• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mpeixoto

Apple desilude investidores e cai 8%

2 mensagens neste tópico

A Apple anunciou uma subida de 57% dos lucros do primeiro trimestre fiscal, impulsionada pelas compras natalícias de computadores Macintosh e de leitores de música iPod. No entanto, as previsões para o segundo trimestre ficaram aquém do esperado pelos analistas, o que fez com que as cotações perdessem 8% no mercado "after-hours".

O resultado líquido subiu para 1,58 mil milhões de dólares, ou 1,76 dólares por acção, contra mil milhões (1,14 dólares/acção) um ano antes, anunciou a empresa norte-americana. As vendas cresceram 35% para 9,61 mil milhões de dólares. Os analistas antecipavam lucros de 1,60 dólares por acção e receitas de 9,43 mil milhões no trimestre terminado a 29 de Dezembro.

Quanto às previsões da Apple para o segundo trimestre, estas falharam as estimativas dos analistas, intensificando o receio de que um abrandamento da economia dos EUA possa diminuir os gastos com computadores e electrónica de consumo, como é o caso do iPod e do iPhone. Recorde-se que o CEO Steve Jobs apresentou um "notebook" ultra-fino na semana passada, com o objectivo de estimular as vendas.

No próximo trimestre, os lucros deverão ascender a 94 cêntimos por acção, com o volume de vendas a prever-se em 6,8 mil milhões de dólares, anunciou a Apple. Estes valores ficam aquém das estimativas dos analistas inquiridos pela Bloomberg, que apontavam lucros de 1,11 dólares por acção e vendas no valor de 6,98 mil milhões de dólares.

"A Apple está desproporcionalmente exposta a um potencial abrandamento económico", comentou à Bloomberg um responsável da Sanford C. Bernstein, Toni Sacconaghi. "O movimento de alta estimulado pelos lucros poderá ser mais limitado este ano", acrescentou.

Fonte: http://www.negocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=Content_Empresas&CpContentId=309914

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado
Este tópico está fechado a novas respostas.