• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

joninho

Site numa só página

8 mensagens neste tópico

Boas, eu gostava de saber como é que posso fazer um site numa só página e com privilégios, eu sei que tenho de fazer em base de dados, pelo menos quero assim :), fasso uma tabela para users, outra para o conteudo, tipo isto:

Create table 'conteudo'(

pagina varchar(15),

privilegio int(1),

conteudo text,

primary key counteúdo)

pronto, isso foi só para preceberem os campos que vai ter a tabela, depois o que eu quero é  tipo relacionar essa tabela com a outra, e ao iniciar o site abre a index.php e o utilizador so utiliza a index.php mas vai buskar o conteudo ah BD, por exemplo um utilizador nao registado e que nao esteja logado é um visitante, tem privilégio 0.

0 - Visitante:

só lhe aparece um menu com HOME | PORTFOLIO | SOBRE.

1 - Registado:

aparece HOME | PORTFOLIO | CONTACTOS | SOBRE | PREÇOS

2 - Admins:

Aparece o mesmo k o 1, mas com PAINEL DE ADMINISTRAÇÃO, para poder mudar o conteudo da BD, e como o conteudo do site ta na bd pode alterar o site sem ter k fazer novas paginas nem novos uploads... gostava que me dessem umas luzes... Cumps...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pronto... entao tens k usar as sesson's em php, em k vais ter k que ter na base de dados um campo com o nivel do utilizador com por exemplo:

0 - nao registado

1 - registado

2 - admin

as base de dados podes ter 2 tabelas .... uma para utilizadores com os seguintes campos:

tabela utilizdor:

id_user

user

pass

nivel

id_register

tabela registado

id_register

nome

contactos

sobre

preços

o protfolio usa tipo uma maneira de ir buscar ficheiros em php tb..

espero ter ajudado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes usar talvez um sistema de login com sessions, e assim verificas se o utilizador está ou não registado.

Para diferenciar os registados dos admin, fazes um if e metes menus diferentes para previlégios diferentes :)

PS: De um momento para o outro fiquei um ano mais velho :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pronto... entao tens k usar as sesson's em php, em k vais ter k que ter na base de dados um campo com o nivel do utilizador com por exemplo:

0 - nao registado

1 - registado

2 - admin

as base de dados podes ter 2 tabelas .... uma para utilizadores com os seguintes campos:

tabela utilizdor:

id_user

user

pass

nivel

id_register

tabela registado

id_register

nome

contactos

sobre

preços

o protfolio usa tipo uma maneira de ir buscar ficheiros em php tb..

espero ter ajudado

nao precebi para k é o id_register, e tipo 2 tabelas? e uma para os admins? nada disso? eu podia fazer com IF's, mas quero armazenar o conteúdo na bd...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

uma das tabelas e so msm para os users tipo parte de login, a outra e a informaçao dos users os dois ID sao as ligaçoes entre as duas tabelas.. para kd uma pessoa se liga o programa saber a que se destina...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isto ainda tá um pouco confuso na minha cabeça... :X amanha vejo isso melhor agora vou dormir XD

Cumps.. amanha tento procurar mais sobre o assunto e depois deixo aqui outro post ok?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vamos la ver se sou capax de explicar...

imagina uma morada...

exemplo: rua da saudade essa rua tem varias casas cada casa é um utilizador, logo cada casa tem um numero, mas em cada casa tens coisa diferentes logo essas duas tabelas a primeira digamos k e tabela da morada com o numero, esse numero e o id_users, mas depois queremos os promenores entao precisamos saber que o numero X pretence a casa X logo precisamos de saber a quem pretence, por isso o id_register, assim ficamos a sabem k a casa id_user 5 pretence a casa id_register 5 que tem os seus proprios dados... e tornas a divisao de dados mais facil de trabalhar os dados...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tabela utilizdor:

id_user

user

pass

nivel

id_register

tabela registado

id_register

nome

contactos

sobre

preços

opah, o id_register e o id_user sao os dois auto_incremente neh?, mas opah, eu nao precebo, nao seria melhor fazer assim:

o php fazia do tipo cases,

switch($privilegio){

case "1":

echo "registado:";

break;

case "2":

echo "admin";

break;

default:

echo "visitante":

break;

}

e aquilo ia buscar ah bd o privilegio, se a pessoa tivesse feito o login, senão ele via logo que era visitante logo, o privilegio é "0", so apresenta alguma parte do menu :X neh?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora