• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

magician

Assembla alojamento de projectos.

28 mensagens neste tópico

Boas andava aqui à procura de um bom alojamento de software para o meu proximo projecto e como o projecto vai ser feito com mais um colega precisava de algum suporte de controlo de versões foi então que encontrei este site.

http://www.assembla.com/

Eles disponibilizam gratuitamente alojamento de 500mb, com trac, svn,wiki, team manager entre outras coisas, podem também utilizar a versão paga com mais algumas coisa e mais espaço.

Podem ver aqui o que eles disponibilizam http://www.assembla.com/tour.

Eu achei muito bom espero que gostem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

500MB? Já, quando me registei só davam 10MB, mesmo assim 100MB era muito bom.

No entanto tem muitas muitas falhas e a integração entre as diferentes ferramentas por vezes não funciona correctamente, além de que o sistema de permissões tem algumas caracteristicas que por vezes os utilizadores não percebem, e que não estão implementadas como gostaria, mas é um bom serviço mesmo assim.

Já agora, recomendo que alterarem o link de acesso ao SVN do vosso projecto para passarem a aceder por HTTPS, existe suporte apesar de não ser anunciado no site, pelo menos pelo que li, e é mais seguro caso estejam atrás de proxies mal configurados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há uns meses registei-me nisso e também me deram 500MB.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece que os serviços Assembla rapidamente se espalharam e foram usados para além das capacidades que a empresa tinha, isto é, os espaços gratuitos eram tão usados que não tinham mais recursos para os manter nos mesmos moldes.

Actualmente uma conta gratuita oferece apenas 200MB e não permite que o espaço seja privado, pelo que se pretenderem contas gratuitas, qualquer utilizador poderá ler o conteúdo do vosso espaço, embora não possa, como é natural, escrever.

Embora os preços por um espaço privado seja bastante baixos, creio que mesmo assim muitos utilizadores irão deixar de usar o serviço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fiquei agora a saber disto. Eu tinha muitos espaços no Assembla, era um serviço muito bom. É compreensível que tenham contas para pagar e não consigam suportar contas de borla para todos... Se encontrarem alguma alternativa, por favor digam. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Infelizmente não conheço nenhuma alternativa com a qualidade do assembla.

Se estiveres disposto a pagar os $2/mês por um espaço privado acho que nem é muito caro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Infelizmente não conheço nenhuma alternativa com a qualidade do assembla.

Se estiveres disposto a pagar os $2/mês por um espaço privado acho que nem é muito caro.

Sim, estou mesmo a pensar nisso. Não é nada caro. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ou podem usar um sistema de controlo de versões distribuido.

Para manterem os vossos brunches podem usar por exemplo o github.

Não sei se existem mais serviços dos estilo por aí, mas para projectos mais abertos é muito melhor já que não se tem que estar à espera de ninguém.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Têm tambem o Google Code que é no mesmo género se nao estou em erro e tem todas(ou quase todas, va) as funcionalidades que o assembla tem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Têm tambem o Google Code que é no mesmo género se nao estou em erro e tem todas(ou quase todas, va) as funcionalidades que o assembla tem.

Mas o google code não permite projectos privados, que era a grande vantagem do assembla

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso torna-se pouco viável quando há necessidade de trabalhar com mais do que uma pessoa, nem todos podem ter um computador ligado 24/7...

Por acaso nos últimos dias coloquei uma questão sobre o assunto nos Google Groups do GitHub e o que os gajos me disseram foi para falar directamente com eles por mail para requisitos especiais.

Não sei aceitam para qualquer tipo de projecto privado mas eu falei relativamente a projectos da universidade e eles dissera-me que já criavam repositórios à borla para essas situações mas tinha de entrar em contacto directo com eles.

Fica a informação para quem quiser...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso torna-se pouco viável quando há necessidade de trabalhar com mais do que uma pessoa, nem todos podem ter um computador ligado 24/7...

Nem tanto, normalmente não estão duas pessoas a trabalhar na mesma "coisa", desde que a interface entre as várias partes esteja definida não há grande problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que não percebeste o que eu disse...

O que tu estás a falar, o próprio SVN tem mecanismos para ajudar a resolução de conflitos caso, hipoteticamente, várias pessoas estivessem a trabalhar na mesma coisa ao mesmo tempo ou não, mas a questão que eu levantei não foi essa.

Eu usava o Assembla para trabalhos em grupo da universidade, cada um trabalha quando quer e quando pode e para isso, um servidor SVN tem de estar ligado 24/7. Eu montar o meu próprio servidor no meu PC não é viável porque este não vai estar sempre ligado, poderia estar quando fosse EU a programar e quando fosse outro membro do grupo? Ia ter de ligar o PC por causa dele?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também usei para projectos da faculdade. Independentemente do servidor cada um trabalha numa cópia local, ou seja, pode trabalhar à hora que quer nos dia que quer, no entanto só poderá sincronizar a sua cópia local qndo o servidor estiver ligado, coisa muito simples, "pessoal, a que horas é que combinamos para sincronizar?"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que isso tira grande parte do propósito de se usar algo como o SVN...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que isso tira grande parte do propósito de se usar algo como o SVN...

Eu não acho, trata-se apenas de adaptar a ferramenta ao modelo de desenvolvimento da equipa.

Se a equipa trabalha quando quer/pode não pode estar à espera que o trabalho dos outros esteja feito e disponível na altura que lhe aptecer/puder trabalhar. Outra coisa, não se pode ter um servidor 24/7 grátis e é preciso? simples, paga-se para ter um...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As coisas não são assim tão lineares quanto isso, mas não vou entrar nesta discussão...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho usado o Assembla e recomendo.

E agora voltou a ser possível ter projectos privados de borla. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando não tinha um servidor próprio cheguei a usar o Assembla e gostei bastante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

Alguém nesta thread referio que por vezes o assembla não permite ter projectos privados. A minha questão é se quando isso acontece, quem já la tem projectos privados nos pacotes free, esses projectos também se tornam públicos, ou se só os novos é que ficam publicos e os que já existiam continuam privados?

Cumps!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Segundo o que me lembro, quando alteraram os planos, todos os privados passaram a públicos. Mas isso estará indicado nas condições de serviço oficiais, o melhor é mesmo confirmares lá, ou caso não encontres, perguntares no sistema de ajuda deles.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora