• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

KiNgPiTo

Criar um forum de origem

21 mensagens neste tópico

boas...

sou admin de um forum ca da terra... lol mas esta registado num dakeles k ja vêm feitos e basta mudar os topicos e isso tudo... ate e facil e td mas vem carregado de publicidade e nao tenho liberdade nenhuma pra por pub minha nem a base de dados deixam copiar...

0 k eu keria era criar um forum de origem... do estilo do btnext ou outro parecido...

como faço ?? ouvi dizer k php e a linguagem mais usada pra isso mas n sei...

se alguem me pudesse ajudar em como fazer, começar, como tenho de fazer com a base de dados, etc...

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tu queres instalar um script de um forum ou queres fazer? É que php é usado para programar. O que tu deves querer dizer é phpbb (SITE).

Primeiro que tudo, para alojares um forum, necessitas de ter alojamento na net. Para teres alojamento tens de pagar. Claro que há alojamentos grátis mas têm sempre os seus inconvenientes, sendo o mais frequente a publicidade. Mas se procurares, és capaz de encontrar uns bons hosts grátis e sem pub.

Depois, sacas um script de um forum. Tens phpbb, smf, xmb...o que não falta prai são foruns. Penso que os mais usados são esses 3. Este do P@P, por exemplo, é smf...e penso que o btnext também.

Depois de fazeres a tua escolha e sacares o script, tens de transferir os ficheiros para o alojamento e proceder à instalação do script (normalmente é só seguir as instrucções).

Depois disto é só entrares no painel de administração e começares a configurar ao teu gosto.

Espero ter ajudado

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PHP é a linguagem mais utilizada sim, mas tu não vais programar, vais usar um script em PHP. Aconselho-te o SMF, o que o P@P usa. A PTsec usa o Invision Power Board, e a Techzone usa o vBulletin, ambos pagos. Estes 3 scripts são dos melhores que aí andam.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok... alguem me pode dizer como começar.. k programa tenho de usar, etc... (talvez um tuto..)

obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok... alguem me pode dizer como começar.. k programa tenho de usar, etc... (talvez um tuto..)

obrigado

??

Tu queres instalar um script de um forum ou queres fazer? É que php é usado para programar. O que tu deves querer dizer é phpbb (SITE).

Primeiro que tudo, para alojares um forum, necessitas de ter alojamento na net. Para teres alojamento tens de pagar. Claro que há alojamentos grátis mas têm sempre os seus inconvenientes, sendo o mais frequente a publicidade. Mas se procurares, és capaz de encontrar uns bons hosts grátis e sem pub.

Depois, sacas um script de um forum. Tens phpbb, smf, xmb...o que não falta prai são foruns. Penso que os mais usados são esses 3. Este do P@P, por exemplo, é smf...e penso que o btnext também.

Depois de fazeres a tua escolha e sacares o script, tens de transferir os ficheiros para o alojamento e proceder à instalação do script (normalmente é só seguir as instrucções).

Depois disto é só entrares no painel de administração e começares a configurar ao teu gosto.

Espero ter ajudado

Cumprimentos

- Sacas o script (vais ao site oficial)

- Com um programa de ftp transferes o script para o host

- Segues as instruções e instalas

- Configuras

- Está feito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpem-me "roubar" o tópico, mas djthyrax, discordo dessa desses tres scripts serem os melhores. O punbb na minha opnião é o software mais espectaular que conheço. É mortalmente mais rapido que qualquer um dos referidos, foi o primeiro a suportar sqlite, postgres e mysql, foi o primeiro a ter um output 100% XHTML valido, é muito mais segurto do que o phpbb ou o smf, tem suporte para templates e, o mais importante disso tudo para mim, está excepcionalmente bem escrito.

E a partir da versão 1.3 vai ter suporte para plugins sem mudar um caracter do codigo fonte, armazenando-os na base de dados. Vai partir a louça toda.

Ok... já chega da minha opiniao. Sorry

Anyway, o que eu queria dizer: vais ter que criar uma base de dados, nalguns casos o script de instalação cria-ta por ti, mas tens que ter um servidor mysql ( ou outro ) a funcionar. Ou suporte para sqlite.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpem-me "roubar" o tópico, mas djthyrax, discordo dessa desses tres scripts serem os melhores. O punbb na minha opnião é o software mais espectaular que conheço. É mortalmente mais rapido que qualquer um dos referidos, foi o primeiro a suportar sqlite, postgres e mysql, foi o primeiro a ter um output 100% XHTML valido, é muito mais segurto do que o phpbb ou o smf, tem suporte para templates e, o mais importante disso tudo para mim, está excepcionalmente bem escrito.

E a partir da versão 1.3 vai ter suporte para plugins sem mudar um caracter do codigo fonte, armazenando-os na base de dados. Vai partir a louça toda.

Ok... já chega da minha opiniao. Sorry

Mais seguro que o phpBB acredito, mais do que o SMF, ... duvido.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais seguro que o phpBB acredito, mais do que o SMF, ... duvido.

O SMF acho que já teve aí umas falhas de segurança que resultaram em meia duzia de foruns hackados, no punbb até agora só foram descobertas duas ou tres vulnerabilidades que permitiam ataques XSS de baixo risco e não chegaram a ser publicas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, está ao nível do SMF. No entanto, tens um leque de temas, mods e tudo o mais tão alargado como o do SMF? Ou o do IPB?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, está ao nível do SMF. No entanto, tens um leque de temas, mods e tudo o mais tão alargado como o do SMF? Ou o do IPB?

Na verdade acho que não. Penso que não há tantos temas nem tantos mods para o punbb como para o SMF, eu proprio já fiz um tema e uns 4 ou 5 mods que ofereci à comunidade de utilizadores precisamente porque não existiam mods para as funções que eu queria.

Por outro lado, o código do punbb está tão bem escrito que fazer uma modificação é caja... Depois de perceberes o código mais ou menos ( o que acontece rapidamente após o leres ) começas a poder curtir e fazer tudo o que queres daquilo... já o smf não está feito para ser lido. E diga-se de passagem que está mal escrito.

Assim só a titulo de exemplo, o smf não faz qualquer distinção entre template e tema, o que resulta numa rigidez completamente desnecessária.

O SMF tem uma comunidade de utilizadores gigantesca, daí a existencia de centenas de temas e modulos para uma catrefada de funções.

A comunidade de utilizadores do punbb é de facto mais pequena, mas por outro lado é composta por utilizadores que sabem melhor o que querem, é essa a filosofia que tenta seguir, um pouco o contrario do que a web se está a transformar hoje em dia.

Eu diria, se queres um forum para o personalizar ao milimetro com funcionalidades inventadas por ti, e total liberdade, não conheço nada como o punbb.

Se queres um forum pronto a funcionar com uma carrada de funcionalidades prontas a usar out-of-the-box sem perder muito tempo a configurar... o SMF é de facto mais completo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PHPBB é mt mais pesado que o SMF

Eu falei do PUNBB e não do PHPBB :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu vou entao usar o PUNBB ... pareceu me o melhor..

so tenho 2 perguntas (desculpem a nabice...)

existe algum programa para "pre-vizualizar" os scripts (akeles ficheiros todos com extensao .php) antes de enviar para o server?

conchecem algum server porreiro e gratis para alojar isto ate estar definitivamente pronto e entao mover para um bom e pago??

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se queres um forum pronto a funcionar com uma carrada de funcionalidades prontas a usar out-of-the-box sem perder muito tempo a configurar... o SMF é de facto mais completo.

Disseste tudo. Pelo que vi do autor do tópico, deveria escolher o SMF. :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o freehostia oferece alojamento gratis sem publicidade.

Neste site podes navegar pelo código fonte em estilo xref, o que é bastante pratico:

http://phpxref.com/xref/punbb/nav.html?index.html

http://phpxref.com/xref/smf/nav.html?index.html

Epa... não te quero convencer de uma coisa e depois dizer que não. O punbb é de facto um software espectacular, mas como disso o djthyrax, o smf é capaz de ser melhor para ti.

O punbb não por exemplo um sistema de mensagens privadas.

Analisa bem as funcionalidades de cada um, e escolhe com base no que precisas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já agora tenho de montar um fórum( smf) num site...já tive a experimentar no meu servidor e não tem muitos temas...onde posso arranjar mais??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na verdade acho que não. Penso que não há tantos temas nem tantos mods para o punbb como para o SMF, eu proprio já fiz um tema e uns 4 ou 5 mods que ofereci à comunidade de utilizadores precisamente porque não existiam mods para as funções que eu queria.

Por outro lado, o código do punbb está tão bem escrito que fazer uma modificação é caja... Depois de perceberes o código mais ou menos ( o que acontece rapidamente após o leres ) começas a poder curtir e fazer tudo o que queres daquilo... já o smf não está feito para ser lido. E diga-se de passagem que está mal escrito.

Assim só a titulo de exemplo, o smf não faz qualquer distinção entre template e tema, o que resulta numa rigidez completamente desnecessária.

O SMF tem uma comunidade de utilizadores gigantesca, daí a existencia de centenas de temas e modulos para uma catrefada de funções.

A comunidade de utilizadores do punbb é de facto mais pequena, mas por outro lado é composta por utilizadores que sabem melhor o que querem, é essa a filosofia que tenta seguir, um pouco o contrario do que a web se está a transformar hoje em dia.

Eu diria, se queres um forum para o personalizar ao milimetro com funcionalidades inventadas por ti, e total liberdade, não conheço nada como o punbb.

Tens toda a razão, o codigo do fórum é lindo!!!, rápido, bem comentado, apoia a minha teoria de que as classes só servem para por o script mias lento, nunca tinha visto um cms em que fosse tão facil programar um script.......

Adorei...............

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas...

sou admin de um forum ca da terra... lol mas esta registado num dakeles k ja vêm feitos e basta mudar os topicos e isso tudo... ate e facil e td mas vem carregado de publicidade e nao tenho liberdade nenhuma pra por pub minha nem a base de dados deixam copiar...

0 k eu keria era criar um forum de origem... do estilo do btnext ou outro parecido...

como faço ?? ouvi dizer k php e a linguagem mais usada pra isso mas n sei...

se alguem me pudesse ajudar em como fazer, começar, como tenho de fazer com a base de dados, etc...

Obrigado

mas aonde vc estar a continuar este forum? se quer um forum sem publicidade tera que criar forum a partir do zero. neste link vc tem um serviço que lhe permite retirar a publicidade,

é o unico que conheço

boa sorte

ps: desculpem ae se levantei um post antigo mas so queria ajudar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora