• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

martim07

Type DataSet's, TableAdapter

2 mensagens neste tópico

Boas, alguém me poderia explicar quais as funcionalidades ao certo dos Type DataSet's e TableAdapters?

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora assim muito ao ligeiro:

Primeiro deixa-me evidenciar uma coisa: a datatable.

Uma datatable é uma tabela com dados que obténs, por exemplo, a partir de uma query em SQL, i.e., obténs dados formatados em linhas e colunas. Tal como se fosse uma tabela com dados numa folha de Excel.

Daqui surge um outro conceito, de uma forma análoga e recorrendo ao excel, que é o conceito de Dataset.

Dataset (conjunto de dados) - Não é nada mais do que um conjunto de várias tabelas (DataTables) contendo dados com um índice que as diferencia.

Um dataset possibilita a existência de várias tabelas. Podes ter um Dataset com várias tabelas que representam, por exemplo, todos alunos de uma escola dividos por turmas, turma essa que corresponde directamente a uma Datatable no Dataset.

Quanto aos TableAdapter's nunca usei mas uso o DataAdapter. Se a função do data adapter é o ajuste dos diferentes tipos de dados suponho que com as tabelas funcione da mesma maneira. Ora bem, o SQLDataAdapter, por exemplo, converte tipos do SGBD da MicroSoft, como é o caso dos Varchar, Numeric, (...) para os tipos String, Double, (...) respectivamente.

Dado que os nomes e as estruturas de dados não são "uniformizadas" houve esta necessidade de fazer essa adaptação entre os dados.

Os table adapters suponho que realizem o mesmo trabalho mas ao nível das tabelas per se e não propriamente dos dados (qualquer coisas como restrição de colunas e/ou linhas).

Os Dataset's são muito usados devido à "moda do XML" porque permitem a serialização (ou seriação não sei qual o termo a aplicar) entre outras coisas.

Espero ter elucidado qualquer coisa!

1abraço

PS - Qualquer coisa corrijam :)

EDIT:

Estive a ler... lol

A DataAdapter is a Framework class used to construct untyped DataSet objects by populating the Tables collection with the rowsets returned by the SelectCommand. This class also supports an Update method that permits you to define Update, Insert and Delete Commands for a single table. While the DataAdapter can populate a DataSet with many tables, it can only make changes to one of these--unless you jump through some hoops as I explain in the book.

A TableAdapter is a Visual Studio-generated class to generate strongly typed DataTable classes--including code to update the DataTable. It is a bindable mechanism to manage a single rowset--usually derived from a SELECT against a single table.

While both of these mechanisms can be populated with the rowset returned by a JOIN, they do not provide a means to update the root database Table--as possible in some cases in ADO classic.

Fonte: William (Bill) Vaughn

Author, Mentor, Consultant, Dad, Grandpa

Microsoft MVP

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora