• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

fpinto

[Resolvido] emulador ps3

29 mensagens neste tópico

boas, existe algum emulador de ps3?

é para jogares no pc???!!

se sim não existe (pelo menos que eu saiba não).

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda agora a consola saiu e já querem emuladores?

Se para a ps2 os que há não dão a maioria dos jogos, imagina com os da ps3... E depois há ooutra, se os jogos são em blue-ray, onde é que tens a drive?

No entanto se houver algum, estou interessado  :):thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes sempre programar tu um. Para o Windows Mobile. Eras o maior... :D

Os computadores ainda se vêem à rasca para conseguir emular decentemente a PS2, que comparada com a PS3 é fraquinha. Daqui a uns 5 anos talvez comecem a aparecer os primeiros emuladores... que funcionem minimamente.

E depois não te esqueças que a PS3 tem 7 CPUs activos a 3.2GHz optimizados para o instruction set da PS3. Quantos cores tem o teu computador?

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
E depois não te esqueças que a PS3 tem 9 CPUs (salvo erro) a 3.2GHz (salvo erro) optimizados para o instruction set da PS3. Quantos tem o teu?

lol.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já há leitores de blue ray para pc. eu nao sei programar um emulador.... e em que linguagem? alguém tem alguma ideia de como se faca?

Podes sempre programar tu um. Para o Windows Mobile. Eras o maior... :D

Os computadores ainda se vêem à rasca para conseguir emular decentemente a PS2, que comparada com a PS3 é fraquinha. Daqui a uns 5 anos talvez comecem a aparecer os primeiros emuladores... que funcionem minimamente.

E depois não te esqueças que a PS3 tem 7 CPUs activos a 3.2GHz optimizados para o instruction set da PS3. Quantos cores tem o teu computador?

nao sei. lol. onde vejo?

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estava a brincar... ::( Não esperava resposta! A ideia é que os computadores pessoais de hoje não têm 1/10 da potência necessária para emular uma PS3.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E depois não te esqueças que a PS3 tem 7 CPUs activos a 3.2GHz optimizados para o instruction set da PS3. Quantos cores tem o teu computador?

E não são x86...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nada como dar no minimo 400€ numa e ter todo o seu potencial a nossa disposição  :(

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nada como dar no minimo 400€ numa e ter todo o seu potencial a nossa disposição  :(

Nada como ter 400€ para dar numa consola ;) ^^

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nada como ter 400€ para dar numa consola :( ^^

Reformulo: nada como ter 400€ ;)
0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

looooooool. quando algum criar um emulador e voses virem avisem pf. cumps. fpinto

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nem tão cedo vais apanhar um.... Se for como o da ps2 podemos esperar sentados  :)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

imagino... e muito dificil fazer um emulador? alguém tem alguma ideia de como se faça?

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um emulador (nestes termos) é um programa que pega no código compilado para uma dada arquitectura e o executa noutra arquitectura (ou na mesma, por vezes. É o caso das máquinas virtuais).

A maior parte das vezes, na arquitectura destino não existem instruções que façam exactamente o mesmo que na arquitectura original, daí ser tão difícil conseguir performance decente em emuladores. Outras vezes também a forma de interpretação dos dados (como big/little endian) complica esta tarefa.

Depois disso há uma série de outros problemas, como o desconhecimento da especificação completa da arquitectura original. Por isso tudo (e outras coisas, a maioria das quais provavelmente desconhaço) é bastante complicado fazer um emulador.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois. eu ja imaginava que nao fosse muito facil. mas assim nao estou muito motivado... prefiro sentarme e esperar que um genio decida fazer um. :)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

imagino... e muito dificil fazer um emulador? alguém tem alguma ideia de como se faça?

Um emulador tem de "copiar" o ambiente de execução de uma determinada plataforma. Esse ambiente de execução inclui o comportamente do processador (como ele executa o código), e o comportamento das restantes peças de hardware.

No caso da ps3, se é realmente verdade que tem 8 processadores, então a simulação do processador é de certeza absoluta a parte mais complicada!

Há várias técnicas para fazer essa simulação do comportamento do processador. A mais simples e óbvia é interpretar as instruções do programa (neste caso o jogo) tal como o(s) processador(es) original/ais o faria(m), mas em software, em vez de hardware... Um programa em código máquina modifica o contexto do processador (registos) e a memória. Esses dispositivos também têm de ser emulados à unha se queremos que a execução seja completa.

É claro que há o reverso da medalha....... Programas que esperam uma execução full-speed podem ficar insuportavelmente lentos no emulador.

Mesmo assim, esta técnica é boa para emular, por exemplo, um Game Boy Color, que tem lá dentro um Z80 a 8 MHz. Como os computadores de hoje em dia são muito mais rápidos, o problema de emular uma peça desse género é, precisamente, "atrasar" a emulação. Pode parecer estúpido... mas os jogos de consola (pelo menos os daquel época) normalmente não se sincronizam de maneira "própria", com relógios reals e afins, portanto há que limitar o número de ciclos emulados por segundo... É relativamente fácil conseguir sincronização (quase) perfeita num emulador escrito assim.

No entanto, os tais 8 processadores incomodam um bocado se a nossa ideia for interpretar código de ps3!...

Há outras técnicas que permitem soluções um bocado melhores. Uma delas é a recompilação (ou tradução) estática/dinâmica, em que o emulador pega no código original e o traduz para o código do processador em que queremos que o código corra. Normalmente isto faz-se por partes (tradução dinâmica), já que traduzir o código todo num único passo antes de o executar (tradução estática) pode ter resultados um bocado inesperados...

Mesmo assim, acho que nenhuma destas técnicas mais exóticas seria suficientemente boa para correr jogos 3D de ps3 a uma velocidade satisfatória num PC actual... Talvez daqui a uns anos... Também já houve tempos em que até ter um emulador um Game Boy com velocidade aceitável era complicado!

Só mais um pormenor. O Qemu, segundo consta, utiliza a técnica da tradução dinâmica... ... ... E mesmo assim, consegue ser lento em processadores mais manhosos...

JJ

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
A maior parte das vezes, na arquitectura destino não existem instruções que façam exactamente o mesmo que na arquitectura original, daí ser tão difícil conseguir performance decente em emuladores. Outras vezes também a forma de interpretação dos dados (como big/little endian) complica esta tarefa.

Depois disso há uma série de outros problemas, como o desconhecimento da especificação completa da arquitectura original. Por isso tudo (e outras coisas, a maioria das quais provavelmente desconhaço) é bastante complicado fazer um emulador.

Concordo que os principais problemas são estes dois: Performance e falta documentação.

Os princípios básicos de um emulador são faceis de perceber, e alguns não são assim tão dificeis de implementar. O grande e óbvio problema é a performance, por um lado, e por outro as especificações que muito fabricantes tornam secretas.

JJ

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que irá acontecer, se é que não foi já feito, é precisamente o oposto: uma PS3 a emular um PC. Com a capacidade de processamento disponivel num chip Cell não me surpreenderia que a emulação fosse ainda mais rápida que "the real thing". :)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que irá acontecer, se é que não foi já feito, é precisamente o oposto: uma PS3 a emular um PC. Com a capacidade de processamento disponivel num chip Cell não me surpreenderia que a emulação fosse ainda mais rápida que "the real thing". :)

No need. A PS3 corre "qualquer" distribuição com build para PPC.
0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No need. A PS3 corre "qualquer" distribuição com build para PPC.

Mas não corre windows...

JJ

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Corre,

.

Com a RAM que uma PS3 tem, é capaz de não ser muito boa ideia...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se calhar não corre, arrasta-se ::D Mas isso já são detalhes...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Corre,

.

Sob não... Sobre! Ehehe

De facto, é um objectivo técnico interessante. No entanto, a meu ver, é um objectivo técnico ainda mais interessante ter o Windows a correr numa PS3 sem precisar de Sistema Operativo. Mesmo que fosse num emulador, porque se tivesses um emulador a correr sem sistema operativo facilitava muito o aproveitamento de recursos...

E não confundas o interesse dos objectivos técnicos com a utilidade desses objectivos... Podiamos sempre questionar que raio de utilidade é que poderia ter o conseguir correr o windows numa play3, se já temos o Linux... Mesmo assim, o objectivo continuava a ter o seu interesse técnico. Pela mesma razão que é interessante conseguir correr a versão do Firefox para windows no wine. :-D <geek mode off>

JJ

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora