• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

softklin

[Resolvido] Ligar dois pc's do VMWare em rede

5 mensagens neste tópico

Boas pessoal!

Como redes não é propriamente o meu forte, estou a pedir-vos ajuda. Eu gostava de aprender um pouco mais de linux e redes, daí me ter surgido a ideia de ligar dois pc's com linux em rede.

Tento pegar no VMWare, crio nova team e tal, adiciono duas máquinas... começo a instalar o linux na primeira, até que me pede o endereço dns, DHCP e isso... Aí penso: mas como é que eu vou ligar estes dois sem nenhum intermediário?

Era aqui que gostava que me ajudassem: é possível ligar estes dois pc's um ao outro, um a fazer de cliente, outro de servidor? A minha intenção é apenas envolver os computadores virtuais, sem usar a rede do meu computador fisico.

Desde já obrigado :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que tens que colocar as 2 máquinas virtuais dentro da mesma rede no vmware, ou seja, usando uma opção que o vmware tem que diz algo como vmnet1, ou vm-net1 (é algo parecido com isto).

Depois é so instalar o linux...

Penso não esteja a dizer nenhuma barbaridade  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que tens que colocar as 2 máquinas virtuais dentro da mesma rede no vmware, ou seja, usando uma opção que o vmware tem que diz algo como vmnet1, ou vm-net1 (é algo parecido com isto).

Depois é so instalar o linux...

Penso não esteja a dizer nenhuma barbaridade  :)

O que me faz confusão é onde é que cada máquina adquire um IP, por exemplo. EU não tenciono ligar à Internet, é só mesmo ligar as máquinas para por uns programas cliente a interagir com o servidor, por exemplo, ftp, telnet, etc. Essas redes vm-net1 e afins, são redes independentes ou dependem sempre do meu computador (fisico) para comunicar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que me faz confusão é onde é que cada máquina adquire um IP, por exemplo. EU não tenciono ligar à Internet, é só mesmo ligar as máquinas para por uns programas cliente a interagir com o servidor, por exemplo, ftp, telnet, etc. Essas redes vm-net1 e afins, são redes independentes ou dependem sempre do meu computador (fisico) para comunicar?

Com a internet sim, entre eles não. O que o VMware é criar uma "subrede" em que vai haver um switch virtual entre a rede física e a virtual, e o switch vai servir DHCP. Nada mais.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se colocares as duas máquinas vituais na mesma cena (vm-net1) essas máquinas em principio vão comunicar uma com a outra.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora