• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vbmaster

Revista PROGRAMAR: Edição 12 - Janeiro 2008

20 mensagens neste tópico

Revista PROGRAMAR

Edição 12 - Janeiro de 2008

ed12.jpg

(clica para download)

Com um novo ano chega uma nova edição da revista Programar, ainda que um pouco mais tarde do que o esperado. No entanto, a revista continua em grande e em força na tarefa de levar a todos o melhor da programação em português para portugueses. Nesta edição poderá contar com:

• Programação Orientada a Objectos em C#
  • Shell Script
  • Grafos - 2ª Parte
  • Abstracção de SGDBs em PHP - AdoDB
  • Programação Saudável
  • Faça o seu media center com o GeexBox

Até Março!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom trabalho :) de todos os membros da revista :D e valeu mais uma vez o esforço, quanto à revista em si, vou fazer o download para ficar com a release final, pois já vi os artigos :D ...

keep the good work ;):)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apesar de atrasada, continua excelente. Aconselho todos a lerem, especialmente o artigo "Programação Saudável" ali do JoaoRodrigues. :)

Só gostava é que o pessoal com acesso à secção pensasse em escrever artigos e o pessoal que quer entrar, que entre já com uma ideia sobre o que vai escrever. Não é o staff que pede para escreverem como muita gente pensa, cada um de nós escreve sobre o que quer, ninguém tem tema atribuído. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já fiz o download da revista e vi só assim por alto... Tem um artigo que ainda a semana passada deu-me a pancada para brincar (leia-se estragar o sistema) em SHELL SCRIPT :)

Parabens por mais uma edição desta revista  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

Acabei de ler a revista e mais uma vez toda a equipa envolvente está de parabéns.  :cheers:

Contudo é sempre importante relembrar os cuidados e a postura a tomar quando se passa horas em frente ao computador... para evitar mais tarde, males maiores... mas nem sempre é facil permanecer sempre na postura correcta (falo por mim...), por isso me queixo das dores com que fico por não ter esta atitude....  :) , mas enfim... tenho que aguentar.

Mais uma vez parabéns...

Fiquem bem  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostei bastante do artigo sobre Shell Scripting (até andava a pensar em fazer um, mas para postar na secção Linux).

Se bem que em vez de

x=`expr $x + 1`

eu prefiro fazer

x=$(($x+1))

Mas isso já são preferências :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostei bastante do artigo sobre Shell Scripting (até andava a pensar em fazer um, mas para postar na secção Linux).

Se bem que em vez de

x=`expr $x + 1`

eu prefiro fazer

x=$(($x+1))

Mas isso já são preferências :)

Pá ya eu fiz assim porque foi assim que aprendi e é como aprece em quase toda a documentação mas cada um usa como quer :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, parto tardio, mas foi :) Parabéns a todos!

Contudo é sempre importante relembrar os cuidados e a postura a tomar quando se passa horas em frente ao computador... para evitar mais tarde, males maiores... mas nem sempre é facil permanecer sempre na postura correcta (falo por mim...), por isso me queixo das dores com que fico por não ter esta atitude....  :) , mas enfim... tenho que aguentar.

Tar direitinho é complicado se não se estiver habituado :) Mas é uma questão de hábito. Estupidamente, "treina" a postura em sítios estranhos: no banho, a comer, etc. Vais ver que depois de um tempo, torna-se habitual estares bem sentada (ou bem em pé) :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parabéns a todos, ainda não li mas vou ler agora a seguir ao almoço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pá ya eu fiz assim porque foi assim que aprendi e é como aprece em quase toda a documentação mas cada um usa como quer :)

Pois.

Só uma coisa, podias ter mencionado o "read -s pass" onde disses "read pass", assim o que escrevias não aparecia no terminal (sempre útil quando se tratas de passwords).

Mas prontos, como se calhar a ideia era manter o artigo simples, compreendo (senão tinhas que falar do "shift" para os argumentos $1, $2, $3, etc. ou então do piping (com o | ), string splicing, gobbling (se bem que isso já seria mais no campo das regular expressions), etc.)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parabéns mais uma vez, mais uma edição bastante boa.

Todos os artigos estão fantásticos, mas quero destacar o artigo do Sr. Pedro Teixeira, porque está a meu ver excelente (amei mesmo o artigo). :)

Bom trabalho. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito boa como sempre, o artigo que mais gostei foi o do magician sobre shell script.

Obs: na página 10, a meio do 2º parágrafo("Mas como já devem ter...") a fonte já não é a mesma para o resto desse parágrafo. Mas isso quase nem se nota.

Continuem o bom trabalho

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para que tenham uma ideia a revista conta neste preciso momento com 1647 downloads!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para que tenham uma ideia a revista conta neste preciso momento com 1647 downloads!

Ia perguntar se os downloads não eram contabilizados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ia perguntar se os downloads não eram contabilizados.

Desde esta edição, sim. Neste momento vamos com 2577 downloads. :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oi pessoal!

Queria dar-vos os parabens pela revista, esta muito boa e tem conteúdos bastante uteis e interessantes  :P

Gostei particularmente do artigo do GeexBox, que já algum tempo tinha ouvido falar dele e pretendia usa-lo, e este artigo veio dar uma ajuda para ter mais noções sobre os mediacenters no Linux.

EDIT: Deixo aqui a sugestão, se poderiam nas proximas edições desenvolver artigo(s) sobre Flash/ActionScript :P

Cumps :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oi pessoal!

Queria dar-vos os parabens pela revista, esta muito boa e tem conteúdos bastante uteis e interessantes  :P

Gostei particularmente do artigo do GeexBox, que já algum tempo tinha ouvido falar dele e pretendia usa-lo, e este artigo veio dar uma ajuda para ter mais noções sobre os mediacenters no Linux.

EDIT: Deixo aqui a sugestão, se poderiam nas proximas edições desenvolver artigo(s) sobre Flash/ActionScript :P

Ainda bem que gostaste no meu artigo, fico feliz. :D Em relação a artigos sobre AS, se tiveres ideias e tempo, candidata-te à equipa da revista e propões o teu artigo. Realço que ninguém te vai dizer "escreve sobre X", cada pessoa sabe do que escreve. :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda bem que gostaste no meu artigo, fico feliz. :D Em relação a artigos sobre AS, se tiveres ideias e tempo, candidata-te à equipa da revista e propões o teu artigo. Realço que ninguém te vai dizer "escreve sobre X", cada pessoa sabe do que escreve. :P

Bem... fica então a ideia, eu vou criar então um artigo sobre ActionScript mostro á equipa da revista, para ver como sai então, até porque tenho alguma disponibilidade :P

So não sei para quem é que tenho que depois entregar o artigo, para ser analizado e como candidatar ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites