• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mpeixoto

Optimus e TMN continuam na corrida para lançar telemóvel da Apple

1 mensagem neste tópico

A Optimus e a TMN continuam na corrida para lançar o iPhone, telemóvel multimédia da Apple, em Portugal, mas as negociações não têm sido fáceis, o que poderá indicar que o lançamento só deverá acontecer depois do primeiro trimestre.

O iPhone é um telemóvel desenvolvido pela Apple e apresenta funcionalidades multimédia que permitem não só realizar e receber chamadas, mas também ouvir música, enviar e receber imagens e vídeos e o acesso à Internet.

"A Optimus continua interessada em comercializar o iPhone em Portugal, mas nada está ainda decidido para o mercado português", disse à agência Lusa fonte oficial da operadora de telecomunicações do grupo Sonaecom.

"Independentemente do nosso eventual interesse, temos planeado no nosso portfólio de terminais e de serviços uma oferta muito competitiva, que vai muito para lá desse terminal em particular", acrescentou a mesma fonte.

Também a TMN está na corrida, segundo fonte ligada ao processo, embora a empresa do grupo Portugal Telecom (PT), através de fonte oficial, se tenha escusado a confirmar a informação.

De fora da corrida está a Vodafone Portugal, uma vez que o grupo britânico não está nas negociações.

Sobre o assunto, fonte da Apple em Portugal disse à Lusa que a empresa não vai comentar o assunto, nem vai adiantar para quando será o lançamento.

De acordo fonte ligada ao processo, o lançamento não deverá estar para breve, uma vez que as negociações para atribuir a uma das duas operadoras o lançamento do iPhone "são complexas".

A razão por este impasse poderá passar pelo modelo "de repartição das receitas pela Apple", acrescentou outra fonte, escusando-se a adiantar mais pormenores. Mas ao que tudo indica, o lançamento do iPhone não deverá estar para breve. Apesar de admitir o interesse no telemóvel multimédia da Apple, fonte oficial da Optimus sublinhou, em declarações à agência Lusa, que "o lançamento do iPhone em Portugal não está, sequer, previsto para já".

A Alemanha e o Reino Unido começaram a vender o iPhone a 9 de Novembro, tendo sido os primeiros países europeus a conhecer a data de lançamento do produto da Apple.

Vinte dias depois o modelo começou a ser comercializado na França e vendido exclusivamente pela Orange, do grupo France Telecom, em duas versões: bloqueada à rede e outra desbloqueada.

A France Telecom é accionista da Sonaecom, que detém a Optimus.

O preço do telemóvel na Europa custa cerca de 400 euros.

De acordo com os responsáveis da Orange, as vendas do iPhone estão a correr "muito bem", aliás acima das expectativas da operadora, tendo comercializado 30.000 telemóveis nos primeiros cinco dias que começaram a ser vendidos.

Em relação aos telemóveis desbloqueados que a Orange também comercializa, um dos responsáveis da empresa adiantou que a operadora vendeu "muito, muito poucos".

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=310531

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora