• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

djthyrax

Sun adquire a MySQL AB

11 mensagens neste tópico

A Sun anunciou hoje, no blog do Jonathan Schwartz que está adquirindo a MySQL AB, a empresa por trás da grande gestor de base de dados Open Source MySQL.

A empresa ainda referiu que está apostar milhares de milhões com o Mysql. Referiu também que vai oferecer novo suporte ao mercado do Mysql, mas também vai suportar a comunidade para acelerar o processo das empresas sairem do software proprietariado.

A Sun acabou dizendo: "As pessoas do MySQL, desde os empregados, utilizadores e patrocinadores - bem-vindo, estamos contentes por juntar a vocês. Esta aquisição significa o começo na nova era na Internet."

Leia o post completo e saiba o que podemos esperar para o futuro.

Fonte: http://www.max-pt.net/node/3605

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fui agora à pouco ao site da sun e vi a noticia na primeira pagina.

A sun comprou a MySQL.

A empresa MySQL AB afirma que a sun é um paraíso seguro para o seu futuro.

Pessoalmente penso que para a comunidade de utilizadores e desenvolvedores de software open source é uma grande noticia já que o mysql comunity edition tem andado um pouco sem norte com muitas pontas soltas.

A sun já afirmou que vai continuar a desenvolver o SGBD desenvolvido pela MySQL AB e que este vai ser distribuido com o código fonte aberto.

http://blog.wired.com/monkeybites/2008/01/sun-shines-the.html

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tópicos juntos por serem a mesma notícia.

Sem dúvida uma das compras do ano (que mal começou).  :P

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O sgbd que temos vai continuar a ser desenvolvido sob a licensa gpl e mais funcionalidades vai ser adicionadas na versão 6.0, tambem elas sob a licensa GPL.

Ou seja, o produto comunitário vai ser expandido e mais completo.

Esse link é demasiado dramático, se segurem o link pra o slashdot e lerem os comentarios, vão ver que são tudo críticas sensacionalistas tipo telenovela.

O mysql está aí fora com o seu código licensiado sob gpl, quem quiser pode fazer um fork dele, resta saber, é possivel para uma entidade não empresarial arcar com as despesas de um tão grande projecto?

Pessoalmente acho que é um exemplo de como o software livre pode sobreviver como subproduto de software proprietário.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que foi distribuido sob GPL está distribuido e a licença não pode ser revocada!

Se a MySQL quisér distribuir também como software proprietário está no seu direito, mas não pode impedir a livre re-distribuição (e todos os outros direitos que a GPL dá), a quem foi distribuido sob GPL. No entanto não foi isso que a MySQL anunciou!!! O que a MySQL anunciou é que a edição Enterprise, vai ter disponível algumas novas ferramentas proprietárias que a MySQL não vai distribuir na edição community. No entanto isso não é um obstáculo técnico nem legal para que outros distribuam ferramentas semelhantes com a edição community, nem com a edição Enterprise e que sejam totalmente livres.

Esta é uma notícia que tem sido divulgada de forma a enganar as pessoas, de forma a fazer pensar que o MySQL vai tornar-se parcialmente proprietário, o que não é exactamente verdade. E muito menos é verdade que se esteja a tornar totalmente proprietário.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A notícia vai contra o que a própria Sun indicou quando anunciou a compra e contra o que tem vindo a anunciar sobre a vontade que têm de tornar mais modular o software para permitir o desenvolvimento em torno do sistema. Parece um notícia sensacionalista e com intenções pouco claras. Vamos ver o que daqui para a frente acontece.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Anterior? A notícia da compra é de 16 de Janeiro, a do fecho do código é de 14 de Abril, estou confuso, onde é que me enganei, é que isto de ver notícias em sítios cruzados pode causar confusões.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora