• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Garantia de um pc

17 mensagens neste tópico

Um familiar meu comprou há algum tempo atrás um pc que vinha com o Vista.

No entanto, ele disse-me que preferia o XP, mas que não o instalava, porque senão perdia a garantia!!!

Eu disse-lhe que isso era absurdo, e que ele podia instalar o SO que quisesse, mas ele continuou a dizer-me que não, e que até já tinham dito numa loja a um colega dele isso mesmo (que não podia trocar o SO).

Ainda me disse depois, que a torre do pc, tinha um selo que impedia de a abrir (mais uma vez, para não  perder a garantia).

WTF? Mas agora uma pessoa compra um pc, e só podemos fazer com ele o que quem o vende autoriza?

Gostaria de perguntar se algum de vocês já teve problemas com garantias por trocar o SO e/ou abrir o pc, ou se isto é apenas burrice dos funcionárias das lojas de informática (uma altura, um também se lembrou de implicar comigo por ter trocado o firmware a um router, mas depois deram-me um novo).

Se o pc fosse meu, eu nem pensava duas vezes, mas como não é, não estou para depois andar com chatices por causa disso.

PS: se não me engano, foi comprado na MediaMarket.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu nunca tive problemas com garantias mas tambem nunca fui com um pc meu a loja por qq problema.

Em relação ao S.O. Não faz sentido nenhum e não quero acreditar que isso seja possivel.

Relativamente á cx selada para não poder mexer lá dentro ai até me calo, faz algum sentido, por evita que quem não saiba se meta a trocar hardware.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que sei isso não é legal, seria como comprar um carro e ser proibido de abrir o capot.

Por outro lado, se na loja não aceitarem a garantia por ter sido aberto, o que fazes? Vais com eles para tribunal? É mais barato comprar um PC novo. Basta dizerem que não e ficas completamente atado..

Tenho quase quase a certeza que isso não é legal.

Quem quer mexer mexe. Se ficar estragado por culpa do que fez, aí sim, a loja não é responsabilizada..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por outro lado, se na loja não aceitarem a garantia por ter sido aberto, o que fazes? Vais com eles para tribunal? É mais barato comprar um PC novo. Basta dizerem que não e ficas completamente atado..

Se o pc fosse meu, podes ter a certeza que eles teriam problemas!

É que também nada impede a loja de ter recusar a garantia mesmo que não mexas em nada, e também vais comprar um pc novo?

Relativamente á cx selada para não poder mexer lá dentro ai até me calo, faz algum sentido, por evita que quem não saiba se meta a trocar hardware.

A caixa selada também não faz sentido! Queres trocar o disco ou a gráfica, não podes?

Até no meu mac eu posso trocar a RAM ou o disco à vontade!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A caixa selada também não faz sentido! Queres trocar o disco ou a gráfica, não podes?

Até no meu mac eu posso trocar a RAM ou o disco à vontade!

Queres limpar o pó? :D

Isso é just plain stupid... Dever-se-ia poder trocar o S.O. à vontade, sem perder garantia, porque que eu saiba, a garantia é do hardware... não é do software. Ou eu posso instalar um programinha que me queime o processador mas se for no Vista já me cobrem a reparação?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Queres limpar o pó? :D

Isso é just plain stupid... Dever-se-ia poder trocar o S.O. à vontade, sem perder garantia, porque que eu saiba, a garantia é do hardware... não é do software. Ou eu posso instalar um programinha que me queime o processador mas se for no Vista já me cobrem a reparação?

Se retirares o selo da caixa, perdes a garantia, o SO já não sei. Mas isso é só quem quer, porque se comprar o pc numa loja de informática em vez de grandes superfícies não tens problemas nenhuns com isso, e até costumam ser mais baratos, e quando precisarem da garantia vão ser melhor atendidos/servidos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se retirares o selo da caixa, perdes a garantia, o SO já não sei. Mas isso é só quem quer, porque se comprar o pc numa loja de informática em vez de grandes superfícies não tens problemas nenhuns com isso, e até costumam ser mais baratos, e quando precisarem da garantia vão ser melhor atendidos/servidos.

Ao tirares o selo, podes perder a garantia da máquina enquanto um todo (tipo, se o problema tiver sido o pc estar mal montado, é natural que já não seja coberto pela garantia), mas as várias componentes têm que continuar a ter a garantia. Mas é bem provável, que nessas grandes superfícies, os tipos se armem em espertos...

De qualquer modo, vou ver se me consigo informar melhor sobre este assunto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ao tirares o selo, podes perder a garantia da máquina enquanto um todo (tipo, se o problema tiver sido o pc estar mal montado, é natural que já não seja coberto pela garantia), mas as várias componentes têm que continuar a ter a garantia. Mas é bem provável, que nessas grandes superfícies, os tipos se armem em espertos...

Os componetes por si só acho que continuam a ter a garantia, pois quem dá essa garantia é o fabricante  e não o vendedor. Tanto que a malta quando compra qq cena nas Worten's e assim, eles dão um x tempo de garantia deles que é só chegar lá e trocar, e ao fim desse x tempo teem de enviar o material para o fabricante para activar a garantia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estamos a falar de garantias diferentes, o selo que vem no PC é a garantia de quem montou o PC de que tudo funcionará. Cada componente terá a garantia que o fabricante oferecer. Mas os selos não existem só nos PC desse tipo, por exemplo, todos os parafusos de um portátil estão cobertos por um pequeno material que quebra quando os desaparafusas, se abrires o portátil perdes a garantia.

Estás nas condições que o portátil apenas pode ser manuseado por pessoal qualificado e autorizado pelo fabricante. É a única forma que o fabricante do portátil tem de saber que o problema é deles e não que mexeste no equipamento, o que é que te impedia de substituires uma peça por uma danificada?

Quanto ao SO, pelo que me informei quando comprei o meu portátil, não posso garantir que seja sempre assim, o fabricante não se importa com o SO que colocas, software não danifica hardware por isso a HP não se preocupa com o SO que tens. Preocupa-se é se eu mexer no portátil e depois não tiver o relatório de um técnico autorizado pela HP a justificar a abertura do equipamento.

Quanto a peças a substituir, no caso do portátil, o disco, memória, CPU e drive de DVDs são acessíveis sem precisar de abrir o portátil logo posso substituí-los sem perder a garantia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso da caixa é muito relativo. Eu abri a minha caixa, mexi não sei quantas vezes naquilo, e nunca perdi a garantia... Sempre que foi preciso, eles trocavam o problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estamos a falar de garantias diferentes, o selo que vem no PC é a garantia de quem montou o PC de que tudo funcionará. Cada componente terá a garantia que o fabricante oferecer. Mas os selos não existem só nos PC desse tipo, por exemplo, todos os parafusos de um portátil estão cobertos por um pequeno material que quebra quando os desaparafusas, se abrires o portátil perdes a garantia.

Nem por isso... eu abri o meu portátil (Acer na altura) que tinha esse material nos parafusos (no meu caso era azul), no entanto fui pô-lo a arranjar porque a placa gráfica foi ao ar e substituíram-me a motherboard sem queixas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A garantia é bem explicita nesses casos, se tiveste a sorte de não se importarem ou não repararem ainda bem :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom a garantia cobre hardware não software. Podes mexer no OS a vontade. no hardware não. e sabes pk??? estraguei a minha grafica e meu colega comprou um pc novo com a mesma grafica. :D Pego troco a grafica eles trocam e voilaaaa uma grafica a borlix. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom a garantia cobre hardware não software. Podes mexer no OS a vontade. no hardware não. e sabes porque??? estraguei a minha grafica e meu colega comprou um pc novo com a mesma grafica. :D Pego troco a grafica eles trocam e voilaaaa uma grafica a borlix. ;)

Agora vamos supor que em vez de trocares a gráfica do pc do teu colega, compras uma igual, e depois levas a velhas e dizes que foi a nova que queimou?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora vamos supor que em vez de trocares a gráfica do pc do teu colega, compras uma igual, e depois levas a velhas e dizes que foi a nova que queimou?

esses casos eles nao seguram mas pelo menos n abres o pc.... mas prontos existe 1 maneira mas n digo cm :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se comprares uma gráfica e levares outras tens dois números de série diferentes na garantia.

A diferença é que quando compras um PC completo não é comum existirem provas de que equipamento está no interior, a loja não fica com todos os números de série de todos os componentes no interior do PC, enquanto que se comprares apenas um componente é muito comum esse componente ver o seu número de série marcado na factura. Se não estiver então sim, podes também trocar um peça nova por uma mais velha que esteja estragada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se comprares uma gráfica e levares outras tens dois números de série diferentes na garantia.

A diferença é que quando compras um PC completo não é comum existirem provas de que equipamento está no interior, a loja não fica com todos os números de série de todos os componentes no interior do PC, enquanto que se comprares apenas um componente é muito comum esse componente ver o seu número de série marcado na factura. Se não estiver então sim, podes também trocar um peça nova por uma mais velha que esteja estragada.

correcto numero de série do produto é obrigatório em facturas electrónicas por motivos de garantia. E eu sei disso até demasiado bem xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora