• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

Portugal Entre os Maiores Clientes do Windows Vista

73 mensagens neste tópico

O novo sistema operativo da Microsoft deverá vender um milhão de unidades no território nacional até Junho, revela hoje a Microsoft em comunicado.

A confirmar-se este valor, o nosso País será um dos maiores clientes do Vista uma vez que, de acordo com a empresa, todos os novos computadores que estão nas lojas portuguesas já têm o Vista pré-instalado, ao contrário do que acontece noutros países.

Lá fora, o cenário não é tão animador. Embora o Vista já seja o sistema operativo mais vendido da Microsoft, com 100 milhões de cópias no primeiro ano, representou apenas 40% do total de computadores vendidos em 2007 (cerca de 250 milhões).

O antecessor XP tinha vendido 89 milhões nos primeiros doze meses, conquistando logo 67,4% dos clientes.

Fonte

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
(...) uma vez que, de acordo com a empresa, todos os novos computadores que estão nas lojas portuguesas já têm o Vista pré-instalado,(..)

Ora ai está! É que é uma avaria do caraças.... um gajo quer comprar um portátil impingem logo com o Vista.....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
todos os novos computadores que estão nas lojas portuguesas já têm o Vista pré-instalado, ao contrário do que acontece noutros países.
Lá fora, o cenário não é tão animador.

Lá fora é que estão bem não somos nós que estamos bem! Lá fora ainda podem escolher...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lá fora é que estão bem não somos nós que estamos bem! Lá fora ainda podem escolher...

Eu acho-vos uma graça... Sensacionalistas a todos os níveis...

O que te leva a dizer que lá fora é que é bom? Nunca viste PCs em Portugal a ser vendidos sem o SO?

Quem realmente quer Windows achas que não compensa comprar um PC ja com Vista pré-instalado? Eu acho que sim, agora quem não quiser que opte por outras alternativas!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que te leva a dizer que lá fora é que é bom? Nunca viste PCs em Portugal a ser vendidos sem o SO?

Vi e vejo. E o meu comentário foi dentro do contexto na noticia.

Quem realmente quer Windows achas que não compensa comprar um PC ja com Vista pré-instalado?

Quem realmente quer Windows terá outros requisitos e como tal deve escolher a melhor opção para o caso em questão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora ai está! É que é uma avaria do caraças.... um gajo quer comprar um portátil impingem logo com o Vista.....

concordo contigo :| é uma bosta ter de levar com o vista na compra dum portatil. podia-se escolher pelo menus entre vista e xp... mas tambem era bom linux X)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

concordo contigo :| é uma bosta ter de levar com o vista na compra dum portatil. podia-se escolher pelo menus entre vista e xp... mas tambem era bom linux X)

Dizes isso, mas usas Windows. :P Anyway, podes sempre pedir um computador sem SO, podes é não levar o PC por menos dinheiro nessa situação. :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dizes isso, mas usas Windows. :P Anyway, podes sempre pedir um computador sem SO, podes é não levar o PC por menos dinheiro nessa situação. :P

pois uso windows... mas axo que era bom ter a opção de linux. axo que assim uma pessoa tendo essa possiblidade gostava e aprendia. Eu por exemplo tou a esperimentar o ubuntu e até tou a gostar. so que configurar a rede não consigo :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Lá fora, o cenário não é tão animador.

Acho que quando dizem "animador" se referem ao ponto de vista da Microsoft ::P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é bem assim, vai a uma worten e pede para te venderem um portatil com XP que eles não  vendem.

Ainda á 2 semanas fui lá buscar um para a minha mulher e tive de gramar com o Vista.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é bem assim, vai a uma worten e pede para te venderem um portatil com XP que eles não  vendem.

Ainda á 2 semanas fui lá buscar um para a minha mulher e tive de gramar com o Vista.

E depois? Isso acontece com tudo não é só com os S.O. Se comprasses uma máquina de lavar em princípio vendiam-te a que tivesse o software de ultima geração e não o de há 7 anos atrás.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É muito rara essa visão e não costuma ser feito em lojas que vendem computadores que não sejam de linha branca. Com portáteis então ainda é mais raro.

Felizmente, apesar de ser difícil não é impossível: http://wiki.ansol.org/PortateisSemSO

Quem realmente quer Windows achas que não compensa comprar um PC ja com Vista pré-instalado? Eu acho que sim, agora quem não quiser que opte por outras alternativas!

Eu conheço quem queira usar window$, mas não queira usar essa versão do window$, não vejo porque compensaria a essa pessoa.

Dizes isso, mas usas Windows.

Mas isso não quer dizer que ele não aprecie ter mais opções de escolha, porque pode ser que ele no Futuro mude de escolha.

Anyway, podes sempre pedir um computador sem SO, podes é não levar o PC por menos dinheiro nessa situação.

O que é um absurdo, porque o fabricante do OS vai receber na mesma o dinheiro da licença e cópia.

De facto também há lojas assim.

E depois? Isso acontece com tudo não é só com os S.O. Se comprasses uma máquina de lavar em princípio vendiam-te a que tivesse o software de ultima geração e não o de há 7 anos atrás.

Um computador pessoal, não é uma máquina de lavar roupa, nem esta questão tem a ver com gerações de software, mas sim com liberdade de escolha. É pouco inteligente comparar coisas tão distintas, e mercados tão diferentes. Coisas diferentes devem ser tratadas de forma diferente. Aplicar as mesmas regras a tudo é um erro de lógica.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Worten, mediamarkt, fnac, radiopopular, etc, nenhuma delas vende portateis sem windows.

O nosso país tem um modelo de mercado que acenta na desinformação do consumidor. Vamos por exemplo a inglaterra ou à alemanha e comprar um portatil com windows é completamente opcional pois há centenas de lojas com stocks muito maiores e mais diversificados. Como esses mercados têm consumidores com um perfil mais exigente, a aquisição de um sistema operativo juntamente com um computador é questão de poupar ou gastar um centena de euros.

Claro que quem não precisa do windows, pelo menos considera não o comprar.

Em portugal, a mais valia que uma pequena loja podia ter se vender um portail sem sistema operativo e com isso poupar cento e tal euros, acaba por ser anulada pela diluação dos custos fixos em compras de grande volume por parte de lojas grandes como as que referi.

Que é como quem diz: poupa mais uma loja grande comprando 10.000 unidades de um modelo de portatil do que uma pequena loja quando não opta por incluir o sistema operativo nos seus produtos.

A microsoft atingiu então uma posição de monopólio e fê-lo através da criação de um cartel.

A microsoft criou condições para que, aos olhos do consumidor a não aquisição de um produto seu nunca represente uma mais valia em termos de custo. Isto fom conseguido à custa da promiscuidade da microsoft com um conjunto de empresas que manda no mercado informático, realizando acordos.

O estado português em vez de ter mão pesada nestes abusos envia é o pseudo-engenheiro sócrates limpar o cuzinho ao bill gaitas qdo ele cá vem todo vaidoso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

S

Eu acho-vos uma graça... Sensacionalistas a todos os níveis...

Não podia concordar mais contigo.. O problema é que não é só aqui.

Será que não conseguem ter opiniões minimamente neutras e adultas?

Basta pensar que a Dell agora anda a vender portatéis com Linux. E se eu quiser um desses portateis com Windows.. não posso. Mas como é Linux já está tudo bem..

Vou deixar um exemplo dum portátil que tem bastante qualidade/preço e quem vem bundled com Vista: http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03890580&oid=10|27|214|&c=

(esse portátil já esteve a 499€)

Chateia-me realmente quandoo se vê tantos fanboys dizerem coisas idiotas (esta noticia teve a mesma reacção no peopleware).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Basta pensar que a Dell agora anda a vender portatéis com Linux. E se eu quiser um desses portateis com Windows.. não posso. Mas como é Linux já está tudo bem..

Opiniões neutras e maduras têm que ser baseadas em verdade e na não omissão de todos os factos relevantes, ou seja, a tua opinião não pode ser considerada nenhuma dessas duas coisas.

A Dell está a vender portáteis com Ubuntu, mas não para todo o mundo, Portugal é um desses países que não está incluído.

Não é verdade que a Dell não esteja a vender esses mesmos portáteis com window$. Aliás a Dell até te vende o portátil com o FreeDOS se tu quiseres, sendo que até nem te cobra pelo FreeDOS. Aliás já indiquei nesta thread um link para uma página onde se encontras contactos para poderes fazer esse tipo de pedidos "não standard".

Página da Dell onde lista um modelo que vende com Ubuntu, a ser vendido com windows (só para mostrar a falta de cuidado que tens ao criar opinião sem base em factos):

http://www.dell.com/content/products/productdetails.aspx/inspnnb_1420?c=us&l=en&s=dhs&cs=19

Pesquisa mais um pouco antes de formares opinião. As minhas são baseados muitos anos de estudo destas questões e em constante actualização, devias fazer o mesmo, em vez de preocupares em chamar coisas aos outros.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

apontem o dedo ás empresas que vendem versões de windows OEM incluídas no produto, as lojas não tem culpa nenhuma... apenas limitam-se a vender...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

apontem o dedo ás empresas que vendem versões de windows OEM incluídas no produto, as lojas não tem culpa nenhuma... apenas limitam-se a vender...

Muitas lojas também não spec.... muitos portateis e PC's veem das fornecedoras já montados e com sistema operativo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

S

Não podia concordar mais contigo.. O problema é que não é só aqui.

Será que não conseguem ter opiniões minimamente neutras e adultas?

Vou deixar um exemplo dum portátil que tem bastante qualidade/preço e quem vem bundled com Vista: http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03890580&oid=10|27|214|&c=

(esse portátil já esteve a 499€)

Chateia-me realmente quandoo se vê tantos fanboys dizerem coisas idiotas (esta noticia teve a mesma reacção no peopleware).

Então compara o teu comment com esses que referes. Tu não apontaste um único argumento, limitaste-te a atacar e dizer que são todos umas criancinhas e bla bla bla, nem o que apontas é credível! Pesquisa primeiro antes de atirares filetes para o ar. Quem é que diz coisas idiotas? Dá exemplos, justifica-te, apontas sem dar exemplo nem nomes? Afinal quem não é adulto e não tem opiniões neutras és tu!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A culpa é partilhada. É da m$, porque fomenta acordos com o objectivo de criar esta situação (e tendo em conta que detém um monopólio os outros não têm alternativas reais se quiserem ter alguns clientes) é dos fabricantes de hardware porque não têm uma atitude como a da Dell, que procura dar alternativas e dos retalhistas, porque não tentam ser independentes dos seus fornecedores e não tentam satisfazer as necessidades dos consumidores, é do regulador do mercado porque não faz o seu trabalho e é dos consumidores porque também não fazem muito por mudar a situação

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

XP != sem SO.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, para quem não sabe a m$ tem um programa de troca de licenças de vista por xp, não sei bem como funciona, se está em vigor em Portugal e/ou se depende de adesão das lojas que venderam as licenças de vista, mas acho que para quem quiser vale a pena telefonarem à m$, ou perguntarem nas lojas para se informarem sobre isso. Mas recomendo mesmo é que deixem de usar window$ e software proprietário.

XP != sem SO.

Isso é se considerares que o xispê é um SO! EHEH! ;P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é se considerares que o xispê é um SO! EHEH! ;P

Há quem o considere um dos maiores lulzwares da história. :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há quem o considere um dos maiores lulzwares da história. :P

sendo assim o vista era o quê?

um omgware?

e o ME? um rotflware?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado
Este tópico está fechado a novas respostas.