• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sir Pereira

Sugestão de Projecto

29 mensagens neste tópico

Boas pessoal, venho aqui sugerir um projecto para quem tiver interessado e não tiver nenhum projecto em mente (ou mesmo que tenha) desenvolver.

O projecto consiste num software com ligação à base de dados, que permite que o utilizador (um aluno), possa gravar o seu horário, e possa escrever e gravar no próprio programa a sua aula, fazendo esquemas, escrevendo texto, utilizando aplicações matemáticas, informando também no topo do programa o número da lição, incrementando automaticamente o seu valor, mas disponível para alteração. Não sei se me fiz entender :nono1:  :thumbsup:

Se não perceberem digam que eu tento explicar de outra maneira :cheesygrin:

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

um e-caderno :thumbsup: 

E possivelmente, quem tivesse uma mesa digital, poderia utilizá-la =D

Bom projecto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isso bem planeado e com algumas funções porreiras até era capaz de ser um projecto bacano...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, é isso mesmo.

E esta ideia resultou-me, porque, caso saibam (ou não), agora há o programa e-escola, que deu aos alunos a oportunidade de terem um portátil por um reduzido preço e com uma mensalidadezinha por internet de banda larga (eescola.net), e os meus professores todos (ou quase todos) aderiram a esta iniciativa deixando os alunos utilizarem os seus portáteis nas aulas.

Utilizamos o Word, mas imaginem, por exemplo, para aulas de Matemática e Físico-Química, não dá jeito nenhum, por causa dos símbolos e isso.

E com um projecto como este, tanto poderia facilitar muito a utilização nesse aspecto, como a automatização das aulas e de respectivas lições em cada disciplina.

Resumindo, muito mais prático.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Utilizamos o Word, mas imaginem, por exemplo, para aulas de Matemática e Físico-Química, não dá jeito nenhum, por causa dos símbolos e isso.

O Word dá para os simbolos.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, eu sei que dá para os símbolos, mas não dá propriamente muito jeito quando estamos a passar as coisas do quadro ou isso. Porque reparem, é um pouco maçador e pouco prático, estar a sempre a ir ao menu, Inserir, Símbolos, (Símbolo). Porque bem vistas as coisas o Word agora até tem outra interface, mais visual que talvez ajude nisso, mas para quem está sempre a escrever equações com símbolos e isso, acreditem, não dá jeito nenhum.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ideia é interessante, até mais útil que usar latex ou usar Word, mas seria realmente útil se poderes usar uma mesa digitalizadora.

Tenho de escolher um tema para a cadeira de projecto de final de curso, vou falar com a minha colega e ver se conseguimos tirar daí alguma coisa útil, mas digo-te já que caso seguisses esse projecto ia ter de concorrer com software de peso na área :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm.. parece interessante, estive a pesquisar agora sobre o assunto, e parece-me muito interessante aliás.

Mas continuo a não desistir do projecto... não sei se alguém está interessado em realizá-lo, mas eu tou para aqui a experimentar umas coisas... Depois vou vendo o que sai daqui.. ;)

A ideia é interessante, até mais útil que usar latex ou usar Word, mas seria realmente útil se poderes usar uma mesa digitalizadora.

Tenho de escolher um tema para a cadeira de projecto de final de curso, vou falar com a minha colega e ver se conseguimos tirar daí alguma coisa útil, mas digo-te já que caso seguisses esse projecto ia ter de concorrer com software de peso na área :(

A sério? :hmm: Então temos de pensar no caso ^^

E já agora, no desenvolvimento deste projecto, tive para aqui uma dúvida, se pudessem ajudar:

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=16178

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não estás a ajudar.

O objectivo não era ajudar nesse sentido, é simplesmente dizer que já há software que faz a funcionalidade X. Ou seja, estou a dizer que ele pode ir buscar ao LaTeX a funcionalidade X, ao software tal a Y, e fazer o programa com as funcionalidades X, Y, Z.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O objectivo não era ajudar nesse sentido, é simplesmente dizer que já há software que faz a funcionalidade X. Ou seja, estou a dizer que ele pode ir buscar ao LaTeX a funcionalidade X, ao software tal a Y, e fazer o programa com as funcionalidades X, Y, Z.

Ainda bem que explicas-te o que querias dizer, porque eu fiquei com a mesma impressão que Nebur ficou :)

Mas ok, é assim, eu estou a fazer uns testes, vou programar em VB.Net, e vou tentar guardar a informação em txt, por agora...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, estive a conversar com a minha colega e vamos escolher um projecto que tinhamos inicialmente, se for aceite que isto está complicado :). Até era pessoa para te dar umas ajudas mas já escolheste a tecnologia errada, sou alérgico a VB e depois de acabar as cadeiras que tenho agora espero não ver .net à frente durante muito tempo, estou a ganhar um ódio visceral a esta tecnologia... mas enfim isso são pormenores.

Já agora, um exemplo de um software que faz +/- o mesmo, embora apenas para utilizador pessoal sem mistura de professores nem nada disso, http://www.gobinder.com/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porquê esse terrível ódio ao .Net? :)

Em que linguagem estavas a pensar fazer? Eu gostava de aprender C++...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque não fazer isto em web based?

Assim podias aceder ao teu caderno diário em qualquer lado com acesso à internet :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque nem sempre tens acesso à net na sala de aula, onde supostamente estarás a usar o software e porque a web possui algumas limitações no tipo de funcionalidades a implementar. Possuir uma possível sincronização com um webservice algures é bom, mas ser completamente web acho que seria mau.

Vindo do java e chegando ao .net sinto-me mais preso que sei lá, não há documentação, os métodos têm um nome e fazem uma coisa que nada é sugerida pelo seu nome, epá, se começo a refilar com o .net fico aqui a noite toda, é melhor não entrarmos por aí :).

Faria em Java ou em C# mas na plataforma mono. Até porque se é VB.net eu, como utilizador frequente de linux, não iria usar, o que é chato ;). Colocas de fora todas as pessoas que não usarem microsoft, e ficar agarrado à microsoft não é algo que me agrade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois :) concordo, realmente... mas numa primeira versão seria mesmo destinado aos utilizadores de Windows, para ser versão experimental, e apenas o vou fazer em VB.Net, porque é a linguagem que entendo melhor.

Apesar de que gostava muito de aprender C e seus derivados, mas já que ninguém me ensina (ROFL)...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tinhas um mini server no teu pc :) e depois era uma questão de detectar conecção à internet e caso houvesse fazia sincronização dos dados..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dá uma vista de olhos ao GoBinder e diz-me que implementas aquilo tudo com XHTML/CSS/PHP/ASP.Net, ou outra coisa tecnologia web e que o implementas correctamente... E instalar um servidor web no pc não é para todos :), mesmo um pequeno.

Posso estar errado, mas acho que a tecnologia não se adequa, não digo que não seja possível mas será que compensa?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dá uma vista de olhos ao GoBinder e diz-me que implementas aquilo tudo com XHTML/CSS/PHP/ASP.Net, ou outra coisa tecnologia web e que o implementas correctamente... E instalar um servidor web no pc não é para todos :), mesmo um pequeno.

Posso estar errado, mas acho que a tecnologia não se adequa, não digo que não seja possível mas será que compensa?

Até que era um projecto interessante, mas muito longo de desenvolver..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E instalar um servidor web no pc não é para todos :), mesmo um pequeno.

Criava-se um httpd próprio, feito à medida.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora