• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

stevegaspar

[RESOLVIDO] "linkar" files

9 mensagens neste tópico

viva ppl, tudo em cima?

bem ca vai mais uma pergunta estranha...  :-[  É possivel "linkar"os ficheiros compilados em C++? para me explicar melhor, tipo falando em HTML um gajo mete

<a href="ficheiro_a_linkar" target="_self">link</a>

isto em HTML para quem percebe. É possivel fazer algo semelhante com ficheiros compilados? se sim podiam dar-me assim umas luzes como se faz?

(é que o meu projecto ja tem +1000 linhas, tass a tornar bues confuso hehehe)  :confused:

thanks pela atenção pessoal

abraço a todos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem eu tou a usar o Dev C++ e isto tem aqui uma cena de "New Project" pelo que percebi tipo cria um projecto para incorporar varios files, mas nao tou mesmo a ver como isto funciona, o Help do programa nao ajudou muito (ou nada lol) ja virei a net a procura de tutorials e nao encontro nada.

bem tipo como eu disse o meu projecto ja ta bues grande, entao tipo nao da para criar um projecto e dividir o codigo por files dentro do project?

se da podiam dizer como isso funcemina ou apontar-me algum tutorial q cubra esse assunto? :P

thanks

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah... estava a postar que não estava a perceber o que querias dizer. Assim já faz mais sentido.

Para dividires o código tem que ser à mão. Pegas em algumas funções que se relacionam e metes num ficheiro .cpp, pegas noutras e metes noutro... Crias ficheiros .h com as assinaturas das funções e fazes #include deles no ficheiro onde tens a função main.

Quanto aos projectos do DevC++ não te posso ajudar.

E cuidado com a terminologia... "linkar" em C++ tem um significado específico e muito bem definido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vou ver se consigo fazer isso entao, vamos ver se chego la a primeira hehe

tipo como funciona os projects no Dev ja percebi mais ou menos, tipo como adicionar, remover ficheiros e isso, nao percebia é como interliga-los.

thanks mesmo TheDark

abração

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ooopss lol sorry tipo o que é ficheiros .h? podes dar um exemplozinho?

thanks

abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por exemplo:

Ficheiro operacoes.h

#ifndef __OPERACOES_H__
#define __OPERACOES_H__

int soma(int a, int b);
int subtrai(int a, int b);
int multiplica(int a, int b);

#endif

Ficheiro operacoes.c

#include "operacoes.h"

int soma(int a, int b) {
 return a + b;
}

int subtrai(int a, int b) {
return a - b;
}

int multiplica(int a, int b) {
return a * b;
}

Ficheiro main.c

#include "operacoes.h"

int main() {
int i = soma(1, 1);
return 0;
}

Isto é um exemplo parvo, mas é só mesmo para exemplificar cada tipo de ficheiro. Os .h servem simplesmente para dar a conhecer as assinaturas das funções (e structs, etc) a outros ficheiros de código.

Também podiam ser implementadas as funções directamente no .h, mas esta é a forma mais correcta de o fazer.

Nada disto foi testado, mas acho que funciona... : :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ahhh... ja tou a perceber mais ou menos... bem isso é novo para mim... lol

nos tutorials q tenho estado a ler ainda nao vi nada disso... provavelmente ainda nao cheguei ai :P tou a começar hehe

este meu projecto é uma especie de treino para o q ja aprendi ate agora enfim... tou aqui agora a dividi-lo por ficheiros... vamos la ver se no fim vai funcionar lol, acho q cometo suicidio se nao funciona... enforco-me com o fio do rato lol

anyway, muito grato pela ajuda ate agora thedark :D

abração

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

oh quem diria... FUNCIONA!! :D THANKS THEDARK!!  :cheesygrin:

assim sim... outra coisa, assim nao tenho que dar ai 20 voltas ao mouse wheel para chegar só a meio do projecto lol

thanks man! mesmo muito grato  :P

Guarda backups do que funciona!! Senão depois é frustrante...

thanks pela dica mas essa ja sei como é, ja uma vez aprendi a lição com uma pagina da web que tive quase duas semanas a programar e as voltas com a pastas foi parar a reciclagem, só mesmo no instante em q clico "Esvazias Reciclagem" é que me lembrei... "pera ai onde ta a pasta da pagina...? NAAAOOOOO" ainda andei com programas a tentar recuperar mas nunca mais... enfim mais uma vez obrigado

abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora