• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

David Pintassilgo

Minhas duvidas que vao surgindo [PHP]

152 mensagens neste tópico

Boas! ninguem tem/ orienta uma lista de comandos php? Tipo:..

WHILE

while ($x < 10) {

echo $x<br>";

++$x;

}

IF

if ($x == "XPTO") {

echo "x igual a XPTO";

} else {

echo "x igual a outra coisa";

}

input box...

etc.. etc...

Eu axo que isso era altamente, pq quando se fala em iniciar o php e tal,... vai na volta já tamos 'a gramar' com ligações a BD sql e mais não sei o que... :shocking:

Eu tou com a fezada que é desta é que eu ganho coragem a vou aprender isto! eheh

edit:

Ou então melhor ainda, eu vou perguntando  o que preciso saber e no fim junto tudo.

Começando: Como é que meto uma inputbox ou qualquer coisa assim parecida? (é que não sei como se chama no php)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que estás a confundir as coisas, tu não pões uma inputbox no php, mas sim no HTML que o php pode fazer output, ou seja.

Pões o php a fazer output de html.

<?

echo '<inputbox />';

?>

hth

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ya..eu tenho qq coisa que fiz para mim....vou deixar aki... nao tem nada de mais...é mm o basico!!  :dontgetit:

mas é so: iniciar ao html e php, ciclos e variaveis!! 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pronto,....já não estou a preceber nada outra vez....

En~tao não há nenhum comando qualquer que me fassa aparecer um campo onde o user vai ter possibilidade de escrever e essa string vai ficar 'armazenada' numa variavel? qualquer coisa tipo input"SDSD",$fdf

???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pronto,....já não estou a preceber nada outra vez....

En~tao não há nenhum comando qualquer que me fassa aparecer um campo onde o user vai ter possibilidade de escrever e essa string vai ficar 'armazenada' numa variavel? qualquer coisa tipo input"SDSD",$fdf

???

sim existe!!! mas isso faz-se atraves do html usando form's!! :) 

nao te esqueças que para veres ficheiros de php...tens k ter 1 servidor ( tipo o easyphp....) e colocar os ficheiros no www !! ok ?

nao stresses!!... lol com calma vais la...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OK,...entao tudo bem, eu tenho um file com

<? 

?>

Que esta dentro da pasta correcta para o poder ver no browzer. ok até aqui tudo bem.

depois fui testando uns comandos:

<? 
$variavel="SDSD";
print ($Variavel);

?>

<? 
print ("WSW");
?>

etc,...

Agora para testar um if , por exemplo queria meter o user a introduzir um valor para o analizar com o comando, como fasos para meter o tal campo na pagina para o user escrever qq coisa e esse valor/string ficar 'gravado' numa variavel para depois poder usar no IF ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenta primeiro perceber o que estás a fazer e onde vai o que e depois o que vais fazer.

Quando estás a ver uma página estás no cliente, no teu pc, e um php corre 'sempre' num servidor.

Ou seja precisas de algo (HTML) que envie as coisas ao PHP.

Neste caso o PHP pode gerar o HTML para o teu cliente, que preenche um form e depois o envia ao servidor(PHP).

Todas as inputs que tiverem a propriedade nome preenchida vão estar no PHP. Dentro do array global $_POST ou $_GET dependendo da tua escolha.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

David, a melhor forma de aprender PHP, é sem dúvida comprando um livro. Apesar de teres informação a montes na internet, ter um livro por onde te podes orientar é mais produtivo.  :)

Agora para testar um if , por exemplo queria meter o user a introduzir um valor para o analizar com o comando, como fasos para meter o tal campo na pagina para o user escrever qq coisa e esse valor/string ficar 'gravado' numa variavel para depois poder usar no IF ?

Queres então submeter um form, certo? Tens de seguir aquilo que o Idoru disse. Ao submeteres a form, são enviados dados ao servidor. Dependendo do código que tens( ifs e else's etc) o servidor vai enviar código html ao browser e este é imprimido da maneira como determinaste.

Por exemplo::

<input type="text" name="texto" action="submeter.php">

Cria-te uma form onde poderás preencher com aquilo que vais submeter ao servidor. Agora imagina que introduzes um número na form. Podes escolher um output dependendo do número que introduzires:

<?php
$valor_introduzido=$_POST["texto"]; // repara aqui que "texto" é o nome da form que introduziste

if($valor_introduzido>0){
echo "<p>Valor maior que zero!</p>";
}

elseif($valor_introduzido>10){
echo <p>"Valor maior que dez!</p>";
}

else{
echo "Valor introduzido ou é menor que 0 ou menor que 10!";
}

?>

Got it? :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

$valor_introduzido=intval($_POST["texto"]); // repara aqui que "texto" é o nome da form que introduziste

:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

$valor_introduzido=intval($_POST["texto"]); // repara aqui que "texto" é o nome da form que introduziste

:)

Pronto, de facto deverias colocar o intval antes da variável. Há que ver que estamos a falar para um iniciado de PHP e esses pormenores de segurança não são cruciais por agora. 

De qualquer forma, cá fica: http://pt.php.net/manual/pt_BR/function.intval.php

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cada vez precebo menos,.....

Eu tou com a fezada que é desta é que eu ganho coragem a vou aprender isto! eheh

Axo que podem esquecer esta parte ....

Mas passando á frente.

POR EXEMPLO:

Não posso com um só ficheiro fazer a aparecer uma caixa de texto para la escrever o meu nome e ter um botao ao lado para ao clicar lá aparecer por baixo qualquer coisa tipo "Nome introduzido sasasa" ? Como?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

podes, e até é muito simples.

Fazes um form em HTML e mandas esse form usar um ficheiro .php. Normalmente manda-se para o array $_POST.

Epa... manda o google procurar-te um tutorial escreve "php guestbook tutorial" clica no primeiro link e perde uma tarde ou uma manha nisso. Acredita que não é preciso mais. Coragem pa... qq duvida passa cá.

Fico à espera de noticias tuas :)

Cada vez precebo menos,.....

Axo que podem esquecer esta parte ....

Mas passando á frente.

POR EXEMPLO:

Não posso com um só ficheiro fazer a aparecer uma caixa de texto para la escrever o meu nome e ter um botao ao lado para ao clicar lá aparecer por baixo qualquer coisa tipo "Nome introduzido sasasa" ? Como?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Fazes um form em HTML e mandas esse form usar um ficheiro .php

Então preciso SEMPRE de ter 2 files? é isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

FINALMENTE JÁ PRECEBI!!!!  :wallbash:

<input type="text" name="texto" action="submeter.php">

Eu aqui neste HTML tenho de adicionar por exemplo isto:

<a href="submeter.php">OK
</a>

e ao clicar no ok, o gajo vai-me executar o submeter.php que está no servidor e ele vai-me enviar a resposta.

Axo que é desta! LOL

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Basicamente é assim, existem 2 formas de passar variaveis a um script PHP, o GET e o POST.

Usando o metodo GET as variaveis passam no URL, por exemplo "index.php?id=1&action=delete".

Usando o metodo POST as variaveis são passadas atraves dos headers  não pelo link, mas isso já são outros pormenores que ñ interessam.

Quando crias uma form, tens que indicar qual destes metodos queres usar, isso é indicado no campo "method".

O ficheiro para onde vais mandar o formulário é indicado no campo "action".

<form name="form1" method="post" action="submeter.php">

<input type="text" name="nome" />

<input type="submit" name="Submit" value="Submeter" />

</form>

Até aqui nada de mais, agora o ficheiro "submeter.php" vai receber o formulário e vai interpretar os dados que enviaste da seguinte forma.

O PHP quando recebe um POST de algum lado adiciona num array todas as variaveis que foram introduzidas no formulário.

Esse array chama-se $_POST, se usasses o metodo GET seria o array $_GET.

O nome de cada elemento desse array vai ser igual ao nome de cada objecto que tinhas no formulário.

No nosso caso temos 3 variaveis, o "nome"(da text box), o "Submit" (do botão)  e o "form1" (nome da form).

Temos que ir ao array do $_POST buscar esses valores da seguinte forma :

$nome = $_POST['nome'];

//se agora queres imprimir o nome, fazes um simples output em HTML

echo "O seu nome : ".$nome;

Depois de perceberes isto torna-se muito mais simples e podes então passar a outras coisas como validar se os campos foram preenchidos, etc...

Foi só para tentares perceber como o PHP interpreta os formulários submetidos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu agora já precebi!!!

Tava-me aqui a escapar era aquela parte de ter de 'chamar' o outro file (o php).

Eu amanham já vou dar mais umas mexidas nisso a valer, logo dou noticias! :)

Graicas!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então agora vamos lá ver uma coisa:

Tenho o file index onde vai ler um username e uma password por exemplo. Le e envia para o validar.php.

o validar.php vai confirmar os dados, ao confirmar os dados vai dar opcção de clicar em 2 ou 3 ou 10 link's para paginas.

No caso de o user nao saber a pass, nao tem acesso aos link's, certo? Mas só que saiba o nome dos files, não precisa de saber nenhuma pass porque pode meter logo o url do tal link, certo? Agora,..tava-me a lenbrar, nessas pagina dos tais link's (são em php) ia meter uma condição, tipo,.. se $user="confirmado" da para visualizar a pagina caso contrario nao. essa variavel $user tinha de ser carregada do validar.php, agora a duvida é:

Como é que eu fasso para ter num file por exemplo    $user=("ok") e no outro file que vai ser aberto ter tb $user=("ok"), como passo o valor de um file para o outro?, (se eu usar a mesma variavel no outro ficheiro não me vai passar o conteudo da variavel de um file para o outro, pois nao?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Passando á frente... já me orientei com a ajuda do bruno:

enviar   

print("<a href=\"fotos1.php?user=$user\">Clica Aqui</a>");

receber 

$user=$_GET['user'];

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso não é nada aconselhavel!!!!!

Qualquer um pode ter acesso a esssas paginas sabendo apenas o link e o nome de um dos users.

O melhor é usares Sessions.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas neste caso nem é nome de nenhum user que vai passar para a outra pagina. Mas ok, já vi que a nivel de segurança isto não é nada de jeito, mas tambem para o que é não faz mal, a ideia nao é um login seguro, mas sim começar a preceber como se programa em PHP.

Mas axo que estou quase lá! eheh

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Normalmente usam-se sessions que em conjunto com uma função que verifica se na sessão corrente o user fez login com sucesso, determina se a página pode ser visualizada ou não...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom,...mas isso é mais á frente, não quero baralhar-me. Tenho que preceber BEM aquilo que estou a fazer, senão nunca dá em nada. Agora quer é implementar o que é mesmo basico de forma a  preceber mesmo bem as cenas, a decorar como se implementam as coisas e tal...

Mas eu logo vos melgo! :) Há-de ficar aqui uma tread com tudinho mesmo mesmo mesmo desde o inicio!

edit:

já agora, aproveitando o post, qual a difrenca (se é que há) entre o echo e o print ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom,... já terminei a minha 1º esperiencia:

http://www.mariajoao.pintassilgo.com é o site da pikenita onde vou disponibilizar as fotoas delas para familia e amigos.

podem aceder com o login teste e pass 1234.

sim, eu sei que isso não está nada de jeito  e que de segurança tem pouco/nada mas é a minha 1ª esperiencias com o php e estou bem satisfeito! eheh

(obviamente que a parte de mostrar as fotos nao fui eu que costrui, é um script que foi só preciso fazer uma pequenissima alteração)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito bem.

Tas a começar bem.

Gostei muito desta parte:

(se não te aparece os link's para as fotos, das duas uma: ou o meu pai meteu as patas, ou o login/password estão errados)

Quanto ao login, vais ter que depois evoluir nessa parte porque assim basta saberem o link das fotos e tem acesso directo sem fazer o login.

Continuação

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora