• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Mais difícil identificar "piratas" da web

48 mensagens neste tópico

Os fornecedores de acesso à internet europeus podem recusar revelar a identificação dos seus clientes em casos de processos cíveis, informou hoje o Tribunal de Justiça Europeu.

A arbitragem do organismo europeu foi requerida pela justiça espanhola depois da Associação de Editores e Produtores de Música ter exigido à empresa Telefonica o fornecimento da identidade e moradas de utilizadores que partilham ilegalmente ficheiros de música digital.

[...]

http://ciberia.aeiou.pt/?st=8491

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"Mais difícil identificar "piratas" da web"

e se fosse:

"Por enquanto ainda se respeita a privacidade..."

Casos de polícia -> polícia que deve resolver.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

piratas, quem é que anda a assaltar barcos  :) :)

acho bem que se respeite a privacidade, vamos lá ver por quanto tempo  :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

piratas, quem é que anda a assaltar barcos  :) :)

acho bem que se respeite a privacidade, vamos lá ver por quanto tempo  :hmm:

CYb concordo e discordo. concordo porque é um direito que temos. discordo porque assim os "piratas" saem ilesos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

CYb concordo e discordo. concordo porque é um direito que temos. discordo porque assim os "piratas" saem ilesos

mas quando eles chamam de "piratas", englobam tudo, seja a pessoa que está a vender isso nas ruas, seja a pessoa que retira e guarda no pc que posteriormente pode ir comprar o original.

mas isto é um tema que nunca mais acaba porque existem leis que se contradizem e ficava-se aqui a falar não sei quanto tempo.

em relação aos direitos de autor por exemplo cá em portugal é a spa, que defende tanta coisa e tal, mas é sempre os mesmos, Sérgio Godinho, Jorge Palma, etc.... 

porque os mais pequenos que registam as suas músicas como esses grandes nunca vê nenhum, porque será que neste país é sempre assim  :hmm:

viva as cunhas  :thumbdown:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então tu concordavas em uma "Associação de Editores e Produtores de Música ter exigido à empresa Telefonica o fornecimento da identidade e moradas de utilizadores que partilham ilegalmente ficheiros de música digital" ?? Desde quando é que é legitimo um associação qualquer (ou outro grupo qualquer) sem ser a policia exigir dados privados a outra empresa? É de loucos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo totalmente com a atitude da telefónica...esses fdps das editoras de música querem continuar no "mamanço" que foi até hoje. ESFORCEM-SE COMO TODOS NÓS! Pa, se for cenas mais graves tem que ser a judiciaria a pedir...nca uma empresa..ridiculo.

Mas os gajos tavam a espera do que? Que lhes dessem a lista toda bonitinha. E já agora digo também, não gostei nada do titulo alarmista da noticia...um gajo que PARTILHE musicas e' pirata? Mas andamos a brincar ou que?!

Passei-me  :mad:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então tu concordavas em uma "Associação de Editores e Produtores de Música ter exigido à empresa Telefonica o fornecimento da identidade e moradas de utilizadores que partilham ilegalmente ficheiros de música digital" ?? Desde quando é que é legitimo um associação qualquer (ou outro grupo qualquer) sem ser a policia exigir dados privados a outra empresa? É de loucos.

hey calminha CR_ não tou do lado deles... -.- EU QUERO CONTINUAR A SER LIVRE.... mas a certas cenas que deviam ser mais vijiadas. e nao falo de redes p2p. há crimes cibernauticos muito mais perigosos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hey calminha CR_ não tou do lado deles... -.- EU QUERO CONTINUAR A SER LIVRE.... mas a certas cenas que deviam ser mais vijiadas. e nao falo de redes p2p. há crimes cibernauticos muito mais perigosos

Claro que há...esses fdps só vêem €€€€ à frente dos olhos!

Deviam era apanhar pedófilos e crimes informáticos que por vezes impedem as empresas de funcionar (ex: encriptar dados vitais ao funcionamento de uma empresa e depois pedir um "resgate" pela palavra passe...há muitas empresas que pagam...)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro que há...esses fdps só vêem €€€€ à frente dos olhos!

E depois também há aqueles que não querem pagar nada pelo trabalho dos outros...

E pirataria não é só de músicas, e não afecta apenas as editoras!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pirataria é nos barcos e aviões, há que chamar as coisas pelos nomes. :P

E como o Rui Carlos, a "pirataria" não é só de música, também acontece em software, filmes, etc. etc..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E o Rui Carlos, a "pirataria" não é só de música, também acontece em software, filmes, etc. etc..

Não foi isso que eu disse?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não vejo o mal de a autoridade que regula os direitos de autor pedir aos ISPs a lista dos IPs que fazem trocas de conteúdos ilegais...

o que é que interessa se há crimes mais graves ou menos graves, é ilegal e ponto...

só se deve preocupar com a privacidade quem faz coisas ilegais, quem não faz coisas ilegais não tem os seus dados em perigo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não vejo o mal de a autoridade que regula os direitos de autor pedir aos ISPs a lista dos IPs que fazem trocas de conteúdos ilegais...

o que é que interessa se há crimes mais graves ou menos graves, é ilegal e ponto...

só se deve preocupar com a privacidade quem faz coisas ilegais, quem não faz coisas ilegais não tem os seus dados em perigo...

Tem sim, porque o ISP não nos vigia. Aliás, para ser cedida a lista de IPs "incumpridores", toda a gente ia ser monitorizada, o que significa violação de privacidade.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aqui o problema seria mesmo qual a autoridade que o fazia. Quando há uma ordem do tribunal, parece-me justo que se divulguem os dados.

Não necessariamente. Hoje em dia, basta haver a suspeita de que alguém fez coisas ilegais, para que a sua privacidade seja posta em causa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas estamos a falar de uma notícia, não de "certas cenas". No caso concreto é estapafúrdio fornecer dados a associações como se fossem a polícia. Até porque depois vão fazer o que já aconteceu e é ilegal que é chantagem (ou paga XXXX ou levamos-lo a tribunal) e isto já aconteceu.

Dizes autoridade que regula os direitos de autor não associações de interesses dos direitos de autor. Neste caso é a segunda. A "autoridade" que regula os direitos de autor é o parlamento que faz as leis e como tal quem tem competência para pedir aos ISPs a lista de IPs é a polícia.

E como é que tu sabes que não tinhas os teus dados em perigo se os ISPs fornecessem dados a associações que simplesmente pedem uma lista de IPs? Quem garante que a todos as pessoas associadas a esses ips estava a cometer algum crime? Para essas coisas existe a policia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tem sim, porque o ISP não nos vigia. Aliás, para ser cedida a lista de IPs "incumpridores", toda a gente ia ser monitorizada, o que significa violação de privacidade.

tens uma noção de privacidade esquisita...

posso presumir que então não sais à rua... é isso?

porque para a policia te proteger tem de vigiar toda a gente, até mesmo quem cumpre a lei... para a Brigada de Transito manter a segurança nas estradas tem de vigiar toda a gente, até mesmo quem cumpre a lei... para a segurança nacional ficar assegurada o SIS investiga toda a gente, até mesmo quem cumpre a lei...

isso acontece nas escolas quando um professor vigia os alunos para não copiarem, nas finanças para ver quem paga e quem foge aos impostos, tem de haver vigilância... faz parte... há vigilância em todo lado, em todas as coisas

-----

CR_ e Rui Carlos, tudo tem de ser moderado, mas não vejo outra solução anti-pirataria tão eficaz... e claro que parto do principio que só os dados de quem comete crimes sejam fornecidos, parto do principio que se alguem tentar fazer chantagem contigo podes apresentar queixa, e claro que é importante ser uma entidade (ou uma autoridade como queiras chamar) independente, uma entidade do estado...

a eficácia dessas medidas iriam ser iguais a qualquer outro tipo de investigação, ha sempre inocentes a ser investigados, infelizmente também faz parte, não ha métodos perfeitos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

CR_ e Rui Carlos, tudo tem de ser moderado, mas não vejo outra solução anti-pirataria tão eficaz... e claro que parto do principio que só os dados de quem comete crimes sejam fornecidos, parto do principio que se alguem tentar fazer chantagem contigo podes apresentar queixa, e claro que é importante ser uma entidade (ou uma autoridade como queiras chamar) independente, uma entidade do estado...

Mas isso é óbvio. Seria a policia a tratar disso. Tal como a ASAE que é uma divisão criada para tratar da segurança alimentar e económica seria outra divisão qualquer a tratar do assunto. Nunca uma das partes interessadas como é o caso das associações de interesses.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o que chamas partes interessadas é quem vende musica ou filmes ou outra coisa qualquer... eu acho preferível essas empresas pedirem as listas ao ISPs do que a situação que se vive hoje em dia, que é ZERO em controle...

os teus dados nunca chegariam a essa empresa se não tivesses feito coisas ilegais, tens que partir do principio que os ISPs fornecem listas correctas, é o ponto chave de tudo...

quem vende tem o direito de fazer tudo para proteger o que é seu...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não, não tem. Senão vivíamos numa anarquia...

É a mesma coisa como fazer justiça pelas próprias mãos. Uma pessoa afectada, não está totalmente imparcial. O mesmo se passa se fossem as próprias empresas que vendem os produtos a controlar a situação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tens uma noção de privacidade esquisita...

posso presumir que então não sais à rua... é isso?

porque para a policia te proteger tem de vigiar toda a gente, até mesmo quem cumpre a lei... para a Brigada de Transito manter a segurança nas estradas tem de vigiar toda a gente, até mesmo quem cumpre a lei... para a segurança nacional ficar assegurada o SIS investiga toda a gente, até mesmo quem cumpre a lei...

isso acontece nas escolas quando um professor vigia os alunos para não copiarem, nas finanças para ver quem paga e quem foge aos impostos, tem de haver vigilância... faz parte... há vigilância em todo lado, em todas as coisas

Amigo, controlar se passas um sinal vermelho não é o mesmo que veres se fazer downloads ilegais. Para poder ser acusado de fazer downloads ilegais (vamos considerar apenas downloads por HTTP), o meu ISP vai ter de monitorizar TUDO o que eu faço: mails, pesquisas no Google, compras em sites, participação em fóruns, tudo. Agora diz-me, isto não é quebra de privacidade? É exactamente o que se discutiu aqui sobre o Google.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Amigo, controlar se passas um sinal vermelho não é o mesmo que veres se fazer downloads ilegais. Para poder ser acusado de fazer downloads ilegais (vamos considerar apenas downloads por HTTP), o meu ISP vai ter de monitorizar TUDO o que eu faço: mails, pesquisas no Google, compras em sites, participação em fóruns, tudo. Agora diz-me, isto não é quebra de privacidade? É exactamente o que se discutiu aqui sobre o Google.

é igual a exemplo que te dei, na vida és vigiado em tudo, na escola, nas finanças, na rua, no transito, em todo lado e sobre todas as coisas... deixas de fazer essas coisas por causa disso? até te digo mais, tens a certeza que não tens quem te controle os mails, as consultas e toda a actividade na web?

neste caso diz lá que é para utilizadores do programa Kazaa, não precisam de te ver o mail, estás a fazer um filme para nada...

Betovsky, tens uma loja aberta, entram-te lá e roubam-te um produto, tu sentas-te e esperas que chegue a policia, quem rouba está descansado porque tu não podes fazer nada... eu não estou a favor de haver instituições ou organizações privadas a fazer controle, só disse que acho preferível isso à solução actual...

se as pessoas souberem que alguém pode saber que downloads fazem, o crime desce muito, tens o exemplo o btuga, quantos e quantos putos não formataram discos e destruíram DVDs com medo da policia?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

spec então presumo que sejas a favor que as nossas casas estejam cheias de câmaras de vigilância para a policia controlar que não andamos a cultivar plantas "ilegais".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o que chamas partes interessadas é quem vende musica ou filmes ou outra coisa qualquer... eu acho preferível essas empresas pedirem as listas ao ISPs do que a situação que se vive hoje em dia, que é ZERO em controle...

os teus dados nunca chegariam a essa empresa se não tivesses feito coisas ilegais, tens que partir do principio que os ISPs fornecem listas correctas, é o ponto chave de tudo...

LOL quem pede os ips é as empresas não os ISPs. O ISPs não andam a ver o que tu fazes de ilegal. O que tu estás a pedir é para confiar que todos os ips que as empresas pedem aos isps estão ligados a pessoas que estejam a cometer ilegalidades. Coisa que é função da polícia. Cada coisa no seu lugar.

Betovsky, tens uma loja aberta, entram-te lá e roubam-te um produto, tu sentas-te e esperas que chegue a policia, quem rouba está descansado porque tu não podes fazer nada... eu não estou a favor de haver instituições ou organizações privadas a fazer controle, só disse que acho preferível isso à solução actual...

Não tem nada a ver. Uma coisa és tu proteger-te outra é roubarem-te e tu ires à procura do ladrão e espancares o primeiro que te pareça culpado. Os tribunais e a polícia existe para alguma coisa.

Uma frase muito interessante para quem (penso eu) acredita na liberdade...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora