• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Llaverola

JAVA E BASES DE DADOS????????

5 mensagens neste tópico

ola pessoal, keria saber se é possivel utilizar JAVA com mysql...

o php trabalha mt bem com mysql. JAVA tb é possivel?

obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Java tem suporte para todas as bases de dados lol pelo menos para as que criam driver para isso que normalmente são todas ou pelo menos todas as que interessam minimamente.

Ao contrario de PHP que tem uma API para cada SGBD o Java tem um conjunto de interfaces genéricos que bastando mudar o jar com as drivers para o SGBD, isto permite que o código feito para um SGBD pode funcionar noutro com apenas a mudança de uma ou duas linhas de código o que não acontece com PHP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas o processo de lidar com bases de dados é o mesmo que em php????????

OU SEJA, TENHO DE CONCTAR A MINHA BASES DE DADOS POR EXEMPLO USANDO O APACHE, fazendo forms, etc?????????

É Q N CONHEÇO CODIGO JAVA PARA ISSO

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Precisas de um driver JDBC para a base de dados que queres usar, no caso de mysql precisas do JDBC connector 5, se não me engano, mas além de estar na página do mysql o jar para fazeres download está também na instalação do java e do netbeans.

A ligação é simples, inicias o driver, estabeleces a ligação usando o url especifico do teu motor de base de dados e depois executas queries sql e percorres os resultados em resultsets. Ex:

try {
            //carregar o driver usando o nome da classe. diferente para cada driver.
            Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");
            //estabelecer a ligacao usando o url, o username e a password. diferente para cada motor de base de dados
            conn = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/requirements_manager", "root", "root");
            Statement stm = conn.createStatement();
            ResultSet rs = stm.executeQuery("SELECT * FROM CodigoPostal");
            int id;
            while (rs.next()) {
                id = rs.getInt("id");
                codigosPostais.put(id, new CodigoPostal(id, rs.getString("codigo"), rs.getString("localidade")));
            }

stm = conn.createStatement();
            rs = stm.executeQuery("SELECT * FROM TipoTeste");
            while (rs.next()) {
                id = rs.getInt("id");
                tiposTeste.put(id, new TipoTeste(id, rs.getString("nome"), rs.getString("descricao"), false, false));
            }
        } catch (SQLException ex) {
            Logger.getLogger(Sistema.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);
        } catch (ClassNotFoundException ex) {
            Logger.getLogger(Ligacao.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);
        }

O código acima é um excerto retirado de um sistema que estou a criar para um trabalho escolar. Começo por iniciar o driver que vai controlar o acesso à base de dados, neste caso adicionei o jar ao meu projecto, mas desde que esteja acessível à aplicação, por exemplo definido no classpath ou no arranque da aplicação o Java encontrará a classe. Depois inicio uma ligação passando o url para a base de dados. Este url vai depender do motor de base de dados pretendido, o mysql usa o formato de url da web em que mais parametros são passados com "?" e "&", outros motores podem usar ";" para separar opções ou outros caracteres, terás de ver a documentação do driver. Depois disso tenho uma ligação activa que vai permitir executar comandos e percorrer os resultados.

No excerto acima não estão referidas as estruturas tiposTeste, e codigosPostais nem os objectos CodigoPostal ou TipoTeste, mas esses são especificos da minha aplicação não são importantes para o exemplo :( e atenção que neste código, que é um pouco montagem do que realmente tenho, não está especificado o fecho da ligação à base de dados nem a libertação de recursos.

Tutorial sobre JDBC: http://java.sun.com/docs/books/tutorial/jdbc/basics/index.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora