• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Guest plop

Programadores em de ASP

Programadores de ASP / ASP.net   100 membros votaram

1. 1. Programadores de ASP / ASP.net

• sim
      61
    • não
      28
    • já usei disso...
      13

Please inicie sessão ou registe-se para votar.

31 mensagens neste tópico

é impressão minha ou muita pouca gente aqui no sítio gosta de asp??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nuna experimentei ASP se queres que te diga. Tenho andado a ler sobre PHP e leio que PHP leva vantagens sobre ASP. Para além disso, os servidores que supostam ASP ficam mais caros segundo o que sei.

Mas um dia hei-de experimentar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os servers ASP são mais caros porque correm em windows :) Logo sabe-se que ficam mais caros se forem legais :)

Os servers PHP são mais baratos porque correm normalmente em Linux / FreeBSD / Whatever e como é free ficam mais baratos :P

Pessoalmente já tentei aprender ASP.NET mas não gostei... por isso respondi Não na Poll :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

asp e a linguagem da microsoft para a net digamos assim k tenta fazer face ao php, mas o php e mais usado devido a se de borla... free .. asp axo uma vantagem pk quem programa em vb ou vb.net tem mta facilidade em se meter no asp.. eu nk programei asp... tb tentei mais no php...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu nunca usei asp...mas ja me disseram que é +- a mesma coisa que php...ou tipo é o php da  M$$ ...

agora so php...  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu uso no trabalho ASP.NET

mas há poucos web hostings que disponibilizam suporte para ASP.NET

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

poix esse e problema do asp nao ser mais programado.. mas axo que ja li em algum lado que da para meter o asp a funcionar com o apache..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

sim dá eu andei a brincar a uns temos com o apache e estava configurado para APS.NET. Só precisas apenas de ter instalado o Framework 1.1 e instalares o mod do ASP.NET que está disponivel na pagina do Apache. Para correres em Framework 2.0 tens a possibilidade de usar o mono que tambem funciona.

Atentamente,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

poix eu tinha essa ideia... o Framework 1.1 e so para o ASP ou tb para o ASP.net ? ou para o ASP.net e preciso o mono??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

O framework 1.1 funciona nos dois, nisso não há problema nenhum. :confused: No framework 2.0 é que só funciona o mono.

Atentamente,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu programa em ASP é o que estve a dar neste ano na escola, como a minha escola tem parcerias com a m$ percebe-se pq dou ASP e não PHP.

Quanto ao ASP, não desgosto é VB style, o codigo é bastante intuitivo e user friendly o mesmo já não se passa com o PHP, mas como em tudo é uma questão de habito, pelo que vi até agora as linguagens são praticamente iguais só muda a sintaxe, portanto julgo que quem programa/programou em ASP facilmente perceberá o PHP e vice versa.

:smoke:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu digo o mesmo que a maioria disseram MAS... em relação ao ASP.NET.

Eu já fiz trabalhgos em php, e à 2 anos mudei-me para o asp.net e.... não tenciono voltar a programar só em php.

Acho que a estrutura de um webproject feito em .net n tem nada mas nada a ver com a estrutura feita em php.

Em .net, com o visual studio, que é poderossisimo, eu consigo organizar-me muito bem. Se eu estiver um ano sem mexer num projecto... e se voltar a mexer, facilmente entendo onde está cada coisa! Entre outras melhorias...

É verdade que, efectivamente, suportar um alojamento em asp, fica mais caro do que suportar um site em php. Mas de quanto estamos a falar? + 50 centimos ao mês? Mais 1 euro? É isso que faz tanta diferença? Se formos a ver nem somos nós que pagamos essa diferença, é sempre o cliente.

E... se formos ver a perspectiva do cliente, de um lado tem o php, que é open source e funciona de acordo com a GNU.

De outro tens o asp, defendido pela microsoft. Eu sei que toda a gente fala mal da microsoft mas... é simplesmente a maior empresa mundial. E mesmo os que falam mal, continuam a usar o windows (excpeto excepções), o office, etc etc etc...

Se eu tivesse uma empresa, ou um negocio de risco, e quisesse fazer um site da minha empresa, acho que o asp tem vantagens em relação ao php.

Corrijam-me se estiver enganado mas... o php podia acabar amanhã, que ninguém se responsabilizava n era?

Com o asp sabemos que isso jamais poderá acontecer.

Toda a gente diz que o php éde borla e o asp não é... Mas, quantos de vocês pagam um tostão que seja para programarem em asp?

Como já aqui foi dito pode-se correr pelo apache. Ou pode-se simplesmente instalar o iis, e programar em txt. Por isso não percebo o vosso problema com o "preço"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Toda a gente diz que o php éde borla e o asp não é... Mas, quantos de vocês pagam um tostão que seja para programarem em asp?

Como já aqui foi dito pode-se correr pelo apache. Ou pode-se simplesmente instalar o iis, e programar em txt. Por isso não percebo o vosso problema com o "preço"

Talvez seja eu que estou enganado, mas penso que o problema, quando nos referimos a preço, tem a ver com servidores que suportem ASP. Isto porque servidores grátis com suporte para PHP arranjas aos montes e ASP não (que eu conheça). Para além disso, há sempre o factor portabilidade. PHP é altamente portável enquanto que ASP não (mesmo com o Mono em Linux, que não sei se suporta).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a carreira de programador é muito ambiciosa, requer muito trabalho, empenho, e tempo.

A linguagem que se escolhe pode não ser a mesma que iremos programar daqui a 5 anos, mas... podem ser 5 anos sempre a programá-la.

Vais-me dizer que a linguagem que esse programador escolhe, depende se existe servidores grátis ou não? Não será isso uma fasquia demasiado baixa?

(mas tb existem servidores grátis para asp)

Mas, quando o programador começa a ser exigente, e começa a querer fazer as coisas como deve de ser... vai querer um servidor de alojamento que ofereça garantias, rapidez, backups, que esteja on 99% etc etc... e isso só pagando. E se fores ver os preços desses alojamentos, variam muito pouco de php para asp. É por 1 euro ao mês que se escolhe php, em relação ao .net?

Falas tb em versatilidade. Diz-me lá uma coisa que o php faça que o asp n faça...

Da mm maneira que corres php em windowns, tb corres asp em apache...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
A linguagem que se escolhe pode não ser a mesma que iremos programar daqui a 5 anos, mas... podem ser 5 anos sempre a programá-la.

Vais-me dizer que a linguagem que esse programador escolhe, depende se existe servidores grátis ou não? Não será isso uma fasquia demasiado baixa?

Bem, para mim programar numa linguagem como o PHP, onde existem muitissimos alojamentos gráts é uma vantagem (tenho 16 anos e programo há um ano). Agora, compreendo que a utilização de tecnologias onde se paga pelo servidor, quando falamos de programadores profissionais, talvez seja a mais apetecível na medida em que essa tecnologia seja superior á linguagem open-source.

Mas, quando o programador começa a ser exigente, e começa a querer fazer as coisas como deve de ser... vai querer um servidor de alojamento que ofereça garantias, rapidez, backups, que esteja on 99% etc etc... e isso só pagando.

Estou perfeitamente de acordo. Como referi anteriormente, essa situação dá-se quando o grau de exigência tem maior relevância que o possível custo. Eu falo como programador amador e iniciante, talvez daqui a alguns meses ou anos tenha uma opinião diferente.

Falas tb em versatilidade. Diz-me lá uma coisa que o php faça que o asp n faça...

Da mm maneira que corres php em windowns, tb corres asp em apache...

Eu não falei em versatilidade. Falei em portabilidade da tecnologia. Programas ASP em Linux? Só se usasses o Mono, porque Linux não suporta .NET por definição...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu votei sim.... estou mais numa onda de aspx 2.0... é mt fixe...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha que fixe a última msg foi inserida no meu dia de anos :P

Olá pessoal, é a minha primeira msg no fórum, isto parece bastante porreiro  :P

Em relação ao ASP.. votei sim, por enquanto é a unica linguagem com a qual estou mais ou menos à vontade e tenho feito já alguns sites. Meti-me no ASP pq em temos brinquei um bocado com VB então pareceu-me mais fácil. Mas agora tb tou a aprender PHP e já tenho um projecto que se calhar vai servir de catapulta pra esse mundo novo..!

Agora, há aqui uma coisa que se estão a esquecer, em relação aos custos, o ASP acaba sim por sair mais caro. Talvez não em alojamento, que hoje em dia acabam por estar muito próximos. Mas dou-vos o exemplo simples.. quantas vezes precisamos de ter um site cujo backoffice tem que permitir o envio de imagens e o seu redimensionamento automático? Ou então galerias de imagens, onde é preciso fazer thumbnails.. ou mesmo criar imagens on-the-fly, escrever watermarks em imagens enviadas pelos users.. ou mesmo mais comum ainda, upload de ficheiros versátil.. .etc?

Tudo isto parece básico em PHP pq o suporte é todo nativo! Em ASP temos que comprar componentes específicos que normalmente não são nada baratos. Por exemplo, talvez o mais utilizado para thumbnails em ASP é o ASPJpeg duma empresa chamada Persits - custa só $195 uma licença para UM servidor! o ASPUpload da mesma empresa custa $149 para um servidor apenas.. e há mais, imaginem só, criação de PDF's, compressão ZIP.. utilidades de rede estilo pings, trace routes que podem não ser tão utilizados mas se for preciso tem que se pagar.

Para mim esta é a grande desvantagem do ASP face ao PHP, e é por isso que quero aprender a segunda.

Espero que me possam ajudar nas minhas dúvidas de noob que vão começar a aparecer brevemente :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E assim a microsoft disponibiliza uma versao gratuita que e o visual studio express 2005 para programar asp.net que faz exactamente a msm coisa que o programa que custa resmas de dinheiro so que nao diz professional edition.. quanto ao preço de um servidor eu recentemente alguei um espaço em www.tuganet.com onde pagas tanto por um servidor php como por asp.net. se calhar o php ainda esta mais em "Uso" do que o asp.net mas vai demorar muito para ser o contrario, esta nova ferramente da microsoft veio de novo acender a luta que ha entre o asp.net e php, e acho que desta vez a microsoft ja leva vantagem.. Eu programo as duas coisas, mas de longe prefiro asp.net....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A mim é ASP, php só mesmo muito pouco... E acho que o pessoal (+eu) daqui do forum de ASP podia desenvolver um projecto, para diversificar um pouco, porque nesta comunidade os projectos programação web são todos (ou grande parte) de PHP...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pa, nao uso mt asp, pk axo 1 beka dificil, e nao sao todos os servers free ke suportam isso...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

'dificil' ? isso depende, eu acho o PHP muito pior... tem demasiados simbolos  loool.   

I love ASP

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só queria deixar aki uma pequena mensagem no que diz respeito a preços de servidores de ASP...

eu comecei a programar em ASP com o IIS do m$ windows 98, e trabalha muito bem. Muito pouca gente deve ter um computador'zeco' com esse S.O. arrecadado que pode fazer maravilhas! Com Bases de dados em modo DSN-Less.

Para mim a vantagem do ASP e não do ASP.NET ou PHP é que a linguagem é "à la" PASCAL, area que domino muito bem.

Mas actualmente estou a pensar iniciar-me no PHP o problema vai ser a sintaxe e o tempo!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto ao preço na realidade tb existem servidores gratuitos para asp.net

http://www.411asp.net/home/hosting/freehost

Quanto a qualidade , isso depende mais dos programadores do que da tecnologia

( existem bons projectos em PHP como maus, e o mesmo passa-se no asp.net)

Ferramentas tb existem gratuitas para um e outro

Portabilidade é possivel tanto com o Mono como o "chilisoft, que agora penso que é da colbat"

Isto é mais uma questão de gosto, estudo e tempo.

A unica grande coisa que me faz preferir ainda o DOt NET é o visual studio que apesar de algumas coisas más é um dos IDE mais completos. Mas mesmo isso é uma questão de gosto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu só venho corrigir uma coisa, diseram que o php pode acabar amanha e ninguem se responsabiliza enquanto  o dotnet nao, acho  o contrario, se a microsoft quizer (que nao quer como é logico) acabar com o dotnet acaba e pronto, acabou enquanto que com o php "eu" ou "tu" podemos pegar nisso e desenvolver, é a logica do opensource.

Quanto a comparaçoes... ASP ou PHP... a uns anos vime forçado a envergar por uma... programava ja a bastante tempo ASP, e mesmo não conhecendo muito bem o PHP dediquei-me a ele... e não me arrependo. penso que o PHP é a linguagem do futuro.

Atenção, nao digo que o PHP seja melhor que ASP QUE NAO ACHO! porque php está muito mal organizado em relação ao ASP...

Mas cada dia que passa está a ficar quase tão bom, e isso vai chegar ao ponto em que vai passar o ASP.

É a minha opinião...

Quanto a outro tema aqui abordado, um programador JAMAIS deve de saber apenas uma linguagem é muito mau, mas sim, deve de saber muito bem uma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora