats is what's going to become the next office document format: Microsoft's proprietary Open XML or OpenOffice's ODF (Open Document Format). A far more minor but nonetheless very annoying problem is what do you do about Microsoft's ClearType Collection typefaces: Calibri, Cambria, Candara, Consolas, Constantia and Corbel?

These were introduced in Office 2007 and Vista. Not only are they new and--need I say it?--proprietary, they aren't simply in addition to Microsoft existing proprietary fonts--Arial, Time New Roman, etc.--they replace them. That means not only are Linux and OpenOffice users stuck with semi-indecipherable text, so are users of older versions of Windows and Microsoft Office.

It's enough to make you think that Microsoft wants to force you to upgrade!

Fortunately, there is a way around the funny font problem. In a recent article in OpenOfficeNinja, a method is described to get these new fonts into Linux or older versions of Windows using Microsoft's free PowerPoint Viewer 2007.

If you'd rather not do that, it also describes how to replace these new fonts with their Bitstream font equivalents. The Bitstream fonts come with OpenOffice, so almost every Linux user already has these installed on their system. Another option, for dealing with Microsoft's older proprietary fonts,is to install Red Hat's Liberation Fonts*.

In any case, though, you'll want to avoid using these fonts to create your own documents. There's no reason to give Microsoft any more encouragement for trapping users into using only their fonts and formats.

http://www.desktoplinux.com/news/NS7975322673.html

http://www.oooninja.com/2008/01/calibri-linux-vista-fonts-download.html#font_replacement

* ver https://www.redhat.com/promo/fonts/  . Em Debian basta: aptitude install ttf-liberation

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Adianta de muito, a renderização de fonts no Linux está a milhas de ser excelente como no Windows... Já tentei usar as fonts da interface do Vista no Linux e ficava horrível, o Linux simplesmente não consegue renderiza-las como o Windows o faz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Adianta de muito, a renderização de fonts no Linux está a milhas de ser excelente como no Windows... Já tentei usar as fonts da interface do Vista no Linux e ficava horrível, o Linux simplesmente não consegue renderiza-las como o Windows o faz.

?? Não está em causa a renderização mas sim o funcionar ou não: "That means not only are Linux and OpenOffice users stuck with semi-indecipherable text, so are users of older versions of Windows and Microsoft Office."

btw:

1131378471CapturaEcra.png 1225818364CapturaEcra2.png

1244138079pap1.png 1016975587pap_pap.png

1383329808publico1.png 1087653142publicopap.png

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nazgulled, opiniões... Pessoalmente para mim é igual, não desgosto nem adoro seja um ou o outro. :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É igual? Compra uns óculos... Toda a gente sabe que o Linux tem péssima renderização de texto, e isso é simplesmente fantástico quer em Windows ou nos Macs. Quem diz que é igual, que não vê nada de especial no Windows ou que no Linux é melhor é porque tem a mania que é geek e gosta de dizer mal da Microsoft (ou então é cegueta).

De certeza que não te habituaste a olhar para um LCD durante 1 ou 2 anos utilizando o ClearType do Windows e depois olhavas po Linux (mesmo com anti-aliasing) e aquilo até metia pena, é das coisas que mais detesto no Linux, é que é horrível mesmo. Não consigo usar Linux durante algum tempo sem estar a pensar que a renderização do texto é mesmo muito má (comparado com o Windows), isto porque é algo que está em todo o lado e nota-se bem.

Por favor, deixem os fanatismos à porta de uma vez por todas e olhem para as coisas como deve ser... Aquilo é tudo menos igual... E não tem nada a ver com a tua opinião ser gostar mais de azul do que amarelo, é que não tem nada a ver.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais valia perguntares antes de começares a disparar: nunca usei LCDs, nem nunca usei ClearType, nem nunca usei Mac por + de 5 minutos. Besides, eu não disse que Linux era >= a Windows, só disse que para mim era igual ser 8 ou 80 em qualidade.

Não sou anti-Microsoft, já lá vai esse tempo. :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não disparei nada, tu é que fizeste uma afirmação um pouco ridícula.

E sinceramente não percebo essa do não queres saber da qualidade... Então não te interessa ter um desktop agradável, apresentável e bom para os teus olhos? Algo que te dê gosto ver e trabalhar? É que o texto deve ser a coisa que mais vês em frente ao monitor. E como é que alguém não se interessa se isso és apresentável ou não?

Também não te interessa num telemóvel se este tem mais resolução (e número de pixeis) ou não de forma que as coisas apareçam mais bem desenhadas? Não te importavas de ter um telemóvel topo de gama de há uns anos atrás monocromatico com todas as funcionalidades existentes num Nokia topo de gama de hoje? Se disseres que sim, acho que isso é só da boca para fora.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu disse que não amava nem odiava o rendering de fonts do Windows nem o do Xorg, que para mim eram ambos iguais, ambos me dão a mesma vontade de trabalhar no meu CRT de 17". Se o rendering com ClearType no Windows num LCD fica melhor do que em Linux, não sei, não tenho LCD. Para mim, a diferença é praticamente nula e por isso não vou cruxificar o Xorg por ter mau rendering de fonts. Para mim, serve, da mesma forma que o meu Nokia 6070 me serve, mesmo preferindo o meu antigo Nokia 6630. Ambos fazem o trabalho, e a diferença não é assim tão grande que me leve a preferir um sobre o outro. Se para ti a diferença é assim tão grande, não te digo para mudares para Linux e te submeteres ao rendering do Xorg: cada um sabe de si, e tu sabes o que é melhor para ti. :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sinceramente não sei se para veres a diferença no screenshot que eu postei precisas de um LCD porque talvez num CRT não consigas ver. É óbvio que se for "live", ambos os métodos de cada SO, não dá bem para comprar, quer dizer até dá, mas pronto, ai são capaz de ser quase iguais ou um ligeiramente melhor que o outro. Mas visto num LCD não tem se quer comparação e vê-se perfeitamente que o Windows é superior. Quando tiveres oportunidade, vê a imagem que eu postei num LCD e olha bem para ambas as partes da imagem e depois diz lá o que achas...

E não tem nada a ver com preferires um telemóvel ou ao outro, ás vezes parece que te fazes de estúpido e de propósito para não entender o que é dito... Trata-se de que se tiveres possibilidade de escolha entre 2 telemóveis praticamente iguais em quase tudo (para comparações até podemos dizer que os telemóveis esteticamente são iguais, mesmas funcionalidades, mesmos programas, mesmo preço, etc...), mas o ecrã de um é bastante superior ao outro, com uma resolução maior e um número de pixeis maior, proporcionando uma imagem muito mais nítida e definida. Ambos fazem exactamente o que tu queres, qual é que escolhes? O que tem pior qualidade de ecrã? Não me parece... O que tu dás a entender na forma que escreves é mesmo isso, que não ligas nenhuma a definição e qualidade do ecrã, mas estás a ser hipócrita, porque eu sei que dás, toda a gente dá. No exemplo que eu dei agora, toda a gente ia para o telemóvel com melhor qualidade de ecrã de certeza absoluta, isto é mais que óbvio!

Claro que aqui não estámos a comprar apenas 2 telemóveis iguais quase em tudo, mas 2 SO's bastante distintos, mas quando disseste que não te preocupavas muito também não foi intenção discutir os SO's porque nem é o propósito deste tópico e já passamos essa fase... Mas estamos a comprar a qualidade visual (não me refiro a efeitos e gráficos bonitos) que cada SO nos proporciona e claramente, o Windows é melhor. Mas lá está, num CRT não vês a diferença. Realmente... acabei de ver a minha imagem no CRT que tenho e não é possível comparar, parecem praticamente iguais, agora olho para a mesma imagem no meu portátil e não tem nada a ver, o texto do Linux assusta, o do Windows está muito bem renderizado...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, isto é uma coisa da qual eu tenho chamado a atenção. Os tipos de letra no linux. Em primeiro lugar: sim, o problema só se coloca para quem usa o LCD. Não me perguntem porquê porque eu não o sei.

Depois há o problema propriamente dito. Na montagem que o nazgulled afixou, aqui no meu LCD nota-se sem problemas que a pagina no windows é claramente mais legivel do que no linux.

Mas a situação tem mais que se lhe diga do que isso. Por exemplo, no meu computador não se vê ponta de aliasing porque eu escolhi fontes true type para todo o meu desktop. Isto que eu fiz manualmente é o que o windows tem por defeito. Se forem as configurações do windows e escolherem fontes que não sejam true type... adeus viola, lá se vai a clareza.

Isto é uma coisa boa que o windows tem, pode desrespeitar alguns standards, nomeadamente a mostrar paginas web, etc, mas acaba por pôr sempre um tipo de letra que seja legivel. Qual é o lado negativo disto? Os utilizadores do windows qdo fazem uma pagina web esta parece-lhes bem, mas na verdade, o render correcto dela pode não ser tão legivel.

Apesar de tudo isto é uma das coisas que pode ser uma desilusão quando alguem experimenta por exemplo o ubuntu, que no tem default vem com muito aliasing. O windows nunca teve problemas desses.

Agora uma experiencia que podem fazer para tirar as teimas. Vejam uma pagina que nos windows vos pareça bem e em linux tenha letras pouco legiveis, peguem no ficheiro do tipo de letra do windows, importem-no no linux e arranjem forma da mesma pagina mostrar exactamente esse tipo de letra.

Penso que o problema desaparecerá, pelo menos até agora os problemas que encontrei residiam no facto de estar a usar um tipo de letra diferente e não mau render do mesmo tipo de letra.

Quanto ao tema de abertura do topico... nem sei o que diga pois não sou utilizador de programas tipo office. Mas enfim... um formato chamado "open xml" é proprietário?!?!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente, e estando a utilizar uma CRT, acho que a página em linux é mais legível e do que no windows, no windows está muito baça.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente, e estando a utilizar uma CRT, acho que a página em linux é mais legível e do que no windows, no windows está muito baça.

Então somos 2. Era essa a opinião que eu ia dar, mas pelo que o Nazgulled e o pedrotuga disseram isso só se passa nos LCD...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E não tem nada a ver com preferires um telemóvel ou ao outro, ás vezes parece que te fazes de estúpido e de propósito para não entender o que é dito... Trata-se de que se tiveres possibilidade de escolha entre 2 telemóveis praticamente iguais em quase tudo (para comparações até podemos dizer que os telemóveis esteticamente são iguais, mesmas funcionalidades, mesmos programas, mesmo preço, etc...), mas o ecrã de um é bastante superior ao outro, com uma resolução maior e um número de pixeis maior, proporcionando uma imagem muito mais nítida e definida. Ambos fazem exactamente o que tu queres, qual é que escolhes? O que tem pior qualidade de ecrã? Não me parece... O que tu dás a entender na forma que escreves é mesmo isso, que não ligas nenhuma a definição e qualidade do ecrã, mas estás a ser hipócrita, porque eu sei que dás, toda a gente dá. No exemplo que eu dei agora, toda a gente ia para o telemóvel com melhor qualidade de ecrã de certeza absoluta, isto é mais que óbvio!

Pessoalmente, não costumo olhar para isso, é mais para o preço...

Claro que aqui não estámos a comprar apenas 2 telemóveis iguais quase em tudo, mas 2 SO's bastante distintos, mas quando disseste que não te preocupavas muito também não foi intenção discutir os SO's porque nem é o propósito deste tópico e já passamos essa fase... Mas estamos a comprar a qualidade visual (não me refiro a efeitos e gráficos bonitos) que cada SO nos proporciona e claramente, o Windows é melhor. Mas lá está, num CRT não vês a diferença. Realmente... acabei de ver a minha imagem no CRT que tenho e não é possível comparar, parecem praticamente iguais, agora olho para a mesma imagem no meu portátil e não tem nada a ver, o texto do Linux assusta, o do Windows está muito bem renderizado...

A título de curiosidade, deixo aqui duas screenshots em modos diferentes de renderização do Xorg.

capturaecra20dw2.th.png Optimizado para LCDs

capturaecra21nd6.th.png O modo que eu uso (optimizado para melhores formas)

Qual delas preferes?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas estamos a comprar a qualidade visual (não me refiro a efeitos e gráficos bonitos) que cada SO nos proporciona e claramente, o Windows é melhor.

Isso é claramente a tua opinião, e discordo dela por completo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho LCD, uso há bastantes anos, e não noto diferença escandalosa. Simplesmente são diferentes, é cagativo, tanto um como outro. Se falares no Wine, aí sim as fonts são feias, mas eu troquei-as pelas do windows, mas também é cagativo porque só uso o wine para uma coisa. Não uso óculos e não tenho problemas de visão (antes pelo contrário).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

LOL!

1383625813Untitled1.jpg

É que nem se quer tem comparação!

fontsfi4.th.png

Não acho assim tanta diferença.

PS: Se não fosse a tua screen nem me lembrava que tinha activar o TrueType no Vista.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@djthyrax

A sério, enfim, eu vou desistir de discutir contigo, é que não vale a pena mesmo... Tu lês-te bem o que eu disse? Telemóveis com o MESMO PREÇO e só para a questão, TENS DINHEIRO SUFICIENTE, vais para o que tem pior qualidade? I think not!. Ás vezes parece que só queres complicar discussões com pontos que não interessam para nada. Escusas de discutir mais isto comigo, porque acabou, contigo não vale a pena. E ambos os screens que aqui deixaste são idênticos...

@xbrunox & mpeixoto & CR_

Eu volto a repetir, deixem os fanatismos de parte... Isso já são manias vossas que são geeks e usam Linux e que o Windows não presta. E para ti CR_, olha bem para os "w" negritos no Linux vs os do Windows, não notas diferença? Poupa-me, para mim, isso não passam de fanatismos. E isso é só um exemplo, eu poderia perder tempo e fazer uma comparações mais detalhada ao pormenor, mas nem me vou dar ao trabalho com casmurros como vocês.

Digam o que vos apetecer, isto são tudo menos opiniões. Como disse lá em cima, isto não se trata de gostar mais de azul que de amarelo ou gostar mais de maças que pêras...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@djthyrax

A sério, enfim, eu vou desistir de discutir contigo, é que não vale a pena mesmo... Tu lês-te bem o que eu disse? Telemóveis com o MESMO PREÇO e só para a questão, TENS DINHEIRO SUFICIENTE, vais para o que tem pior qualidade? I think not!.

Não tinha reparado na parte do mesmo preço, my bad. Nesse caso, sim, escolhia o com melhor ecrã, claro.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@xbrunox & mpeixoto & CR_

Eu volto a repetir, deixem os fanatismos de parte... Isso já são manias vossas que são geeks e usam Linux e que o Windows não presta. E para ti CR_, olha bem para os "w" negritos no Linux vs os do Windows, não notas diferença? Poupa-me, para mim, isso não passam de fanatismos. E isso é só um exemplo, eu poderia perder tempo e fazer uma comparações mais detalhada ao pormenor, mas nem me vou dar ao trabalho com casmurros como vocês.

Digam o que vos apetecer, isto são tudo menos opiniões. Como disse lá em cima, isto não se trata de gostar mais de azul que de amarelo ou gostar mais de maças que pêras...

Fanatismos? tudo é que pareces fanático. Se tu preferes assim, então é assim que todos preferem. Eu digo para mim a diferença é irrelevante. Não me faz diferença nenhuma. Eu até prefiro (sim prefiro) ter o tipo de letra como tenho no primeiro screenshot porque é me mais confortável à vista. Sim é mais feio à primeira vista mas prefiro assim. As letras como mostro no screenshot acima (tanto no vista como em linux) ficam  com demasiado blur que me é desagradável, apesar de um aparente melhor aspecto. Se preferes assim tudo bem para ti, mas não venhas agora com a treta do fanatismo (eu posso muito bem dizer que isso do tipo letra já é "mania" tua ou não? :thumbsup: ).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vá, meninas :D Acalmem-se lá com o calor dos argumentos, sff :thumbsup:

Na tarda entra tudo à chapada por um artigo apenas, acho que não vale a pena tanta chatisse :)

Lá por não concordarem com as opiniões uns dos outros, tentem pelo menos respeitarem-se mais, sff.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora