• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

porfirio

Next! - biblioteca de JavaScript

32 mensagens neste tópico

Ola, o meu nome é Porfirio Ribeiro e adoro JavaScript.

Tenho usado esta linguagem a niveis muito altos e acho uma linguagem interessantissima

Pena que seja considerada uma linguagem para Script kiddies.- como podemos ver na secção de js deste forum, o que se posta na maior parte das vezes são scripts mal escritos para fazer umas porcarias sem perceito, tipo imagens a correr atraz do rato e desabiltar o contect menu

Eu estou a desenvolver uma biblioteca de JavaScript, com o objectivo de extender o JavaScript em si e tornar a "user experience" mais engraçada

De momento não á muito para mostrar, podem acompanhar o meu blog

http://jsporf.blogspot.com/

Quando tiver algo mais volto a postar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concerteza que irei acompanhar ... estou interessado em desenvolver as minhas capacidades nessas linguagem....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não acho que JS seja linguagem para script-kiddies... Qualquer web-designer que se preze em fazer sites apelativos aos utilizadores, deve saber o mínimo de javascript para proporcionar uma navegação agradável no site e bonita, pena que a maior parte (eu estava incluido nesta parte até há uns meses atrás apesar de fazer sites aos anos) saiba pouco do assunto e/ou não tenha interessa.

Anyway, mais uma biblioteca... É assim, se estás a fazer isso para uso pessoal porque não gostas de nenhuma das que já existe e porque com isso aprendes muito mais sobre Javascript, tudo bem, força com isso e melhora o teu conhecimento. Agora, se for para apenas ser mais uma biblioteca JS, acho que mais vale nem te dares ao trabalho. Já existem tantas e muitas delas bastante poderosas e a cada dia que passam ficam melhores, com centenas de plugins e documentação extensiva. Eu uso jQuery de momento e estou a adorar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Off-topic:

Qualquer web-designer que se preze em fazer sites apelativos aos utilizadores, deve saber o mínimo de javascript para proporcionar uma navegação agradável no site e bonita, pena que a maior parte (eu estava incluido nesta parte até há uns meses atrás apesar de fazer sites aos anos) saiba pouco do assunto e/ou não tenha interessa.

Na minha opinião, nos dias que correm, qualquer web-designer que se preze faz sites apelativos com recurso a JavaScript apenas quando CSS não serve. :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha opinião o futuro é mesmo a integração de javascript em frameworks aplicacionais.

Ou seja... um programador pode desenvolver uma aplicação web toda 2.0 cheia de ajax e tal sem uma linha de javascript. Como?

Usando por exemplo uma biblioteca como esta:

http://xajaxproject.org/

Isto pode ser integrado numa framework e o seu uso pode ser completamente tirado dos ombros do programador.

Eu vejo o java como uma linguagem de programação e não como uma coisa que serve para por uns pozinhos perlimpimpim num site. Esse é o problema, está-se a usar logica programática no desenho de um site. Claro que um designer não é grande pistola a escrever código javascript, nem um programador tem pachorra para por na cabeça 1001 métodos e objectos do DOM. Resultado: o javascript é um pesadelo para toda a gente.

Eu não me importava de escrever aplicações em javascript... mas a única forma que conheço de correr javascript é mesmo através dos browsers... se houvesse uma CLI facil de usar... força, venha ele!

Mas, força aí com a tua biblioteca. Permite-me a pergunta... é uma biblioteca para páginas web que acenta no uso do DOM certo?

Já que cá estamos, fica só uma informação que muita gente desconhece: a maioria das extensões do firefox são escritas em javascript e até há algumas aplicações completas escrias em javascript+xul, ou seja, javascript é uma linguagem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu vejo o java como uma linguagem de programação

*javascript

Eu não me importava de escrever aplicações em javascript... mas a única forma que conheço de correr javascript é mesmo através dos browsers... se houvesse uma CLI facil de usar... força, venha ele!

Mas, força aí com a tua biblioteca. Permite-me a pergunta... é uma biblioteca para páginas web que acenta no uso do DOM certo?

Já que cá estamos, fica só uma informação que muita gente desconhece: a maioria das extensões do firefox são escritas em javascript e até há algumas aplicações completas escrias em javascript+xul, ou seja, javascript é uma linguagem.

Em Windows, vem com o sistema operativo um "interpretador" de JavaScript. Em Linux, acho que podes usar a plataforma Mozilla para fazer apps, usando XForms, etc.

EDIT: E o Mono também compila JavaScript.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concerteza que irei acompanhar ... estou interessado em desenvolver as minhas capacidades nessas linguagem....

Obrigado :)

Não acho que JS seja linguagem para script-kiddies... Qualquer web-designer que se preze em fazer sites apelativos aos utilizadores, deve saber o mínimo de javascript para proporcionar uma navegação agradável no site e bonita, pena que a maior parte (eu estava incluido nesta parte até há uns meses atrás apesar de fazer sites aos anos) saiba pouco do assunto e/ou não tenha interessa.

Anyway, mais uma biblioteca... É assim, se estás a fazer isso para uso pessoal porque não gostas de nenhuma das que já existe e porque com isso aprendes muito mais sobre Javascript, tudo bem, força com isso e melhora o teu conhecimento. Agora, se for para apenas ser mais uma biblioteca JS, acho que mais vale nem te dares ao trabalho. Já existem tantas e muitas delas bastante poderosas e a cada dia que passam ficam melhores, com centenas de plugins e documentação extensiva. Eu uso jQuery de momento e estou a adorar.

Eu conheço JQuery, é muito interessante mas tem um problema que eu relato no meu blog, eles usão demasiadamente object extenders, existe uma enorme execução de JavaScript mesmo que não uses nada da biblioteca...

Isso tem sido falado em alguns sites\blogs, onde se puder evitar, evita-se

Off-topic:

Qualquer web-designer que se preze em fazer sites apelativos aos utilizadores, deve saber o mínimo de javascript para proporcionar uma navegação agradável no site e bonita, pena que a maior parte (eu estava incluido nesta parte até há uns meses atrás apesar de fazer sites aos anos) saiba pouco do assunto e/ou não tenha interessa.

Na minha opinião, nos dias que correm, qualquer web-designer que se preze faz sites apelativos com recurso a JavaScript apenas quando CSS não serve. :)

Claro, a ideia desta biblioteca é ter efeitos e animações de maneira facil e apelativa

Na minha opinião o futuro é mesmo a integração de javascript em frameworks aplicacionais.

Ou seja... um programador pode desenvolver uma aplicação web toda 2.0 cheia de ajax e tal sem uma linha de javascript. Como?

Usando por exemplo uma biblioteca como esta:

http://xajaxproject.org/

Isto pode ser integrado numa framework e o seu uso pode ser completamente tirado dos ombros do programador.

Eu vejo o java como uma linguagem de programação e não como uma coisa que serve para por uns pozinhos perlimpimpim num site. Esse é o problema, está-se a usar logica programática no desenho de um site. Claro que um designer não é grande pistola a escrever código javascript, nem um programador tem pachorra para por na cabeça 1001 métodos e objectos do DOM. Resultado: o javascript é um pesadelo para toda a gente.

Sim funciona em base do DOM

@porfirio:

Se gostas de JavaScript então dá uma olhadela a esta framework (se já não a conheces)...

http://extjs.com/

Cumps,

Tico@PT

Conheço essa e todas as outras grandes freameworks :) é das melhores que conheço em termos de widgets engine, ela tem como base quer Pototype ou JQuery, ou então a propria base deles, que não conheço muito

Basicamente Ext é um addin para as bibliotecas bases

Obrigado por todo o feedback :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o dreamwever usa javascript em muitas das suas funções......
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o dreamwever usa javascript em muitas das suas funções......

O Aptana Studio usa a JavaScript engine para pequenos scripts que podem fazer algo ao texto selecionado etc

Se queres mesmo desenvolver com JavaScript para o Desktop, vê o wxJavaScript

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou com o Nazgulled. Já existem muitas bibliotecas de JavaScript...

Claro que se for melhor, será usada.

Pessoalmente uso Prototype+Script.acul.us, Jquery ou Mootools, nunca as três (quatro) :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

http://www.wxjavascript.net/ ? Não conhecia, boa dica. :D

Sim, é bastante bom!

Ainda não tive muito tempo com ele para desenvolver algo engraçado, mas pelo conhecimento acho o bastatante interessante

O tipo que esta a desenvolver isso teve ajuda directa do tipo que criou o JavaScript ( e que trabalha para a Mozilla e ta a desenvolver o Tamarin aka JS2 )

O mais engraçado é que posso, por exemplo usar grande parte do código da minha biblioteca nele, tirando a manipulação do DOM bem e as gambiarras para adicionar uns extras das Array's ao IE tambem não sãp presixas, JavaScript 1.8  a bombar no wxJS que quando sair o JS 2 vai utilizalo para ter ainda mais performance e uma linguagem melhor

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou com o Nazgulled. Já existem muitas bibliotecas de JavaScript...

Claro que se for melhor, será usada.

Pessoalmente uso Prototype+Script.acul.us, Jquery ou Mootools, nunca as três (quatro) :D

A titulo de curiosidade, porquê o uso de 4 bibliotecas diferentes? Mesmo que só usas uma por projecto, porquê usar tantas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A titulo de curiosidade, porquê o uso de 4 bibliotecas diferentes? Mesmo que só usas uma por projecto, porquê usar tantas?

Possivelmente porque têm features diferentes que se adaptão melhor ou pior ao projecto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Possivelmente porque têm features diferentes que se adaptão melhor ou pior ao projecto

Não podia dizer melhor, mas acrescento.

Uso Prototype + Script.acul.us no Ruby on Rails, apesar de não escrever o código de maneira convencional, uso-as.

Para projectos diferentes uso mais JQuery, porém houve situações em que Mootools me safou...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tipo, eu tenho-me safado sempre com jQuery e acho-o fantástico. Eu sei que há sempre cenas que umas têm e outras não, mas quando isso aconteceu, vou à procura de plugins e assim ou tento implementar eu aquilo que as outras têm. Pelo simples facto de que acho jQuery muito bom e fácil de usar e não vejo a necessidade de aprender/usar uma biblioteca diferente...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nazgulled, tu que dás aí uns toques no jQuery, não é essa lib que dava para fazer aquele efeito todo maluco de aumentar icones com a passagem do rato à-lá-Mac? Se sim, podes pôr aí um exemplo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse efeito como é algo que apela a muitas vistas, todas elas devem ter, built-in ou em plugin... Dar um exemplo meu assim de um momento para o outro não dá, nem que fosse uma coisa rasca... Mas assim de uma forma rápida era ter uma série de imagens e usar as funções que aquilo tem de animação. Podes escolher um elemento e dizer para animar a propriedade "width" e/ou "height" com duração de X segundos e ele faz a animação e para isso basta por exemplo $('div#test').animate({ width: 100px }, 1000); e pronto, supondo que o objecto tinha 50px de largura, no espaço de 1s ias ver ele a aumentar gradualmente até 100px. Claro que para isso dos ícones tinhas de programar tudo conforme a posição do cursor e aumentar os ícones à volta do seleccionado e isso tudo...

Mas tens aqui vários exemplos feitos com jQuery:

http://interface.eyecon.ro/demos/fisheye.html

http://icon.cat/software/iconDock/

Mas é tudo plugins já com tudo programado.

Eu só não curto o facto das imagens aparecerem pixelizadas quando o tamanho das imagens não é o original, mas pronto, isso não é culpa do jQuery mas sim da forma como o browser faz o render das imagens.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu só não curto o facto das imagens aparecerem pixelizadas quando o tamanho das imagens não é o original, mas pronto, isso não é culpa do jQuery mas sim da forma como o browser faz o render das imagens.

Algo me diz que com .svg isso já não acontecia... Anyway, thx.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Algo me diz que com .svg isso já não acontecia... Anyway, thx.

Mas para isso irias de ter o desenhos dos ícones todos em SVG e isso é raro encontrar e então fazê-los, dá um bocado de trabalho...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas para isso irias de ter o desenhos dos ícones todos em SVG e isso é raro encontrar e então fazê-los, dá um bocado de trabalho...

Há ferramentas para transformar imagens comuns em imagens vectoriais-like. Depois é só converter para svg mesmo, há tools para isso.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nem por isso....

Tens o tango Icon Theme com milhares de icons em SVG e tens o Oxygen tambem com uma quantidade enormwe de icons de qualidade ( daqueles que noz as vezes vemos em packs pagos e caros ) alias um dos criadores desses icons é o nuno Pinheiro e é português

http://tango.freedesktop.org/Tango_Icon_Library - Podes fazer download ou  aceder pelo CVS

svn://anonsvn.kde.org/home/kde/trunk/KDE/kdebase/runtime/pics/oxygen - Podes aceder pelo SVN

Bem tirando o Off-topic...

Não tenho postado muito mas tenho trabalhado alguma coisa. Tenho andado ocupado, e o carnaval tambem me roubou muito tempo ( foi doideira ate mais não ) na proxima semana espero ter tempo e fazer uma restruturação do codigo e organizalo melhor e quem sabe por um pequeno preview das features implementadas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora