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Psicopunk

GLUT: Dúvidas

6 mensagens neste tópico

Boas, pessoal,

alguém já trabalhou com o GLUT? É que tenho uma dúvida e é a primeira vez que estou a trabalhar com o GLUT... Gostava de saber se existe uma função que altere o estado dum Pixel escolhido por mim, por exemplo: mudar de branco para preto e vice versa. E se existe algo que tenha que fazer para poder escolher as cores do Pixel.

Se alguém puder ajudar,

Obrigado e Cumprimentos  :thumbsup:

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Apenas queres mudar a cor de um pixel? Existe uma função que muda a cor do desenho e aí sim podes desenhar um ponto por exemplo com essa cor.

glColor3f(r,g,:thumbsup:;

r= vermelho

g= verde

b= azul

Estes três variam de 0 a 1. Para mais informação aconselho-te a ler o livro de referência do site de opengl.

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E como escolho o Pixel? Não encontro nenhuma funçao relacionada com isso.

Estive a ver a Referencia do OpenGL e encontro funções para ler os pixeis desejados mas para lhes atribuir valores não encontro...

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Pelo que me lembro para a tua questão vais ter de usar Shaders. Não me perguntes é como porque nunca me meti nisso. :thumbsup:

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Não estás a trabalhar em 3D ? Não estou a ver a lógica de mudar um pixel do ecrã  :/

Eu não sei mudar a cor de um único pixel, mas se estás a desenhar um objecto, podes ter uma variavel com a cor do objecto ( se bem que um pixel podia ser um quadrado 1x1 em 2d ).

Já agora, tens aqui algumas definições (macros) de cores que usei nos meus trabalhos:

// Algumas definicoes de cores (RGB) em OpenGL
#define RED_COLOR		1.0	, 0.0	,	0.0
#define BLUE_COLOR		0.0	, 0.0	,	1.0
#define GREY_COLOR		0.75	, 0.75	,	0.75
#define GREEN_COLOR		0.0	, 1.0	,	0.0
#define WHITE_COLOR		1.0	, 1.0	,	1.0
#define BLACK_COLOR		0.0	, 0.0	,	0.0
#define YELLOW_COLOR		1.0	, 1.0	,	0.0
#define CYAN_COLOR		0.0	, 0.5	,	0.5
#define ORANGE_COLOR		1.0	, 0.5	,	0.0
#define LIGHTGRAY_COLOR		0.86	, 0.86	,	0.86
#define DARKGRAY_COLOR		0.5	, 0.5	,	0.5
#define DARKGREEN_COLOR		0.05	, 0.4	,	0.15

Usage:

glColor3f( RED_COLOR );
glColor3f( ORANGE_COLOR );

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Boas,

não estou a trabalhar em 3D. a minha intenção é receber dados da posição de um robô e visualizar isso  numa aplicação gráfica relativamente simples. Uma das formas que pensei é alterar as cores de certos Pixels e dessa forma poder visualizar o movimento do robô e os obstáculos.

E obrigado pelas macros que puseste. Certamente serão úteis.

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