• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Djoblack

Duvidas sobre o Modelo Relacional

6 mensagens neste tópico

Boas..tou com uma dúvida.no modelo relacional de uma base de dados.:

,eu quero criar um modelo que me permite saber quais os veiculos que são nacionais e quais os estrangeiros..bem como os veículos ilegais....

A minha dúvida é:

posso fazer uma relação tipo Hierarquia(Subertipo,,Subtipo)???....nesse caso eu criava uma tabela veiculos...e depoisi..outras 2 subclasses.dessa.uma tabela veiculos Nacionais e outra veiculoEstrangeiros

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque não fazer uma tabela Veiculo com um  campo que por exemplo pode ser um bool , que estando a um indica que o veiculo é estrangeiro... estando a zero indica que é nacional..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

como assim??

algo do tipo

CREATE TABLE VEICULO(

marca Varchar(3);

idCArro BOOL;

);

e a hierarquia,,não dá para fazer então??

e nesse caso ,como é que eu faço para saber se um dado veículo,,está ilegal no pais?

Agradeço que me desse uma ajuda

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Todos os carros estrangeiros tão ilegais ? Não pois não ? Qual é a tua definição de carro ilegal ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

carro ilegal é um carro que não tem licença de circulação....é assim k tou a pensar....achas k devo colocar um BOOL...na identidade carro??..para este campo?

é que tou a querer fazer uma Bd,,,de uma espécie de um serviço de controlo de fronteiras...que controla carros...pessoas..etc..etc.....mas tou com dificuldade em fazer algumas relações...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

A tua ideia de fazer uma tabela (veiculos) e derivar (ISA) para outras duas tabelas está correcta, podes ter:

veiculo (P.K id_veiculo, marca, modelo, cor,etc)

vnacional (P.K matricula, FK id_veiculo, data)

vinternacional (P.K matricula, FK id_veiculo,  data)

Assim terás um dado veiculo com determinadas caracteristicas, mas que pode muito bem  alterar a matricula, numa  data. Acontece nos casos em que compram no estrangeiro e legalizam em portugal.

Na situação dos veiculos ilegais, o meu ponto de vista é:

- uma tabela com as ilegalidades,

-uma tabela com os veiculos e as ilegalidades

isto é:

ilegalidade (P.K ilegal, descrição)

listaVilegais(P.K FK id_veiculo,  P.K FK ilegal, data)

Atenção que o veiculo pode não estar sempre ilegal, ou seja, legalizar a situação, então deves ter um novo atributo em 'listaVilegais', por exemplo, datalegalização.

Espero ter ajudado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora