• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sir Pereira

Requisição de Opinião

27 mensagens neste tópico

Boas,

venho aqui mais uma vez, mas agora pedir uma opinião.

Eu actualmente programo em VB.Net, e gostava de avançar e conhecer e começar a programar uma nova linguagem. Pensei seguir a plataforma .Net, que penso que me venha a ser mais fácil, como já uso o VisualBasic, logo, pensei em seguir-me pelo C#.

Gostava de saber a vossa opinião sobre o que eu penso, ou dar as vossas próprias sugestões.

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se eu fosse a ti largava a plataforma .net...pelo menos até aprender uma linguagem mais a sério...mas isso era eu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estás a dizer que C# ou Python, entre outras, não são linguagens sérias?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estás a dizer que C# ou Python, entre outras, não são linguagens sérias?

Define Python. IronPython ou Jython/PyPy/CPython/Stackless Python/PyS60/... ?
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se eu fosse a ti largava a plataforma .net...pelo menos até aprender uma linguagem mais a sério...mas isso era eu.

As linguagens da plataforma .Net não são a sério ? Então o que é linguagens a sério para ti ? Assemby ? C ? Lisp ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu penso que C# é uma boa aposta.. força nisso....

Eu também voltei-me mais para esta porque no desenvolvimento e na sintaxe, pelo que vi é muito parecido com o Visual Basic, e depois com as tais parecenças de C, e tudo misturado.

Mas acho que vou seguir este caminho...

Buttpt a que linguagens te referes?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Define Python. IronPython ou Jython/PyPy/CPython/Stackless Python/PyS60/... ?

Python -> Linguagem, noção abstracta. Conjunto de regras de sintaxe e semântica....

IronPython, etc -> Implementações de Python. Programa que seguindo as regras definidas por Python, interpreta um texto, e produz algo, no caso de IronPython o tal CLI.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Python -> Linguagem, noção abstracta. Conjunto de regras de sintaxe e semântica....

IronPython, etc -> Implementações de Python. Programa que seguindo as regras definidas por Python, interpreta um texto, e produz algo, no caso de IronPython o tal CLI.

Exactly my point (se era a linguagem em geral ou se era a implementação .NET da Microsoft). :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebi. Acho que no meu post é perfeitamente claro que me estou a referir à linguagem e não a nenhuma implementação. Aliás até usei a palavra "linguagens"...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebi. Acho que no meu post é perfeitamente claro que me estou a referir à linguagem e não a nenhuma implementação. Aliás até usei a palavra "linguagens"...

Sim, mas como se estava a falar em .NET, foi para tirar as teimas. :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Da afirmação dele, eu apenas consigo deduzir que as linguagens que ele já sabe (e só referiu VB.Net) não são "a sério". Não sei se era objectivo do autor ou não incluir o C# no conjunto de linguagens não sérias, mas ele não disse isso!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Da afirmação dele, eu apenas consigo deduzir que as linguagens que ele já sabe (e só referiu VB.Net) não são "a sério". Não sei se era objectivo do autor ou não incluir o C# no conjunto de linguagens não sérias, mas ele não disse isso!

Mas ele mandou largar o mundo .Net até que tivesse aprendido uma linguagem séria.... daí pressupõe-se que o mundo .Net não possui linguagens sérias... foi o que eu tirei..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas ele mandou largar o mundo .Net até que tivesse aprendido uma linguagem séria.... daí pressupõe-se que o mundo .Net não possui linguagens sérias... foi o que eu tirei..

Não, daí pressupõe-se que ele até agora ainda não aprendeu nenhuma linguagem séria!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok ok, a discussão está muito interessante, mas será que nos podemos centrar no verdadeiro assunto do tópico? :P

Desculpem, mas é que eu estava mesmo era a tentar reunir opiniões...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ele disse "aprender uma linguagem a sério", não sabes se ele quis dizer "linguagem séria" ou "aprender a sério uma linguagem".

A língua portuguesa é lixada. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o que é que eu fui dizer...anyway...

Eu não estava de modo algum a afirmar que as linguagens com base na plataforma .NET não são sérias. Aliás a plataforma permite fazer coisas extraordinárias. Eu já por lá 'andei' e sei trabalhar com elas, posso dizer que razoavelmente bem em VB.NET e um pouco em C#.

Contudo, na minha opinião, as linguagens que têm como base a plataforma .NET não são linguagens que ensinam uma 'forte programação' ou que exigam 'saber programação'...como dizer isto?

Quando começei a programar iniciei-me no Pascal, e assim que me vi com algumas bases, e graças a uma das edições das revistas programar, decidi passar para a plataforma .NET, mais específicamente para o Visual Basic.NET. Todo este tempo programei na referida linguagem, desde o mais básico até algo um pouco mais complexo.

Contudo, não pude deixar de notar que a linguagem me limitava de certa forma, não só por ser baseada na plataforma .NET mas por uma série de outras coisas. "Ah e tal, mas a mim não me limita nada, podes fazer tudo...", eu sei. Quando programava em vb.net pensava o mesmo, e não estou a dizer que não seja verdade. Porém, nalguns aspectos não consigo deixar de achar que a linguagem me limitava de certo modo, e isto não era/é só a minha opinião. Eu já estava para aqui a escrever mas decidi voltar atrás e apagar o que tinha escrito porque não me quero expressar mal, ou estar a expandir muito sobre o assunto.

Agora que adicionei C à secção "known languages" do meu cérebro, sinto que sei muito mais programação agora do que sabia com cerca de 2 anos de vb. Talvez por programar a um mais baixo nivel...mas eu sinto que evolui, principalmente na minha maneira de pensar e criar algoritmos. Isto foi o que eu quis dizer...se ele 'massacrar' a cabeça numa linguagem não tão acessível, quando voltar à plataforma terá mais facilidade em lidar com a mesma.

Para além disso, a plataforma .NET permite programar para Windows...não esperem...para Windows + .NET Framework. Percebem?

Qual é a piada disso? He he...Windows + ter de andar sempre com a plataforma atrás?

Mas tal como eu referi na minha afirmação...

...foi uma afirmação sem 'duplas intenções'.

Mas ele mandou largar o mundo .Net até que tivesse aprendido uma linguagem séria....

1º- Eu não mandei ninguem fazer nada. Mais uma vez...(desta vez a vermelho)

daí pressupõe-se que o mundo .Net não possui linguagens sérias... foi o que eu tirei..

2º- É melhor voltares a ler o meu post.

Não, daí pressupõe-se que ele até agora ainda não aprendeu nenhuma linguagem séria!

Então e como 'prepuseste' tal coisa? Podes-me indicar como chegaste a tal conclusão através de:

E fico-me por aqui...peço desculpa ao DJ_BloodHunter não pelo que disse, mas por ter causado uma 'inundação' no tópico.

Cumprimentos a todos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então e como 'prepuseste' tal coisa? Podes-me indicar como chegaste a tal conclusão através de:

Daqui:

Aquilo que pressupus a partir do teu comentário está mais atrás.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

...foi uma afirmação sem 'duplas intenções'.

Então foi o post sem necessidade... uma vez que não era para o ajudares.. foi só para dizeres o que fazias..

Mas voltando ao tópico.. pois já percebi o teu ponto de vista...

Aconselhas C ?  Ou também só tavas a falar de ti ?  Porque o DJ_BloodHunter quer é ajuda não quer aquilo que fariamos..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Daqui:

Aquilo que pressupus a partir do teu comentário está mais atrás.

Ok, entao desculpa. Pensava que te referias ao meu post.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Buttpt, concordo contigo excepto num ponto.

Fiquei com a ideia que o DJ_BloodHunter queria aprender uma nova linguagem de programação do que propriamente aprender a programar. Nesse aspecto C# parece-me uma excelente opção, visto que já está bastante acostumado ao VB.Net, ou seja, toda a parte de conhecimento relacionado com as bibliotecas da linguagem já estão aprendidas. Focando a aprendizagem apenas na sintaxe da linguagem.

Obviamente, que se fosse para fazer com o cérebro abrange-se novos horizontes, aí recomendaria Haskell... obviamente :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eish, guerrinhas! </pita>

Na minha opinião, C se quiseres aprender mesmo como funciona, nem que tenha de ser à martelada e tiveres paciência com os muitos erros que vais dar de início. Se quiseres algo mais soft mas que te dê para tudo, Python é uma boa escolha. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Buttpt, concordo contigo excepto num ponto.

Fiquei com a ideia que o DJ_BloodHunter queria aprender uma nova linguagem de programação do que propriamente aprender a programar. Nesse aspecto C# parece-me uma excelente opção, visto que já está bastante acostumado ao VB.Net, ou seja, toda a parte de conhecimento relacionado com as bibliotecas da linguagem já estão aprendidas. Focando a aprendizagem apenas na sintaxe da linguagem.

Obviamente, que se fosse para fazer com o cérebro abrange-se novos horizontes, aí recomendaria Haskell... obviamente :)

Eish, guerrinhas! </pita>

Na minha opinião, C se quiseres aprender mesmo como funciona, nem que tenha de ser à martelada e tiveres paciência com os muitos erros que vais dar de início. Se quiseres algo mais soft mas que te dê para tudo, Python é uma boa escolha. :)

Exacto...estava a ver que ninguem me compreendia :) ^^

Então foi o post sem necessidade... uma vez que não era para o ajudares.. foi só para dizeres o que fazias..

Mas voltando ao tópico.. pois já percebi o teu ponto de vista...

Aconselhas C ?  Ou também só tavas a falar de ti ?  Porque o DJ_BloodHunter quer é ajuda não quer aquilo que fariamos..

Nome do tópico = Requisição de Opinião :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu se fosse a ti ia para C#. Tem uma curva de aprendizagem mais suave para quem sabe algo de VB.net.

Quando estiveres habituado à sintaxe de C# pensas em algo mais fora desse mundo. C/C++, por exemplo :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu se fosse a ti ia para C#. Tem uma curva de aprendizagem mais suave para quem sabe algo de VB.net.

Quando estiveres habituado à sintaxe de C# pensas em algo mais fora desse mundo. C/C++, por exemplo :P

Por acaso já ouvi por aí precisamente o contrário, começar por C/C++ e só depois C#  :)

Obrigado a todos pelas opiniões... espero por mais :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora