• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

Projecto Dadus ensina mais novos a preservar identidade online

2 mensagens neste tópico

A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) iniciou uma campanha que tem como objectivo alertar os mais novos para os perigos existentes na Internet, nomeadamente no que se refere aos contactos estabelecidos online.

O Projecto Dadus foi criado no âmbito de um protocolo assinado no ano passado com o Ministério da Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e é desenvolvido pelo jornalista e escritor António Costa Santos e por uma equipa da comissão.

Esta campanha divide-se em duas frentes, a componente escolar e a extra-escolar. Na primeira é efectuada a disponibilização de conteúdos temáticos aos alunos, enquanto que a segunda conta com um blog no SAPO, que pretende chegar mais perto dos jovens.

No blog, a segurança e protecção dos dados são abordados de forma mais directa e com uma linguagem mais próxima da utilizada pelo target do projecto, os alunos do 2º e 3º ciclo. Para isso, é utilizada a imagem de um menino, o Eduardo (Dadus), que no site levanta dúvidas e partilha as suas experiências através da interacção com o público.

O Projecto Dadus aborda outros riscos relativos à divulgação dos dados pessoais a estranhos embora, como é compreensível numa altura em que o mundo online toma cada vez mais espaço na vida dos jovens, as atenções sejam mais voltados para a partilha de informações na Internet.

Isabel Cruz, secretária-geral da CNPD, em declarações à Lusa, explicou que esta campanha surge na tentativa de alertar o público mais novo para os riscos que correm e para que tenham "autodeterminação".

Para ajudar os mais novos, a área escolar do projecto conta também com Unidades Temáticas de protecção de dados, onde os professores podem encontrar uma sistematização dos tópicos a trabalhar, fichas de apoio informativas e fichas de apoio, sugestões de actividades a dinamizar com os alunos, materiais de trabalho e exercícios de avaliação de conhecimentos, bem como resumos destinados aos alunos.

O Projecto Dadus foi hoje apresentado publicamente, na data em que se celebra o Dia Europeu da Protecção de Dados, numa cerimónia que decorreu na Assembleia da República.

Fonte

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Projeto interessante axo que irá ser bem acolhido pela comunidade. :) A protecção da nossa identificação na internet e o mais importante. :)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora