• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Jovem de 11 anos cria vírus para iPhone

13 mensagens neste tópico

De acordo com diversos relatórios de empresas de segurança, foi identificado o primeiro troiano para o iPhone da Apple. A imprensa internacional informa que o código malicioso era distribuído através de aplicações falsas que se faziam passar por upgrades importantes para o telemóvel.

A particularidade deste caso é que o código foi criado por um jovem de 11 anos, que publicou o troiano disfarçando-o de uma aplicação "third-party". Para que o ficheiro tivesse um impacto relevante, o jovem apelidou-o de "firmware 1.1.3 prep", referindo-se a ele como uma aplicação de preparação para o software de actualização futuros.

Contudo, e apesar de se um código malicioso, o troiano não provoca danos no telemóvel quando é instalado. Ao invés disso, começa a causar problemas quando o utilizador tenta apagar o ficheiro já que, ao remover a aplicação são retirados ficheiros legítimos do iPhone.

O autor do código malicioso já foi identificado e obrigado a retirar o ficheiro do Modmyifone, o site onde estava disponível o upgrade.

Desde que foi lançada a primeira aplicação desenvolvida por terceiros, no verão passado, as preocupações referentes a possíveis ataques ao iPhone e consequentemente aos seus utilizadores têm vindo a aumentar.

Embora esta última tentativa de ataque tenha sido detectada, as empresas de segurança referem que é necessário os utilizadores prestarem atenção aos ficheiros que descarregam para os seus equipamentos, principalmente se forem desenvolvidos por terceiros.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com 11 anos  :eek:, ja sei qual vai ser o futuro dele lol

O Iphone vai ser alvo dos hackers, porque sem duvida foi um gadget que foi muito badalado este ano, ia acabar nesta guerra de Hackers. O que me surpreendeu foi o trojan ter sido feito por um muido de 11 anos, o tipo se já é assim, quando for maior vai ser duro de roer.

cumps  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeira pergunta, por que é que chamam isso de "troiano"? Não vi indicarem nenhuma característica desse tipo de programas (independentemente de o ser ou não, mas tendo em conta que não provoca danos...).

Além disso, é de mim ou isso é daqueles vírus que temos que ser nós a instalá-los explicitamente? Fica aqui o meu vírus para linux: rm -rf /home

Copiem isto para um ficheiro, dêem permissões de execução e depois executem-lo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com 11 anos  :eek:, ja sei qual vai ser o futuro dele lol

O Iphone vai ser alvo dos hackers, porque sem duvida foi um gadget que foi muito badalado este ano, ia acabar nesta guerra de Hackers. O que me surpreendeu foi o trojan ter sido feito por um muido de 11 anos, o tipo se já é assim, quando for maior vai ser duro de roer.

cumps  :P

hackers???? tens a certeza daquilo que estas a dizer? não estás a confundir um hacker com um cracker?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

penso que o verdadeiro significado de hacker é alguem que melhora algo, acho que o verdadeiro nome hacker surgio com o aparecimento dos primeiros MODs para jogos, que eram feitos por "hackers". so que o nome hacker ficou sujo aos longos dos tempos com o pessoal a ver como gajos que o unico obejctivo é destruir redes, etc. mas na verdade isso é um cracker. basicamente é como o djthyrax diz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hackers???? tens a certeza daquilo que estas a dizer? não estás a confundir um hacker com um cracker?

Ah bom...  :hmm: eu confundo sempre Hacker com Cracker

Julgava que um Hacker tambem servia, para ambos os lados tanto para melhorar algo como para destruir algo. Os crackers considerava aqueles que faziam cracks para aplicações e  que faziam ripping de Cd/DVD, etc...

cumps  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pá, esta juventude anda cada vez mais desocupada... :)

Nem sei o que é que me admira mais, se é o puto ter feito o trojan ou se é com 11 anos já lhe terem comprado um iPhone (penso que não seja um "brinquedo" muito barato).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah bom...  :hmm: eu confundo sempre Hacker com Cracker

Julgava que um Hacker tambem servia, para ambos os lados tanto para melhorar algo como para destruir algo. Os crackers considerava aqueles que faziam cracks para aplicações e  que faziam ripping de Cd/DVD, etc...

cumps  :)

errado.... :|

Hacker é uma pessoa que Descobre falhas de segurança e avisa os donos das falhas de segurança. E mais uma coisa... uma pessoa não se intitula hacker... a comunidade é que tem de o "Intitular" hacker através dos feitos deles.

Cracker Ao contrario nao age para o bem mas sim para o mal. Destroi, Rouba, estraga e faz todos os possiveis para lixar tudo ao máximo.

Quanto ao topico... depende se o moço nao fez para estragar mas sim para testar e alertar da falha de segurança atao sim é hacker... senao se for para estragar o ipod e cracker e TOno por estragar uma cena tao cara xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vai ser o meu procimo idolo................

11 anos, a minha alma está parva.......?????????'

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Este gajo vai ser um hacker, como é logico. Estes mans sao contratados para encontrarem as falhas. Quando puder trabalhar, aposto que vai ter propostas dos gigantes informaticos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hacker é uma pessoa que Descobre falhas de segurança e avisa os donos das falhas de segurança. E mais uma coisa... uma pessoa não se intitula hacker... a comunidade é que tem de o "Intitular" hacker através dos feitos deles.

Se te restringires à área de segurança, sim e não. Porque a tua definição de cracker é basicamente a definição de black-hat hacker.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se te restringires à área de segurança, sim e não. Porque a tua definição de cracker é basicamente a definição de black-hat hacker.

ai está djthyrax hoje em dia os significados de hacker e cracker andam(infelizmente) muito confusos :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora