• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

jack

Começar no Java ou no JavaScript

36 mensagens neste tópico

Boas ppl do P@P  :(

Eu precisava de começar a programar em Javascript, para poder assim dar mais apoio ao Flash com scripts dessa linguagem, ja que para algumas opções a linguagem ActionScript do Flash não cobre certos requisitos que pretendo, como por exemplo controlar janelas Pop-Ups, ter mais controle sobre sites em Flash, etc...

E por isso precisava então de começar a aprender JavaScript, so que não consegui perceber se tenho que começar primeiro no Java ou se começar directamente no Javascript não existe problema nenhum, se voces podessem ajudar ssf neste esclarecimento agradecia muito.

EDIT: Eu tenho alguns conhecimentos em Linguagem C, e como o Java/JavaScript parte dessa linguagem talvez me conseguida integrar bem, e que acham  ;)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

JavaScript é uma linguagem completamente diferente do Java, portanto podes começar por aí sem problema nenhum.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto a única semelhança entre Java e JavaScript é a sintaxe e mesmo essas é algo diferente porque o JS não tem tipos e tem determinadas palavras reservadas que não existem em java.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto a única semelhança entre Java e JavaScript é a sintaxe e mesmo essas é algo diferente porque o JS não tem tipos e tem determinadas palavras reservadas que não existem em java.

E JavaScript é mais flexivel do que Java.

Anyway, só conheço uma linguagem parecida com o JavaScript que é o Python quando usas as libs para o DOM.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E JavaScript é mais flexivel do que Java.

Mais flexível ??? baseado em quê ???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais flexível ???

Flexível a nível de sintaxe.

Exemplo:

var myLulz = {
        event = (function(){ alert("lolz"); }),
        yay = (function(){
                    if(self.opt[1] == 1) self.p = self.event;
                    else self.p = self.woot;
                    self.p();
                }),
        opt = [4,1],
        woot = (function(){ alert("wootz"); })
};

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Flexível a nível de sintaxe.

Não vejo onde mas pronto são opiniões.

Se te referes a não ser tipado isso para mim não tem nada a ver com flexibilidade nem com simplicidade mas pronto é a minha opinião.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não vejo onde mas pronto são opiniões.

Se te referes a não ser tipado isso para mim não tem nada a ver com flexibilidade nem com simplicidade mas pronto é a minha opinião.

Sim, pode-se falar em simplicidade também. :(
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não se desintendam por minha causa  ;)

Tenho três dúvidas:

-  No JavaScript, consegue-se uma facil interação nesta linguagem ou ainda é dificil ??

-  O Java é mais indicado para quê??

-  Para a net e para auxiliar no Flash (actionscript) o javascript é melhor, certo ou á melhores linguagens ??

cumps  :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

-  No JavaScript, consegue-se uma facil interação nesta linguagem ou ainda é dificil ??

Interacção com ...?

-  O Java é mais indicado para quê??

]Tudo.

-  Para a net e para auxiliar no Flash (actionscript) o javascript é melhor, certo ou á melhores linguagens ??

JavaScript é o mais massificado e não é mau.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Interacção com ...?]

Desculpa, enganei-me queria dizer integração no JavaScript.

JavaScript é o mais massificado e não é mau.

Para trabalhar juntamente com o actionScript e contruir sites sem integração de bases de dados, fico bem servido então ??

cumps  :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpa, enganei-me queria dizer integração no JavaScript.

Integrar o quê onde?

Para trabalhar juntamente com o actionScript e contruir sites sem integração de bases de dados, fico bem servido então ??

Nunca usei ActionScript, mas penso que ficas bem servido.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Integrar o quê onde?

Fiz-me explicar mal, e integrar era se eu com alguns bases de C, conseguiria integrar-me bem com o JavaScript  :)

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas ppl do P@P  :)

Eu precisava de começar a programar em Javascript, para poder assim dar mais apoio ao Flash com scripts dessa linguagem, ja que para algumas opções a linguagem ActionScript do Flash não cobre certos requisitos que pretendo, como por exemplo controlar janelas Pop-Ups, ter mais controle sobre sites em Flash, etc...

E por isso precisava então de começar a aprender JavaScript, so que não consegui perceber se tenho que começar primeiro no Java ou se começar directamente no Javascript não existe problema nenhum, se voces podessem ajudar ssf neste esclarecimento agradecia muito.

EDIT: Eu tenho alguns conhecimentos em Linguagem C, e como o Java/JavaScript parte dessa linguagem talvez me conseguida integrar bem, e que acham  ;)

Cumps

Começa no JS

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fiz-me explicar mal, e integrar era se eu com alguns bases de C, conseguiria integrar-me bem com o JavaScript  :)

Na boa, até te sentias mais leve de não teres de estar a declarar os tipos das variáveis... ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok!

Obrigada ao pessoal que me ajudou, vou começar então a programar em JavaScript  :cheesygrin:

Fikem Bem!  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Reparei agora que o codigo do JavaScript fica disponivel, o que eu acho pouco user friendly  :P

- Pergunto se o Java, faz o que o JavaScript faz? Por se assim fosse preferia utilizar o Java, já que este tambem tem outras particularidades que pretendo.

Cumps :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o javascript premitete trabalhar do lado do browser, enquanto k o java é só do lado do servidor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o javascript premitete trabalhar do lado do browser, enquanto k o java é só do lado do servidor.

Errado, Java pode correr em ambos os lados, tudo depende se são servlets ou applets.

Anyway, o que é que queres fazer jack?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oi,

Já estou a ver que vou ter que apreender a programar em Java e Javascript :P

EDIT: djthyrax, quero fazer páginas mais aprofundadas em Flash, e para isso necessito duma linguagem de programação boa para dinamizar as páginas Web, como criar contador de Cookies, GuestBooks, abrir janelas POP-UPs, suporte para bases de dados, basicamente completar as páginas dinamicas que o ActionScript não possibilita fazer, e para isso pensei que o JavaScript era bom, mas o facto de o código-fonte ficar disponivel é pouco UserFriendly  :P ... por isso pensei no Java ? E depois lembrei-me do PHP que para páginas dinâmicas penso que seja o melhor actualmente para esse fim :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porquê?

Btw, JavaScript também pode ser tanto server-side como client-side.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oi,

EDIT: djthyrax, quero fazer páginas mais aprofundadas em Flash, e para isso necessito duma linguagem de programação boa para dinamizar as páginas Web, como criar contador de Cookies, GuestBooks, abrir janelas POP-UPs, suporte para bases de dados, basicamente completar as páginas dinamicas que o ActionScript não possibilita fazer, e para isso pensei que o JavaScript era bom, mas o facto de o código-fonte ficar disponivel é pouco UserFriendly  :P ... por isso pensei no Java ? E depois lembrei-me do PHP que para páginas dinâmicas penso que seja o melhor actualmente para esse fim :)

Para o que queres tem mesmo que ser javascript.

Para a web, as soluções não fogem muito a isto: PHP/Asp, javascript, css, HTML. (podes ver a coisa como camadas que tens que ir colocando na página.. obviamente que não tens que começar por nenhuma em particular, mas certas coisas só consegues com uma linguagem)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para interagires na parte do cliente entre a página apresentada e o flash, JavaScript parece-me ser o indicado, uma vez que Java ia tornar-te isso muito pesado. Na parte do servidor, PHP sem dúvida alguma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oi,

Obrigado ao ambos pelas ajudas, vou fazer então o seguinte:

- Interação com o Brower e suporte a ActionScript ( JavaScript )

- GuestBook, Contador Cookies, Servidor (PHP)

- Gestor de Base de Dados ( MySQL )

Está traçado, vou então começar a apreender a programar em JavaScript e PHP, para acabar um projecto que ando a fazer no Flash :D ... depois mostro aqui ao pessoal :)

Cumps :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora