• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

TMN avança com portátil Linux no e-iniciativas

40 mensagens neste tópico

Tal como havia sido prometido, o programa e-inicitivas tem agora uma nova opção com sistema operativo Linux que se junta à oferta de portáteis com Windows. A iniciativa é da TMN, uma das três operadoras móveis envolvidas no programa governamental que prevê a distribuição de computadores portáteis com banda larga a alunos e professores por um máximo de 150 euros a que se somam as mensalidades do serviço.

A nova opção está disponível a partir de hoje e só para o modelo Fujitsu Siemens Esprimo, que faz parte da oferta da TMN. Ao seleccionarem este modelo os alunos e professores podem escolher entre o sistema operativo Windows Vista Premium e Office 2007 em português ou Linux Caixa Mágica 12 Pro, com OpenOffice 2.3.1.

Há alguns meses o gabinete do Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações encarregue da coordenação do programa tinha pressionado os operadores a garantirem esta opção na oferta do e-iniciativas, financiada com as verbas reservadas para a Sociedade da Informação aquando da atribuição das licenças 3G. Porém, alguns problemas logísticos atrasaram o lançamento da oferta, como o TeK noticiou, nomeadamente a necessidade de garantir assistência técnica aos utilizadores.

A integração do sistema operativo Linux não introduz nenhum factor de redução de preço para os alunos e professores, que continuam a dispor das mesmas condições já definidas no programa desde início, pagando um máximo de 150 euros pelo portátil e uma mensalidade pelo acesso de banda larga que depende do escalão de rendimento dos alunos ou de pertencerem ao Novas Oportunidades.

O TeK questionou a TMN quanto ao impacto esperado em termos de adesão, com esta nova oferta, e de que forma será assegurada a assistência e formação aos utilizadores, mas até à hora de publicação da notícia não foi possível obter esta informação.

Fonte

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha olha, alguma coisa boa! Só é pena é não reduzirem um pouco o preço (tipo, 15€ em vez de 17.5€ p.e.).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Caixa Magica 12? acho que ainda não há, só para dia 4 de fevereiro

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que é bom para a TMN dizer que "nós temos".

Quem é que vai ser parvo o suficiente para escolher Linux, que é grátis, ao Vista e ao Office?

Mesmo que não fossem usar o Vista, ao menos ficavam com a licença e em caso de chatice tinham lá.

Tudo bem que pode incluir suporte para a Caixinha Magica, mas acho que mesmo assim não compensa.

Não me parece que vão vender muitos computadores, arrisco-me a dizer que vão sair menos de 100 no país todo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obviamente que sendo ao mesmo preço mais vale pedir com Windows, pelo menos ficamos com a licença, mesmo que depois seja para formatar..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu pessoalmente compraria com Linux. Não necessito de um licença de Vista para nada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O GNU/Linux já viu a luz do dia à muito tempo.

Quem é que vai ser parvo o suficiente para escolher Linux, que é grátis, ao Vista e ao Office?

Moderado (3.6) das regras do fórum) E o GNU/Linux não é necessariamente grátis, é sim livre.

Mesmo que não fossem usar o Vista, ao menos ficavam com a licença e em caso de chatice tinham lá.

Eu não queria ter essa licença do vista nem do office nem que me pagassem para ter. Chatisses teria eu se utilizasse o vista.

Tudo bem que pode incluir suporte para a Caixinha Magica, mas acho que mesmo assim não compensa.

Isso é a tua opinião!

A para muita gente o facto de saber que o portatil funciona bem com GNU/Linux já é retorno suficiente.

Não me parece que vão vender muitos computadores, arrisco-me a dizer que vão sair menos de 100 no país todo.

O Bill Gates já fez previsões igualmente imbecis...

Achas que a Caixa Magica ia meter-se nisto se não achasse que ia ter retorno suficiente do investimento que fez com os testes?

Obviamente que sendo ao mesmo preço mais vale pedir com Windows, pelo menos ficamos com a licença, mesmo que depois seja para formatar..

Mas que mais valia é essa de pagar por uma coisa que não se quer utilizar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

falco, homem calma :D

Eu acho bem que deêm a oportunidade de escolha. E o preço não acaba por ser a mensalidade da net? Por isso.. tens windows e linux "de borla".. Vamos é a ver se "todo" o portátil é suportado e se não há problemas..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Era bom que tivesses o sistema operativo de borla, mas eu sei (não posso dizer como), que a m$ está a receber dinheiro pelas licenças (embora menos que em situações "normais").

Sim porque o que se passa é que o dinheiro das contra-partidas pela utilização do bem público que é o espectro, está a ser gasto em hardware e em licenças.

Isto ainda não criou liberdade de escolha a sério! Aumentou um pouco, mas ainda não está num nível aceitável. E sobre-tudo é inaceitável que o governo não tivesse incluído mais opções de escolha desde o início (e não o fez porque não quis).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

falco, quando eu disse "começa a ver a luz do dia" estava a referir-me a venda de computadores já com o Linux instalado... Tenta primeiro perceber a frase de depois falas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já existem à algum tempo computadores com GNU/Linux pré-instalado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

havia os da city desk com Alinex, e agora estes... a pouco e pouco vão surgindo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

falco informações do tipo "eu sei, mas não posso dizer como" são irrelevantes para o tópico.

falco, quando eu disse "começa a ver a luz do dia" estava a referir-me a venda de computadores já com o Linux instalado...

falco, o M.offspring.R refere-se a computadores com Linux dentro do plano e-iniciativas, acho toda a gente percebe.

de facto linux concorrer com windows ao mesmo preço, não é uma boa opção, nem um bom negócio.... eu escolhia a versão Windows, e instalava eu o Linux Caixa Magica

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco informações do tipo "eu sei, mas não posso dizer como" são irrelevantes para o tópico.

Isso é a tua opinião...

Quem escolher acreditar na minha palavra, pode não ter a mesma opinião.

falco, o M.offspring.R refere-se a computadores com Linux dentro do plano e-iniciativas, acho toda a gente percebe.

Ele referiu-se de forma geral a computadores com sistemas operativos pré-instalados.

de facto linux concorrer com windows ao mesmo preço, não é uma boa opção, nem um bom negócio.... eu escolhia a versão Windows, e instalava eu o Linux Caixa Magica

Como é que podes fazer um bom negócio pagando para algo que não queres?

Como utilizador de GNU/Linux para mim há valor em comprar um computador que está disponível com GNU/Linux pré-instalado, mesmo que não venha com a distribuição que eu quero utilizar. Pois assim posso verificar configurações que podem ser necessárias para configurar a distribuição que eu prefiro. Como utilizador de GNU/Linux, não tenho qualquer interesse em pagar por uma licença de window$ que eu escolhi não utilizar. Uma distribuição de GNU/Linux trás consigo muito mais software que uma instalação standard de window$, por isso recebe-se muito mais valor em troca do mesmo dinheiro.

Não consigo entender como é que ficar com uma coisa que é inútil para mim pode ser um negócio melhor, do que ficar com alguma coisa útil para mim. Podem explicar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não consigo entender como é que ficar com uma coisa que é inútil para mim pode ser um negócio melhor, do que ficar com alguma coisa útil para mim. Podem explicar?

São pontos de vista diferentes. Tu usas Linux, ponto. Nós (falo nos que têm estado a discutir "contra" ti) vemos vantagem no facto de ficarmos com uma licença do Windows que no futuro poderemos necessitar de utilizar, por um motivo ou por outro. Ainda há uns dias, no IRC um caramelo veio-me perguntar como se reparava o GRUB porque queria jogar o novo Need For Speed e tinha de instalar o Windows. Se eu usasse exclusivamente Linux (e não tivesse o problema de ter de usar programas que só existem em Windows), também escolheria o portátil com o Caixa Mágica. Como não é o meu caso, escolheria o do Vista. :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então como eu tenho dito, faz TODO o sentido, para algumas pessoas, escolher não ficar com a licença de window$.

É que o que eles têm dito, é que não faz sentido e não mencionaram qualquer salvaguarda para qualquer situação. E eu só demonstrei um caso em que isso não faria qualquer sentido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então como eu tenho dito, faz TODO o sentido, para algumas pessoas, escolher não ficar com a licença de window$.

É que o que eles têm dito, é que não faz sentido e não mencionaram qualquer salvaguarda para qualquer situação. E eu só demonstrei um caso em que isso não faria qualquer sentido.

Ninguém disse que não fazia sentido, simplesmente podiam ter tornado a oferta mais aliciante, baixado a mensalidade para 15€.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O quickfire disse, que quem escolhesse a opção com GNU/Linux, e essa é apenas uma forma mal educada de dizer que não faz sentido.

O que o warrior disse também implica que não faz sentido.

havia os da city desk com Alinex, e agora estes... a pouco e pouco vão surgindo...

E não só!

Também já houve triudos com Caixa Magica, muitas pequenas lojas vendem máquinas com GNU/Linux pré-instalado e muitos grandes fabricantes fazem-no a pedido.

Moderado (3.5) das regras do fórum)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, que censura que aqui vai...

De facto eu não me considero parvo e não creio que seja parvo optar por não comprar um portátil com Windows e comprar um com Linux pelo mesmo preço. São opções! Não tenho qualquer utilidade para um licença de windows por isso não faço questão de a comprar, se posso antes comprar um produto a uma empresa que segue em parte a mesma filosofia, em relação a software, que eu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epá fds, se soubesse tinha esperado e encomendava o meu Fujitsu Siemens com o CM. É preciso ter azar! Quanto ás pessoas que dizem que não vale a pena, que antes preferem o Vista só pelo facto de ter uma licença...epá Santa ignorância.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para aqueles que acham parvo não optar pelo portátil com windows, posso dizer que também tenho acesso a uma cópia do Vista através da MSDNAA e nunca a usei...

Já agora, não eram nos portáteis deste programa que não era permitido trocar de SO? Se assim for, parece-me um motivo suficiente para escolher o linux. E certamente que haverá outros motivos para o fazer.

E ter valores rígidos (que também poderá ser um motivo para escolher o linux) para mim não é a mesma coisa que ser parvo!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para aqueles que acham parvo não optar pelo portátil com windows, posso dizer que também tenho acesso a uma cópia do Vista através da MSDNAA e nunca a usei...

Já agora, não eram nos portáteis deste programa que não era permitido trocar de SO? Se assim for, parece-me um motivo suficiente para escolher o linux. E certamente que haverá outros motivos para o fazer.

E ter valores rígidos (que também poderá ser um motivo para escolher o linux) para mim não é a mesma coisa que ser parvo!!!

Por acaso também tenho acesso a cópias do Vista pelo MSDNAA e nunca utilizei. Aliás, estou a usar Mandriva neste momento.

O que eu quis dizer, é que se não vou usar Caixa Mágica e não (e mesmo que fosse..), então prefiro ter um key válida do Vista caso algum dia no futuro tenha que instalar. Até mesmo o falco, que está hoje a falar, não sabe o que o futuro reserva. PODE SER que seja preciso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso também tenho acesso a cópias do Vista pelo MSDNAA e nunca utilizei. Aliás, estou a usar Mandriva neste momento.

O que eu quis dizer, é que se não vou usar Caixa Mágica e não (e mesmo que fosse..), então prefiro ter um key válida do Vista caso algum dia no futuro tenha que instalar. Até mesmo o falco, que está hoje a falar, não sabe o que o futuro reserva. PODE SER que seja preciso.

Mesmo que todos os outros argumentos falhem, podemos sempre invocar uma questão de princípios para não adquirir o Vista.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O quickfire disse, que quem escolhesse a opção com GNU/Linux, e essa é apenas uma forma mal educada de dizer que não faz sentido.

O que o warrior disse também implica que não faz sentido.

E não só!

Também já houve triudos com Caixa Magica, muitas pequenas lojas vendem máquinas com GNU/Linux pré-instalado e muitos grandes fabricantes fazem-no a pedido.

Moderado (3.5) das regras do fórum)

Bem acha o que quiseres, eu acho que ficaste demasiado ofendido... Por mim perdeste toda a razão só pela forma disparatada como agiste.

Compreendo que tenhas os teus princípios, eu tenho os meus, e sei que há coisas bem mais importantes na vida do que o não usar windows ao extremo. Porquê dificultar mais a vida quando ela só por si já é tão complicada ?

Cada um tem a sua opinião, period.

Se quiseres continuar com os argumentos podes fazê-lo para mim, e por PM, para não sujar mais o tópico.

P.S.: Uso Linux todos os dias à anos suficientes para saber que nem todas as versões são gratuitas e conheço bem a filosofia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora