• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

Morte do CD anunciado

3 mensagens neste tópico

O Instituto alemão Fraunhofer, criador do formato MPS anunciou hoje a morte do CD. Tal razão deve-se ao lançamento de um novo formato para a codificação de música digital, o codec HD-AAC, cuja principal característica é preservar a qualidade da música sem perdas.

Actualmente os CDs são gravados com uma compressão de 16 bits e qualidade de 44,1KHz. Com o HD-AAC, a qualidade de som é relativamente melhor graças à compressão de 24 bits com uma amostragem de 96KHz.

O novo codec HD-AAC é derivado do MPEG-4 SLS (Scalabe to Lossless), permitindo que seja compatível com os leitores de música portáteis (iPODs, MP4s e por aí) podendo ser até ouvida em telemóveis que possuam o codec.

Segundo o instituto, o novo codec já está disponível para PC e dispositivos integrados, incluindo microprocessadores ou processadores de sinais digitais (DSPs) da ARM, MIPS, Texas, Analog Devices, Intel e IBM.

Dada a sua característica da compressão sem perdas, o CD, que nos faz companhia à mais de 25 anos, é uma vítima natural deste novo codec. Mas não precisa de se preocupar e deitar os CDs fora. Brevemente será possível convertê-las para o novo formato.

Fonte

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tem muito uma coisa a ver com a outra já que um é um suporte físico e outro simplesmente um standard informático.

Mas vamos lá ver se a popularidade da implementação disto chega longe. Quanto a mim não é não se justifica anunciar um formato assim, já há leitores de mp3 e outros há muito tempo e estes suportam amostragens e bitrates altos.

O primeiro parágrafo é que é o típico sensacionalismo jornalístico que só causa confusão na cabeça das pessoas.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora