• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Alunos de Braga aprendem via telemóvel e MP3

6 mensagens neste tópico

Os alunos do 11º do Curso Profissional de Manutenção Industrial-Electromecânica, da Escola Secundária Carlos Amarante de Braga, podem ouvir os conteúdos programáticos da disciplina de Português através de computadores, telemóveis e leitores de MP3 e MP4.

Este projecto de «mobile learning», designado «Geração Móvel», está a ser implementado pela docente de Português, Adelina Moura, no âmbito de um estudo experimental que está a levar a cabo para a sua tese de doutoramento no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.

Segundo o Correio do Minho, a docente criou um ambiente de trabalho online que pode ser redimensionado para telemóveis com acesso à Internet, MP3 e MP4. Esta ferramenta de trabalho em contexto de sala de aula, confere ao aluno uma maior autonomia de acordo com o seu próprio ritmo de trabalho e aprendizagem, permitindo-lhe a aceder às matérias da disciplina em qualquer lugar e a qualquer hora, nomeadamente às aulas, comentários e explicações sobre temas em estudo.

Para desenvolver este projecto, «completamente inovador a nível nacional» e que está a obter resultados «muito satisfatórios», Adelina Moura propôs a uma operadora nacional o patrocínio de dispositvos móveis com acesso à Internet. «A TMN mostrou-se muito interessada. Agora vamos ver. O meu objectivo é que os meus alunos tivessem telemóveis 3G e portáteis. Todos eles têm telemóveis, mas nem todos têm acesso à Internet», disse.

O ambiente na Web, segundo Adelina Moura, é acedido tanto pelos seus alunos como por outros alunos e professores de todo o país, que «têm dado o feed-back do quanto é interessante este projecto». «Mais de 300 downloads são feitos diariamente dos meus podcasts por pessoas de toda a parte do mundo. Chegam-me comentários de alunos a agradecerem os comentários sobre uma ou outra análise. Digámos que as pessoas têm tirado partido deste website e isso é que me faz continuar», acrescentou a docente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sei que o que vou afirmar a seguir vai gerar muita polémica mas aqui vai:

Braga é a Silicon Valley Portuguesa...

tudo bem que nos últimos anos tem perdido um bocado devido à ausência de um determinado evento, mas isso há de se resolver, em contrapartida tem ganho noutras frentes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora