• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Overrun™

Funções

5 mensagens neste tópico

Olá povo...

O que se passa é o seguinte, estou neste momento a dar funções a nível de calculadora gráfica, mas ainda vou ter testes a nível de funções em geral, e gostava que alguem com algum conhecimento mais avançado pudesse explicar-me mais ou menos de que tratam as funções, porque eu sei alguma coisa, mas não me sinto devidamente preparado, para alem de que não sei qual o objectivo das funções, ou seja, para que servem...

Portanto o que pesso é apenas uma explicação resumida sobre o que são funções e para que servem, e alguns exemplos.. isto se não for pedir muito é claro.

Penso que é um tópico que pode ajudar muito pessoal que esteja no 10º ano neste momento, ou que venha a estar no futuro.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

de momento nao posso elaborar um bom post sobre este tema, tenho 1 trabalho para entregar amanha e ainda esta por fazer ..  :wallbash:

mas deixo aqui um bom link para lerem com atenção e que decerto iram gostar!!!

o que é um função

Uma boa pergunta!!  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Função é uma representação de qualquer coisa... é um grafico.... por assim dizer... que pode ter uam fórmula que explica a sua variação...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oh pa...

Isto não há nada como uma resposta de um "enginheiro", ficas já a perceber.

Uma função é uma relação entre variáveis. Para simplificar as coisas vou chamar-lhes variáveis de entrada e variáveis de saída.

por exemplo:

y=sen(x)

trata-se da fincao seno. Atribuis um valor a x e tens o valor de y. Basicamnte a função é a relação entre x e y. Topas?

Neste caso dei o exemplo de uma função com uma "variavel de entrada" e uma "de saída". mas há funcoes com N (natural) variáveis de entrada e M (natural) variaveis de saída... para todos os gostos. :)

Em programacao em vez de variáveis chamam-se parâmetros por razoes que agora nao interessam.

Já agora... uma função real de variável real (com uma variável de entrada e outra de saída portanto) pode ser representada graficamente num referencial cartesiano ( foi o mon amie descartes que o inventou...daí o nome ) que são aqueles gráficos que todos conhecemos e que a tua máquina faz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho que o link que deixei dizia mto...mas andei a ver e encontrei 1 definição que gosto :

Uma função f: A->B  consta de três partes: um conjunto A, chamado o domínio da função (ou o conjunto onde a função é definida), um conjunto B, chamado o contradomínio da função, ou o conjunto onde a função toma valores, e uma regra que permite associar, de modo bem determinado, a cada elemento x de A, um único elemento f(x) de B, chamado o valor que a função assume em x (ou no ponto x).

um link interessante aqui e aqui

ah é verdade pedro...sim isso é a uma definicao a engenheiro..mas nao lhes fales em sen(x)  senao ficam a ver navios.... tipo f(x)=x ; f(x)=x+c .... coisas simples...  :) é melhor..  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora