• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Renzokuken

Dúvida Java - Gerar Horários

2 mensagens neste tópico

Boas,

Será que alguém é capaz de me dar uma ajudinha? Tenho de fazer um projecto que consiste, basicamente, em gerar horários escolares. O programa tem como dados de entrada 2 ficheiros (um com todos os horários de cada turma e outro com as disciplinas a que o aluno está inscrito) e como dados de saída um ficheiro com os melhores horários.

O meu único problema nisto é que não sei como combinar todos os horários de cada turma de modo a ter todos os horários possíveis (não sei se me estou a fazer entender!?).

Alguém é capaz de me dar uma ideia de como fazer essas combinações?

Thanks!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já estive envolvido num projecto desses. É mais trabalhoso do que a mior parte das pessoas pensam.

É uma das areas que ainda vai ter muitos avanços tecnologicos pois ainda só se está no principio.

Infelizmente não te posso ajudar muito pois não estive envolvido na parte de algoritmia, mas lembro-me que já havia por aí alguma documentação.

Fazer horarios de aulas é mesmo o pior, marcar exames por exemplos já é relativamente mais simples.

Vais ter que dispender uma quantidade de tempo grande a estudar as estrategias já existentes.

Saca uns quantos pdfs, imprime-os e lê-os

http://www.google.pt/search?q=timetabling+algorithm+pdf

Entretanto, quando já fores ameio da leitura e já tiveres mais ou menos uma ideia do tipo de aproximação que farás ao problema, podes ir desenhando a base de dados e implementando as várias operações de que precisarás, tipo: atribuiraula, atribuirprofessor, getnumerodealunos, getsobreposicoes, etc etc

Infelizmente não consigo ajudar mais do que isto :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora