• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

bLd

[PHP] - Instalação de web server caseiro

39 mensagens neste tópico

Não sei se é permitido fazer isto, mas se não for os Moderadores / Admins que eliminem.

Neste pequeno tuturial que vou criar, vai ensinar como criar um web server caseiro ( Para quem tem WinXP Profissional )

Primeiro de tudo, devem sacar estes 3 programas, para porem a funcionar tudo direitinho :)

php.gif

http://pt.php.net/get/php-4.4.2-installer.exe/from/this/mirror

- Para poder ler ficheiros com extenção PHP a partir do seu servidor Windows

mysql_100x52-64.gif

http://downloads.mysql.com/archives/mysql-3.23/mysql-3.23.42-win.zip

- Para poder Executar / Ter uma Base de dados a correr dentro do seu computador

-Depois de instalar correr o ficheiro que se encontrar em C:\mysql\bin\winmysqladmin.exe e dar os vossos valores

pma_logo.gif

http://kent.dl.sourceforge.net/sourceforge/phpmyadmin/phpMyAdmin-2.7.0-pl2.zip

Para poder administrar a sua base de dados a partir do seu computador

Para o por a correr a pasta PHPMyAdmin deve ser contida dentro da pasta C:\Inetpub\wwwroot\ 

De Seguida vamos instalar o Internet Information Service:

Primeiro de tudo Aceder ao Painel de Controlo

Start -> settings -> Painel de controlo

1.JPG

De Seguida ir ao Painel

Add  / Remove Windows Components e clicar

2.JPG

Esperarem um pouco porque pode demorar a fazer loading das definições

3.JPG

De seguida instalar o Internet Information Server (IIS)

4.JPG

Atenção:

Devem ter presente o CD do Windows XP para a instalação do IIS

Deverá aparecer uma pasta chamada C:\Inetpub

Todos os ficheiros que voçes querem que apareça devem ser colocados C:\Inetpub\wwwroot\  isto é o vosso root

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

opah, muito bom, mas para kem nao se kiser dar mt ao trabalho :) lol tem o NetServer do Satanuke, que é o que eu uso, podem velo aki: NetServer

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se é permitido fazer isto, mas se não for os Moderadores / Admins que eliminem.

Eliminar??? nã...... :)

Passa-se mas é para os tutoriais! :)

god post!

Já agora aproveito tb para indicar o WAMP5, se não axarem para fazer donwload pordem sacar em 3 rar's daqui do Centro de Downloads

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas... Podias ter usado o método Apache em vez de ISS..

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Bom tutorial. Gostei de ver, apesar de já ter experiência a montar servers caseiros. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

este tutorial serve apenas para quem tem o XP Professional visto que a Home Edition não tem IIS.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu instalei o Xampp. www.apachefriends.org/en/xampp.html - PHP, MySQL, Perl, PHPmyAdmin, FTP server, POP3/SMTP server... Tudo em um!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eliminar??? nã...... :D

Passa-se mas é para os tutoriais! :)

god post!

Já agora aproveito tb para indicar o WAMP5, se não axarem para fazer donwload pordem sacar em 3 rar's daqui do Centro de Downloads

Nao aconcelho o WAMP, ainda nao tinha comentado...mas o wamp nao executa bem os ficheiros php...a mim nao funcionou bem... nao sei pq  :wallbash:

aconselho sim o easyphp : http://www.easyphp.org/ é praticamente a mesma coisa, tb esta em PT...que tem tb o apache,mysql e php!

o Xampp sinceramente nao gostei nada!! gostos ...  :)

Em relação ao tuti, foi mto boa ideia apresentar isto, para o ppl tenho conhecimento do que é preciso para "construirmos o nosso servido"...

Mas como disseram...o apache...  :dontgetit: nao seria melhor? ( nao percebo mto deste campo...) o easyphp ja tem td o.k.  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu na minha opiniao achei bem criar este tutorial devido as pessoas que têm mais dificuldades, assim como os 3 programas tem uma interface minimamente acessivel e sem serem muito difiçeis de controlar.

No entanto, AriOps, eu coloquei la em cima a indicar que o tutorial so servia para quem usa-se winXP, o que me faltou colocar que era so para o profissional. Falta de atenção minha, obrigado, vou corrgir :)

( Visto que quase ninguem usar o Home edition e quem usa sao sempre aqueles utilizadores que nao entendem muito de computadores, ou que ainda estao dentro da garantia. )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Xampp!!! xampp rulez... eh so descomprimir para a raiz e esta a andar de mota.

O phpmyadmin nao eh critico... eu ca prefito usar a linha de comandos, mas para alem do phpmyadmin ha outros frontends que correm em sistema operativo que quanto a mim sao mais conveninentes:

mysqlfront mysql-myadmin mysql-yog, etc etc

ja agora.... se alguem tiver a versao completa do mysqlyog, agradece-se

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem eu não consigo fazer o download  do ultimo phpMyAdmin  o que se passa com a fonte  :hmm:??

agradeco resposta :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem eu não consigo fazer o download  do ultimo phpMyAdmin  o que se passa com a fonte  :hmm:??

agradeco resposta :cheesygrin:

pa... vai ao gogle e escreve "phpmyadmin download"

there ya go

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ola amigos depois de seguir todos estes passos ponfo o endereço no IE e pede me uma pass e o user que eu nao sei onde ir buscar

aki fica o link

infoduvidas.no-ip.org

obrigado desde ja

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um server caseiro no fundo é um server que crio no pc onde trabalho? onde eu jogo, trabalho com photoshop etc? é que ainda não queria  comprar outro computador para um servidor ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um server caseiro no fundo é um server que crio no pc onde trabalho? onde eu jogo, trabalho com photoshop etc? é que ainda não queria  comprar outro computador para um servidor ;)

Sim

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok pessoal obrigado, é que ainda sou um pouco novo e não queria estar ja com grandes dispesas a comprar um computador para um servidor ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tenho um pc velho mas faltalhe uns componentes :D

Que componentes? é que não precisas de leitor de cds (podes usar o leitor do computador que usas para instalar o SO e depois nunca mais precisas dele), não precisas de monitor (depois da instalação podes aceder ao computador remotamente), não precisas de placa de som (obviamente)...

Portanto mesmo faltando alguns componentes podes ter um computador fraquito a fazer de servidor, mas é claro que também podes usar o computador onde jogas, etc etc, até porque o apache consome muito poucos recursos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok vou começar agora a "montar" o meu server caseiro

Ja agora vou dizer os detakhes do meu pc pa dizerem se acham que é bom pa um server caseiro:

Intel Celeron 2.80 GHZ

1.25 gm de ram

O resto penso que não é preciso...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado karva, sryy mas como sei a larggura da banda? é da internet? eu tenho internet a 4 mb

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora