• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Psicopunk

Limpar "lixo" em linux

7 mensagens neste tópico

Boas, ppl,

gostava de saber como é que limpam o lixo no vosso linux... Tipo, limpar /tmp e outras pastas (/var/log) e os cuidados a ter. Pois hoje limpei o /tmp à bruta... e o linux nunca mais foi o mesmo...  :wallbash:

Se alguém tiver scripts, agradeço

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

LOL? O /tmp não tem nada a ver com o C:\Windows\Temp, e é limpo pelo próprio sistema. E o lixo referes-te à trashbin? Não dou uso a tal coisa, apago logo do disco.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tal como já foi dito, o /tmp não é lixo, são ficheiros temporários. Por exemplo o X coloca lá ficheiros escondidos essenciais ao seu funcionamento.

O /var/log também não é lixo!!!

Logs não são lixo!

Há ficheiros que ficam em /var/log que podem vir com o tempo a deixar de ter propósito, mas normalmente os software que gerem os logs tratam da rotação dos ficheiros.

Para um desktop não são gerados logs em quantidade suficiente para que valha a pena apagar. Por exemplo o meu portátil de trabalho, no qual corro vários servidores durante todo o dia (faço desenvolvimento e testes em cima desses servidores), não gerou mais de 20 MB de logs.

O lixo do desktop é uma coisa completamente diferente e fica guardado dentro de um directório escondido dentro da home de cada utilizador (com o nome .Trash).

Gerir um sistema de ficheiros de um *nix, não é a mesma cosa que gerir o de um window$.

Podes aprender mais sobre o propósito de cada directório em:

http://en.wikipedia.org/wiki/Filesystem_Hierarchy_Standard

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro.

Mas ele deve tar a perguntar quando por exemplo faz um download de um video, por exemplo, salvo erro fica uma copia no /tmp...nao tenho a certeza...alguem k me confirme.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende da aplicação que fizer o download, muitas limitam-se a guardar na home, ou em outro local indicado pelo utilizador.

E normalmente só fica enquanto a aplicação está aberta, quando a aplicação é encerrada a directoria é limpa desse ficheiro. Por isso não é motivo de preocupação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

find ~/.Trash -type f -atime +7 -exec rm {} \;

Vê lá se serve.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

realmente já me disseram sobre o /tmp... na altura nem pensei. estava com pressa! lol

mas ja nao é a primeira vez que o disco fica cheio e não sei bem como isso aconteceu...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora