• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Microsoft lança OPA à Yahoo! por 30 mil milhões de euros

56 mensagens neste tópico

A Microsoft lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Yahoo! no valor de 44,6 mil milhões de dólares (30,02 mil milhões de euros), ou 31 dólares por acção. O prémio oferecido é de 61,62% face ao fecho de ontem. As acções da Yahoo! dispararam mais de 62%, no mercado alemão.

A maior empresa de software do mundo fez uma proposta aos administradores da Yahoo, no sentido de adquirir a totalidade das acções desta última, refere a empresa em comunicado.

[...]

http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?CpContentId=310655

Parece que o Google vai finalmente ter um concorrente à altura...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já existiam rumores acerca desta proposta,

duvido que isto se concretize....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, ainda ontem li que a Yahoo! ia despedir pessoal.. pode ser que assim se safe alguém...

Em quantos replies se vai agredir a Microsoft? :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, ainda ontem li que a Yahoo! ia despedir pessoal.. pode ser que assim se safe alguém...

Em quantos replies se vai agredir a Microsoft? :P

Se existir uma fusão parece-me provável que aumentem os despedimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também me parece que com esta fusão o Google iria ficar, finalmente, com um concorrente à altura. Mas vamos lá ver se realmente se dá a compra e não acontece uma OPA à portuguesa... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se existir uma fusão parece-me provável que aumentem os despedimentos.

Pelo que li hoje no jornal, a proposta da Microsoft incluia manter todos os trabalhadores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é por nada mas isto já se fala há praí dois anos.

Enquanto não vir a noticia da confirmação vou dar a importancia a isto que isto merece: pouca ou nenhuma.

Uma oferta numa altura de fosso económico com as acções da yahoo a subirem já acima do valor oferecido da microsoft. ah...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

as acções da yahoo estão a subir por causa desta noticia, isto já não é um rumor, a proposta já foi feita... e oferecer mais 61,62% do que as acções valem, é qualquer coisa... (é certo que as acções já estão a valer mais do que isso mas são valores irreais porque se a OPA falhar essas acções voltam a cair com toda a força)

é muito dinheiro mesmo, mas tenho certas duvidas que esta OPA tenha sucesso...

A microsoft tinha o projecto "Live" com motor de pesquisa, hotmail, messenger, One, etc... ja tinham entrado no mercado da web, não vejo que vantagens é que o yahoo pode trazer para a microsoft neste momento, claro que trás sempre dinheiro, quanto mais não seja pelas empresas e serviços que estão associados ao yahoo, mas daí a justificar 44,6 mil milhões de dólares... hum... ?!

o google ja tem concorrentes à altura de todos os seus serviços, não tem é um concorrente que ofereça um conjunto de produtos que consiga competir com o conjunto de produtos deles (espero que me tenha feito entender  :confused:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A cota de utilização do Live Search não me parece que passe os 10%, enquanto que o Yahoo! está com 25% ou algo assim se não me engano, pelo que foi feita uma proposta de forma a não haver hipótese de falhar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A Microsoft está a tentar comprar a Yahoo a toda a força, está a pagar um absurdo como 30 mil milhões de euros, só para servir de comparação, o novo aeroporto de Lisboa, obra considerada megalómana, vai custar 2 mil milhões... (somos mesmo pequeninos)

porque será que o yahoo interessa para a microsoft para justificar tanto dinheiro? à uns tempos falava-se da microsoft aproveitar o yahoo para entrar na mundo da web a toda a força... mas a microsoft ja fez isso, ja tem a sua cota de mercado na web, ja tem muitas ferramentas na web, não vejo justificação para tanto dinheiro...

aceitam-se apostas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É algo nas mesmas linhas do "embrace, extend, extinguish" que a Microsoft vai fazer. Começou por se desenvolver um pouco, agarra o Yahoo!, faz merge dos serviços Live com os do Yahoo! e manda a Yahoo! pás couves.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É muito simples, a microsoft quer crescer o máximo possivel para evitar que ela propria fique numa situação em que seja comprada.

Agora, fazer isso numa altura de fosso económico é que pode parecer inteligente mas na verdade só é enganador. É uma fanfarronice assim à roto. Prova dissso é o facto das acções já estarem acima do valor da opa, o que em principio ditará o seu fracasso. Não estou a ver quem é que vai vender as acções à micrsoft se as pode vender mais caras. Mas a ver vamos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Prova dissso é o facto das acções já estarem acima do valor da opa, o que em principio ditará o seu fracasso. Não estou a ver quem é que vai vender as acções à micrsoft se as pode vender mais caras. Mas a ver vamos.

O problema é que as pessoas sabem que se a OPA falhar a acções irão ficar a um preço bem inferior ao que é oferecido pela m$. Não quero dizer que a OPA vá ter sucesso, mas se não tiver, vai haver muito boa gente a perder dinheiro...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema é que as pessoas sabem que se a OPA falhar a acções irão ficar a um preço bem inferior ao que é oferecido pela m$. Não quero dizer que a OPA vá ter sucesso, mas se não tiver, vai haver muito boa gente a perder dinheiro...

O dinheiro só se perde quando as acções forem vendidas.

A Microsoft tem o Live na net, sim. Mas digam-me uma coisa: o que é o Live ao lado do Yahoo ou do Google? Para mim o Google é o melhor, mas o Yahoo não lhe fica atrás e até prefiro em termos de pesquisas de imagens.

Concordo com o pedrotuga quando ele diz que a Microsoft está a tentar ficar numa posição em que tenha de ser comprada. Para além disso (e tomando os dados do djthyrax) ter 10% no domínio da web é muito diferente de 35%. Basta ver o preço da OPA para ver que a web movimenta muito dinheirinho e que os 35% iam movimentar muito mais dinheirinho.

Para a Yahoo isto até acaba por ser bom; ultimamente tem vindo a perder quota de mercado...

Uma coisa que achei engraçado que também li foi que a oferta era 50% dinheiro, 50% acções. Ou seja, metade desse valor (30 mil) era em acções da Microsoft. Os accionistas podiam escolher.

O que é que vocês escolhiam?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obviamente o dinheiro, despois de uma aquisição haverá sempre custos associados.

Rui carlos, não percebi. Se tivesses agora acções do yahoo em teu poder por que motivo as vendirias à microsoft se já as podes vender por melhor preço?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rui carlos, não percebi. Se tivesses agora acções do yahoo em teu poder por que motivo as vendirias à microsoft se já as podes vender por melhor preço?

Se com a OPA, as acções subiram 60%, também é provável que se a OPA falhar elas desçam bastante (não necessariamente os 60%). É obvio que neste momento, o melhor a fazer é vendê-las em bolsa, mas vai-se chegar a um ponto, em que quem tiver acções, ou as vende à m$, ou, se não as venderem e a OPA falhar, arrisca-se a vê-las descer para um preço bastante inferior ao que a m$ oferece.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se com a OPA, as acções subiram 60%, também é provável que se a OPA falhar elas desçam bastante (não necessariamente os 60%). É obvio que neste momento, o melhor a fazer é vendê-las em bolsa, mas vai-se chegar a um ponto, em que quem tiver acções, ou as vende à m$, ou, se não as venderem e a OPA falhar, arrisca-se a vê-las descer para um preço bastante inferior ao que a m$ oferece.

Não é assim que um mercado de capitais funciona.

O que dita o preço das acções é a procura. Claro que se a opa falhar as acções acabam naturalmente por descer, mas isso é mais problema dos detentores dos titulos do que propriamente da microsoft. A microsoft tem é que ter guito para pagar mais caro por elas, no momento da compra, o que vier a seguir não tem nada a ver com oo negocio.

Se as acções têm um valor acima do preço oferecido pela microsoft então a opa está desde inicio condenada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sem a OPA a procura desce drasticamente. Ou seja, as acções só se aguenta acima do preço da OPA enquanto houver expectativas desta ter sucesso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A Microsoft está a tentar comprar a Yahoo a toda a força, está a pagar um absurdo como 30 mil milhões de euros, só para servir de comparação, o novo aeroporto de Lisboa, obra considerada megalómana, vai custar 2 mil milhões... (somos mesmo pequeninos)

Sabes quanto vale uma empresa cotada em bolsa? Os 30 milhões são ao preço da cotação a que estava a empresa aquando da OPA, como é óbvio esse valor já subiu e ainda poderá subir mais.

Somos pequeninhos? Sabes quanto era a oferta da Sonae pela PT? Dava para construir 6 aeroportos de Lisboa....não somos assim tão pequenos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estão aí a dizer que as acções já valem mais do que o preço que a Microsoft dá por elas, e que mais vale vendê-las a outros. E quem é que as vai comprar a esse preço a não ser a Microsoft? Duvido que subam muito mais até ao fim da OPA (qualquer que seja o resultado), e não estou a ver os bolsistas a comprarem as acções agora sabendo que não as vão conseguir vender por mais no futuro. Quer as vendam à Microsoft (caso em que já perdem dinheiro), quer as retenham após a OPA, altura em que vão passar a valer ainda menos.

Por isso só vejo 2 opções (isto para a maioria dos accionistas do Yahoo!) : ou vendem à Microsoft, ou ficam com elas.

Mas isto sou eu que não percebo nada do mercado da bolsa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sabes quanto vale uma empresa cotada em bolsa? Os 30 milhões são ao preço da cotação a que estava a empresa aquando da OPA, como é óbvio esse valor já subiu e ainda poderá subir mais.

Somos pequeninhos? Sabes quanto era a oferta da Sonae pela PT? Dava para construir 6 aeroportos de Lisboa....não somos assim tão pequenos...

não percebeste o que eu quis dizer, a parte de sermos pequenos, é por considerarmos uma obra de 2 mil milhões uma obra megalómana, e se calhar gastar 2 mil milhões num aeroporto, quando se faz cortes no ensino, na saúde... politicas, não dês importância a isso, foi uma opinião pessoal...

entre dinheiro ou acções eu escolhia acções

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As acções ainda podem subir mais, quando um título dispara é à custa da especulação, criando uma bolha especulativa, que mais tarde rebenta(baixa para o seu valor normal), basta haver rumores que a Microsoft vai actualizar o preço por acção e as acções da Yahoo disparam novamente...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

foi o que aconteceu com a acções do bemfica, enquanto ouve a proposta de opa subiram e depois cairam apique

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

TheDark, esse problema não se põe. Compradores ( e vendedores ) há sempre, isso é que dita o preço das acções. Se não houver quem compre então baixa-se o preço até haver quem compre. É assim que um mercado de capitais funciona.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora