• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

stinkle

trafego p2p

7 mensagens neste tópico

boas.. Comprei um router wireless à dias e instalei uma rede em casa. O meu problema é o seguinte: Tenho um sobrinho que tem um portatil com o qual se costuma ligar à minha rede. Eu proíbio de usar programas p2p. Existe alguma maneira de saber se o tráfego teve origem num programa desses??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tenho a certeza mas acho que o que podes fazer é bloquear as portas no router.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é possível saber isso, não há router que faça tais logs de origem :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Eu queria era saber se ele chegou a fazer downloads p2p enquanto as portas não estavam bloqueadas.
Pergunta-lhe!
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas.. Comprei um router wireless à dias e instalei uma rede em casa. O meu problema é o seguinte: Tenho um sobrinho que tem um portatil com o qual se costuma ligar à minha rede. Eu proíbio de usar programas p2p. Existe alguma maneira de saber se o tráfego teve origem num programa desses??

Dado que tens um router podes é criar uma acess list de maneira bloqueares não portas, mas o tráfego.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nazgulled, ROTFL, nada mais simples :)

agora a serio, stinkle, é perfeitamente possivel, só tens que analizar o tráfego. Nem sequer precisas de o fazer no router, podes faze-lo noutro computador.

A forma mais simples que quando a mim é escreveres um script que te faça log só dos pacotes tcp/udp que contenham pacotes com protocolos p2p no seu interior.

Depois a partir daí podes ir até ao detalhe que desejares. Por exemplo: sacar uma lista dos nomes dos ficheiros sacados por p2p é bastante simples.

Já contabilizar o trafego mesmo requer exige um pouco mais de programação, mas nada de transcendente.

Não é uma tarefa trivial para um leigo, mas para um programador na verdade é bem mais simples do que parece.

google->

ngrep tutorial

pcap tutorial

tcpdump tutorial

man ->

ngrep

tcpdump

para perceber melhor como as coisas funcionam com mais ajuda visual, faz download do wireshark e experimenta por ti mesmo capturar pacotes.

Mas antes de te meteres nisso, aconselho-te a ler isto:

http://www.docdroppers.org/wiki/index.php?title=TCPIP_Stack

OK, lembrei-me agora que metade destas coisas não funcionam no windows :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas como uma Access List ele nem tem de se preocupar em analisar o tráfego, o router simplesmente não permite que uma aplicação p2p use a rede. Agora depende é do router que ele tenha.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora