• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

Escolas vão aumentar investimento em software open-source

34 mensagens neste tópico

Nos próximos anos, as entidades de ensino vão continuar a apostar em software proprietário mas irão aumentar o investimento em serviços e software open-source. Esta é a conclusão de uma análise da Datamonitor realizado em 14 países.

Pelas contas da empresa de estudos de mercado, até 2012, as escolas de ensino primário, secundário e universidades deverão gastar 489,9 milhões de dólares e produtos de código aberto. Actualmente esse investimento é de 286,2 milhões de dólares.

Os gastos estimados referem-se à adopção de sistemas operativos, aplicações educacionais e outros custos relativos à manutenção e suporte técnico.

Apesar do interesse crescente do sector em conteúdos open-source, a verdade é que o investimento de 489,9 milhões de dólares representa uma pequena porção nos nove mil milhões de dólares canalizados para tecnologias de informação no sector educacional nos países analisados.

A adopção de software de código aberto está relacionada com vários factores, entre eles o facto de não ser necessário o pagamento de uma licença pela utilização dos produtos, o crescimento do interesse dos governos neste tipo de software ou até o maior controlo que os educadores podem exercer na forma como as aplicações são desenvolvidas.

O estudo teve em conta as opiniões de vendedores e escolas oficiais dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Índia, Dinamarca, França, Holanda, Espanha, Noruega, Finlândia, Suécia e Itália.

Fonte

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha escola tem todos os pc na sala de informática com Caixa Mágica, mas nunca consegui entrar em nenhum deles em 3 anos que lá estou (dá sempre um erro qualquer no disco).

Os portáteis lá também têm Alinex, que mais uma vez, não funcionam (estes não sei porque, só mostra o splash screen e não consigo ver informação nenhuma sobre o boot).

O que eu quero dizer é que se vão fazer isto, que ao menos façam as coisas bem feitas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha escola tem todos os pc na sala de informática com Caixa Mágica, mas nunca consegui entrar em nenhum deles em 3 anos que lá estou (dá sempre um erro qualquer no disco).

Isso é uma imagem do ministério. Nenhum Caixa Mágica de todas as escolas que já vi/estive alguma vez funcionou.

Os portáteis lá também têm Alinex, que mais uma vez, não funcionam (estes não sei porque, só mostra o splash screen e não consigo ver informação nenhuma sobre o boot).

O que eu quero dizer é que se vão fazer isto, que ao menos façam as coisas bem feitas...

Os portáteis aqui com Alinex funcionam.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

O problema dos PC nas escolas e que venhem com sistemas operativos Linux (ALinex e Caixa Magica) que deixam muito a desejar, quando podiam vir com outras distros do Linux melhores, mas como têm que ser portuguses fica-se a perder, ainda me lembro de ter estudado o Alinex no ano anterior e depois o prof até aotorizao a instalar nos portaties o OpenSuse 10.2 senão nunca mais se saia do mesmo rame-rame.

cumps ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

O problema dos PC nas escolas e que venhem com sistemas operativos Linux (ALinex e Caixa Magica) que deixam muito a desejar, quando podiam vir com outras distros do Linux melhores, mas como têm que ser portuguses fica-se a perder, ainda me lembro de ter estudado o Alinex no ano anterior e depois o prof até aotorizao a instalar nos portaties o OpenSuse 10.2 senão nunca mais se saia do mesmo rame-rame.

cumps ;)

Lol. Até parece que OpenSuse (ou qualquer outra distro) faz coisas que é impossível de fazer em Alinex... . Isso é uma desculpa muito elementar para justificar a não utilização de GNU/linux. Óbvio que se se sentem melhor em usar OpenSuse devem usar mas não faz disso a razão de não se usar GNU/linux (a pretensa de que Alinex e CM são rascos). O que faz não usar GNU/linux é sim a falta de conhecimentos (a que se juntam falhas com as referidas acima que o facto das distribuições estarem mal instaladas nalguns casos).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol. Até parece que OpenSuse (ou qualquer outra distro) faz coisas que é impossível de fazer em Alinex... . Isso é uma desculpa muito elementar para justificar a não utilização de GNU/linux. Óbvio que se se sentem melhor em usar OpenSuse devem usar mas não faz disso a razão de não se usar GNU/linux (a pretensa de que Alinex e CM são rascos). O que faz não usar GNU/linux é sim a falta de conhecimentos (a que se juntam falhas com as referidas acima que o facto das distribuições estarem mal instaladas nalguns casos).

Primeira vez que me deram um Alinex para as mãos, o CD tinha sido mal gravado. Foi no ENEI de Évora. LOL.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os portáteis com alinex não arrancam. ;)

Quase todos os PC's da escola têm OO, mas ninguém gosta dele (eu incluido, OO só em Linux).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é uma boa medida, mas ou as coisas mudam ou é apenas propaganda... quando andava na secundária ja havia software Open Source instalado, mas os professores não mexiam neles, os trabalhos tinham alienas do tipo "diagramas tem de ser feitos em Microsoft Office Visio", apostem e invistam em formação para os professores...

Sou a favor da utilização de Distros Portuguesas, a Caixa Magica e o Alinex, ainda estão longe de algumas distros de topo, mas têm qualidade suficiente para serem usadas em escolas, e assim promovemos o que de melhor se faz de distros em Portugal...

...quanto ao openSuse, é das melhores distros que há, é capaz de ser a distribuição que mais hardware reconhece, em tempos era conhecida por isso, é a que uso mais... o hardware das escolas é quase sempre do seculo passado por isso em alternativa à Caixa Magica e o Alinex, o openSuse é uma excelente escolha.

importante é mesmo formar professores com capacidade de ensinar software open source

(e ja agora, criar centros de investigação na área informatica e investir na produção de software open source nacional)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Caixa Mágica, sempre a conheci como Caixa Trágica e Caixa Negra. Take your own conclusions.

Alinex... nunca experimentei, mas já ouvi dizer bem dele, quando tiver tempo tenho de experimentar, tal como a Liniuis (ou lá como se chama) do Ministério da Justiça. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os da minha escola têm Ubuntu, e Alinex, e todo o pessoal os usa sem problemas =D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

CR_ eu não estou a falar mal do Linux, até porque apoio o software livre, Linux, como tambem apoio o Windows e o Mac OS :(

Por vezes temos que dar o braço a torcer e considerar que as nossas distro de Linux (Produzidas em Portugal) são inferiores a distro como OpenSuse, Ubuntu, Fedora, Gentoo, Debian...

O Alinex como a CM precisam de ter melhoramentos para ai então conseguirem ter um melhor rendimento.

Quando procuras uma distro de Linux para usares, procuras a melhor, bons drivers, melhor rendimento e que te oferece mais apoio em foruns,  manuais/ tutorials e apoio a nivel de usars desse mesma distro.

cumps  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Caixa Mágica, sempre a conheci como Caixa Trágica e Caixa Negra. Take your own conclusions.

Alinex... nunca experimentei, mas já ouvi dizer bem dele, quando tiver tempo tenho de experimentar, tal como a Liniuis (ou lá como se chama) do Ministério da Justiça. :D

A equipa e a comunidade da Caixa Mágica têm feito um trabalho notável, não há é orçamento nem meios para fazer melhor...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A equipa e a comunidade da Caixa Mágica têm feito um trabalho notável, não há é orçamento nem meios para fazer melhor...

wtf?!?! O que queres dizer com isso?!?! Falta de orçamento? Meios para fazer melhor?!?! Em termos de que?? O S.O. em si? Eu não conheço as contas da CM, mas quase que aposto que grande parte do lucro vem dos serviços, e não da venda do S.O....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

CR_ eu não estou a falar mal do Linux, até porque apoio o software livre, Linux, como tambem apoio o Windows e o Mac OS :(

Por vezes temos que dar o braço a torcer e considerar que as nossas distro de Linux (Produzidas em Portugal) são inferiores a distro como OpenSuse, Ubuntu, Fedora, Gentoo, Debian...

O Alinex como a CM precisam de ter melhoramentos para ai então conseguirem ter um melhor rendimento.

Quando procuras uma distro de Linux para usares, procuras a melhor, bons drivers, melhor rendimento e que te oferece mais apoio em foruns,  manuais/ tutorials e apoio a nivel de usars desse mesma distro.

cumps  :D

Mas o que é que o facto de a distro ter menos apoio nos fóruns é um entrave? Quem deve resolver os problemas é o administrador não são os alunos. As distros usam-se todas da mesma forma pois vão usar um DE escolhido. Vocês nem vão instalar programas. Quanto muito vão colocar uns comandos na consola e aí é igual em todas.

Se na vossa escola tem um problema com windows não andam à procura em fóruns. Chamam o responsável técnico e ele que resolva. Bons drivers? Wth? os drivers são iguais em todas as distros. O que pode variar é o suporte "out-the-box" a hardware mais recente e que eu saiba as escolas não têm pcs que saíram para o mercado ontem. Performance? Já experimentei um pouco Alinex e que eu tenha visto não tem nenhum problema, e ao meteres ubuntu pelo meio também não abona no argumento.

O facto terem de usar Alinex ou CM não impede em nada que usem software livre como OpenOffice, Gimp, inkscape, geobebra, etc etc. Se vós preferirem usar outra distro, força, instalem e usem, mas Alinex ou CM não são "o problema".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas o que é que o facto de a distro ter menos apoio nos fóruns é um entrave? Quem deve resolver os problemas é o administrador não são os alunos. As distros usam-se todas da mesma forma pois vão usar um DE escolhido. Vocês nem vão instalar programas. Quanto muito vão colocar uns comandos na consola e aí é igual em todas.

Se na vossa escola tem um problema com windows não andam à procura em fóruns. Chamam o responsável técnico e ele que resolva. Bons drivers? Wth? os drivers são iguais em todas as distros. O que pode variar é o suporte "out-the-box" a hardware mais recente e que eu saiba as escolas não têm pcs que saíram para o mercado ontem. Performance? Já experimentei um pouco Alinex e que eu tenha visto não tem nenhum problema, e ao meteres ubuntu pelo meio também não abona no argumento.

O facto terem de usar Alinex ou CM não impede em nada que usem software livre como OpenOffice, Gimp, inkscape, geobebra, etc etc. Se vós preferirem usar outra distro, força, instalem e usem, mas Alinex ou CM não são "o problema".

Para os alunos não são "o problema", mas para a maior parte dos pseudo-admins nas escolas, é o problema. Com o Windows, resolvem com o format. Se não resultar, mandam vir um "técnico" por 100€. Com Caixa Mágica... já é mais complicado. :D O suporte a sistemas unix-based é caro, e o dinheiro não pode ser gastado todo só de 1 vez.

(E agora tu ou o falco vão-me dizer "ah e tal, formação". Mas formação apenas não resolve nada, eu vejo isso noutras coisas. Tive professores meus que tiveram formação sobre o Word e vinham-me perguntar como é que se punha a página horizontal. É preciso ter formação decente, apoio do estado (não é acordos com a Microsoft para X licenças do Vista) e ter alguém com conhecimento a gerir o material, não é professores de francês (como na minha antiga escola) que nem configurar uma impressora sabem.)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

wtf?!?! O que queres dizer com isso?!?! Falta de orçamento? Meios para fazer melhor?!?! Em termos de que?? O S.O. em si? Eu não conheço as contas da CM, mas quase que aposto que grande parte do lucro vem dos serviços, e não da venda do S.O....

relaciona a minha resposta com o post do thyrax.... não percebi a tua admiração...

em termos de qualidade final do produto... vais comparar o orçamento e os meios (humanos) envolvido no desenvolvimento e promoção do Ubuntu, ou do openSuse ou de outra distro de topo como o orçamento de produção da Caixa Mágica? (não interessa para nada de onde vem o dinheiro!!!! )

Pelo que conheço da equipa de produção da CM, são pessoas competentes e até acho que estão envolvidos em projectos internacionais importantes... devia de haver mais apoios tanto do estado como de particulares...

embora a CM não tenha capacidade de competir directamente com o Ubuntu por exemplo, é uma distro que serve perfeitamente para ser usada nas escolas...

CR_ as distros que usas na escola são um convite a usares em casa... e o apoio em foruns, e a comunidade em volta de uma distro é muito mas muito importante, seja para report de bugs, seja para criação de tutorials, seja para o que for...

quanto a distribuições, variam muito mais do que suporte "out-the-box", não generalizes nem simplifiques demais as coisas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

quanto a distribuições, variam muito mais do que suporte "out-the-box", não generalizes nem simplifiques demais as coisas

Não acho que ele tenha generalizado demais. :D
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A CM não tem nenhum magnata africano a financiar o seu desenvolvimento... Era bom que fosse porque se calhar aí todos os críticos se calavam. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A CM não tem nenhum magnata africano a financiar o seu desenvolvimento... Era bom que fosse porque se calhar aí todos os críticos se calavam. :D

Existem dezenas ou centenas de distribuições, para quê criar outra?! O que é que a CM traz que as outras não trazem?! A Caixa Mágica quase que aposto que sobrevive à custa dos serviços, o desenvolvimento do CM só está a dar cabo do orçamento. Se aproveitassem esses recursos para criar aplicações que quase não existe ou se existem são muito rudimentares no Open Source ganhavam mais clientes e não se queixavam do orçamento.

O SO é o requisito mínimo, a maioria das empresas não pode optar por Linux porque não existem aplicações ao nível das que eles usam no seu sistema proprietário.

Existem áreas de negócio que as Soluções Open Source são uma muito inferiores ás soluções proprietárias, mas não, é melhor criar outra distribuição de Linux, e assim vamos combater a falta de utilizadores Linux no nosso país.

Toda a gente sabe que o problema do Linux são as aplicações e os drivers. Queres instalar Linux na tua empresa mas depois vais a pesquisar e o Software Open-Source de gestão que necessitas é bastante reduzido, basicamente só tira facturas, mais nada! Queres ligar um PDT para fazer um inventário não podes...

A CM não tem nenhum magnata africano a financiar o seu desenvolvimento... Era bom que fosse porque se calhar aí todos os críticos se calavam. ;)

Ainda bem que não tem. Se reparares bem muitas distribuições estão a fundir-se, e na minha opinião esse é o caminho, não estou a dizer que só quero ver 2 ou 3 distribuições Linux, por mim podem existir as que existem.  Mas se há 2 empresas com 50 programadores a desenvolver 2 distribuições com um nome diferente e os mesmos objectivos não era melhor juntar as 2 empresas e metade fica para o desenvolvimento do SO e a outra metade desenvolver aplicações para áreas de negócios?! 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Provavelmente o que foi mal feito foi o deployment.

Isso é uma imagem do ministério. Nenhum Caixa Mágica de todas as escolas que já vi/estive alguma vez funcionou.

Para equilibrar as coisas sei de várias em que funciona.

Sou a favor da utilização de Distros Portuguesas,

Porquê?

Que é que elas têm que as outras não têm?

Para o Software Livre é irrelevante a nacionalidade, porque afinal de contas ele é feito por pessoas de todo o mundo.

As distribuições devem ser escolhidas com base nas suas politicas de licenciamento de software e em seguida por vantagens técnicas objectivas, escolher algo apenas por ser feito em Portugal é parvo.

om Caixa Mágica... já é mais complicado. Smiley O suporte a sistemas unix-based é caro, e o dinheiro não pode ser gastado todo só de 1 vez.

Isso não é verdade!

Uma coisa são os sistemas Unix. Que são sistemas proprietários, fechados e controlados por empresas, outra coisa é o GNU/Linux. O suporte para GNU/Linux não é mais caro que o suporte para window$. Isto claro se tivermos a falar de suporte com a mesma qualidade (que é a única coisa que pode ser comparada com honestidade intelectual).

O que é que a CM traz que as outras não trazem?!

Que eu saiba, configura automaticamente, diversos equipamentos utilizados por ISPs em Portugal. Talvez faça outras coisas muito especificas ao nosso mercado que outras distribuições também não fazem.

o Software Open-Source de gestão que necessitas é bastante reduzido, basicamente só tira facturas, mais nada! Queres ligar um PDT para fazer um inventário não podes...

Não é verdade!

Existe software de gestão muito mais completo que isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o Software Open-Source de gestão que necessitas é bastante reduzido, basicamente só tira facturas, mais nada! Queres ligar um PDT para fazer um inventário não podes...

Não é verdade!

Existe software de gestão muito mais completo que isso.

Obviamente que tem mais funções, claro que não tiram só facturas. Consegues dizer-me um que esteja ao nível do GesPOS da Escripóvoa? Pesquisei e os que encontrei não tinham metade das funções, por exemplo o Evaristo. Obviamente que depende da área de negócio e se quem o vai utilizar explora o software ao máximo. Mas eu pergunto-te se me consegues indicar um sofware Open Source ao nível do GesPOS para utilização em SuperMercados com 1 servidor e vários terminais, em várias lojas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Consegues dizer-me um que esteja ao nível do GesPOS da Escripóvoa?

Não conheço esse software, por isso não posso fazer esse tipo de comparação. Fazer esse tipo de comparação seria intelectualmente desonesto.

O Evaristo é um software de facturação para PMEs, não se destina a mais que isso. E o software de gestão é várias coisas diferentes, desde completos ERP, a software de facturação, gestão de stocks, CRM, software de contabilidade, etc... E para todas essas áreas há software de gestão licenciado como Software Livre ao nível dos concorrentes proprietários.

Em software de gestão tens coisas como o compierre, sugar crm, facturalux, etc...

O Evaristo pode fazer isso que tu dizes. Mas tens que ser mais especifico, porque devem de haver milhares de softwares a fazer isso com todos os tipos de licenciamento.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

falco, se uma distro é portuguesa é uma vantagem para mim, claro que tem de ter mais vantagens, ser nacional apenas não chega, mas tanto a CM como o Alinex têm muitas mais vantagens, e para uso escolar servem perfeitamente...

ao utilizares uma distro nacional nas escolas dás o exemplo que é possível em Portugal desenvolver sistemas Linux, só pelo exemplo valia a pena, quando o estado adquire distros Linux para a função publica, compra também o suporte, é melhor para a nossa economia pagar a uma empresa portuguesa do que a uma estrangeira, neste caso a empresa que ganha é quem desenvolve e não uma terceira empresa de serviços, é importante desenvolvermos soluções para os nosso problemas há vantagens em sermos um país cada vez mais auto-suficiente, há protocolos com empresas nacionais, a possibilidade de configurar automaticamente, diversos equipamentos utilizados por ISPs em Portugal. Talvez façam outras coisas muito especificas ao nosso mercado que outras distribuições também não fazem. (como tu bem disseste)

Sou a favor da utilização de Distros Portuguesas, porque sei que têm qualidade para justificar o seu uso.

como alguem disse:

"O facto de se tratar de um produto nacional, aliado a algumas parcerias estratégicas com empresas portuguesas, pode constituir um trunfo para o sucesso do projecto junto do sector público"

"É um projecto desenvolvido em Portugal e por isso constitui um estímulo ao desenvolvimento da indústria de software nacional."

mpeixoto, espero que estejas enganado e que cada vez mais haja mais distros Linux, faz parte de filosofia Linux "liberdade de escolha", gosto de ter muito por onde escolher e muito para experimentar, acho que o futuro passa por diversificar cada vez mais.

eu conheço o software da escripovoa, e não conheço nada a nível de open source que faça o deles consegue fazer para sistemas POS. Tem de haver uma coexistência saudável entre software livre e software proprietário, e continuar a trabalhar para desenvolver mais soluções

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora