• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

fnds

Petição - Telefone sem assinatura

25 mensagens neste tópico

Estou a realizar uma petição o on-line para acabar com a assinatura telefónica da PT, tenho aqui um esboço do texto que vou apresentar, o português ainda está um pouco manhoso, pesso ao pessoal com mais conhecimentos que me ajude.

Petição pelo fim da obrigatoriedade do pagamento de uma assinatura mensal à empresa Portugal Telecom pela prestação da linha telefónica.

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

Exmo. Senhor Primeiro-Ministro

Exmo. Senhor Ministro "Algo relacionado com o assunto :)"

Considerando que:

1. Não é compreensível o pagamento de € 14,05 + IVA (€ 17,00), pela prestação da linha telefónica, visto que este valor não inclui nenhuma regalia, ex.: chamadas telefónicas;

2. Portugal é dos poucos países da União Europeia onde esta assinatura mensal existe;

3. Este pagamento impede os cidadãos com menos recursos de investirem noutros serviços, como por exemplo a Internet (se esta tiver uma mensalidade de 25€, perfaz 42€ mensais, 10% do ordenado mínimo);

4. Os cidadãos que habitem numa zona mais distante dos centros urbanos não têm acesso há concorrência, por via cobre, ficando limitados aos serviços da Portugal Telecom, sendo obrigados a pagar a assinatura.

Os cidadãos abaixo assinados reclamam o seguinte:

O fim da obrigatoriedade do pagamento de uma assinatura mensal há empresa Portugal Telecom;

Ajudem-me :bounce:......

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para a internet a PT já dispõe de um plano sem assinatura denominado NDSL (Naked DSL)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Achas mesmo que o 1º ministro vai dar importância a isso? :)

Pelo que sei estão a pensar acabar coma  assinatura mensal, só não acabaram antes porque a autoridade da concorrência não deixou. É que se acabasse a concorrência ficava quase sem argumentos para responder à PT...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para a internet a PT já dispõe de um plano sem assinatura denominado NDSL (Naked DSL)

Não tinha conhecimento

Achas mesmo que o 1º ministro vai dar importância a isso? :)

basiei-me nesta petição: http://estadomaupagador.net/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Solução mais rápida e eficaz.... muda para a Clix.

Eu mudava se tivesse cobertura. Mas também não mudava para a Clix, tinha a Tele2 ou a Vodafone com melhores preços.

Pelo que sei estão a pensar acabar coma  assinatura mensal, só não acabaram antes porque a autoridade da concorrência não deixou. É que se acabasse a concorrência ficava quase sem argumentos para responder à PT...

Isso não é totalmente verdade. Se a PT quisesse acabar com a assinatura telefónica para todos os clientes (mesmo para aqueles que apesar de terem linha da PT, apenas usam serviços de outras empresas), a ANACOM não se oporia!

Agora acabar com a assinatura para quem tem net pela PT e obrigar os outros a continuar a pagá-la é obvio que seria concorrência desleal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É como o Rui Carlos disse. Deviam dirigir a petição à PT, para que acabasse também com o pagamento de assinatura através das outras empresas. Assim já existiriam condições para acabar com o pagamento dentro da PT.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Segundo uma conversa que tive com uma pessoa dentro do grupo PT a assinatura é a grande fonte de rendimento da PT, sem a assinatura era impossível a PT dar assistência, fazer a manutenção das linhas e por aí fora. Basicamente aquilo é mal gerido, porque se as outras empresas conseguem fazer isso tudo e tirar lucro sem a assinatura a PT também tem de conseguir.

Deviam de retirar à PT a gestão da linha nacional de telefone, essa gestão deveria de ser entregue a uma empresa que só fizesse isso exclusivamente.

Ontem soube por um técnico de instalações do MEO que um destes dias durante a tarde a nivel nacional as centrais estiveram em baixo, não houve nada para ninguem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Segundo uma conversa que tive com uma pessoa dentro do grupo PT a assinatura é a grande fonte de rendimento da PT, sem a assinatura era impossível a PT dar assistência, fazer a manutenção das linhas e por aí fora. Basicamente aquilo é mal gerido, porque se as outras empresas conseguem fazer isso tudo e tirar lucro sem a assinatura a PT também tem de conseguir.

Deviam de retirar à PT a gestão da linha nacional de telefone, essa gestão deveria de ser entregue a uma empresa que só fizesse isso exclusivamente.

Ontem soube por um técnico de instalações do MEO que um destes dias durante a tarde a nivel nacional as centrais estiveram em baixo, não houve nada para ninguem.

Atenção que as outras empresas não têm assinatura, mas quase... No caso da Clix (que é o único grande operador alternativo à PT), tens que pagar no mínimo 30€/mês pela ADSL.

Além disso, a PT é a única empresa que cobre a totalidade do país. As outras são fornecem serviços nas áreas de maior densidade populacional, onde as receitas são maiores. Será que se essas empresas cobrissem o país todo, conseguiam cobrir os gastos de manutenção da linha sem assinatura (ou algo semelhante)?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Atenção que as outras empresas não têm assinatura, mas quase... No caso da Clix (que é o único grande operador alternativo à PT), tens que pagar no mínimo 30€/mês pela ADSL.

Além disso, a PT é a única empresa que cobre a totalidade do país. As outras são fornecem serviços nas áreas de maior densidade populacional, onde as receitas são maiores. Será que se essas empresas cobrissem o país todo, conseguiam cobrir os gastos de manutenção da linha sem assinatura (ou algo semelhante)?

Mas na PT paga a assinatura uma pessoa que more no centro de Lisboa como numa aldeia a quilómetros de distância de Bragança.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas na PT paga a assinatura uma pessoa que more no centro de Lisboa como numa aldeia a quilómetros de distância de Bragança.

Caso contrário a assinatura no interior do país seria exageradamente cara. Pelo facto de muitas vezes serem precisos centenas de metros de cabo para levar o telefone a uma única caso, ainda para mais em zonas onde passa a vida a haver incêndios a dar cabo das linhas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Caso contrário a assinatura no interior do país seria exageradamente cara. Pelo facto de muitas vezes serem precisos centenas de metros de cabo para levar o telefone a uma única caso, ainda para mais em zonas onde passa a vida a haver incêndios a dar cabo das linhas.

Então estamos de acordo que nas cidades com maior densidade populacional não existe razão para haver assinatura de telefone. Mas na PT os altos salários e regalias para os maiores cargos falam mais alto....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Liguem para lá e digam que querem aderir ao plano económico (não é aquele que passa na TV). É um onde pagam 9.90€ por mês quer gastem ou não gastem telefone (mais ao menos como a assinatura) a diferença é que esses 9.90 podem ser gastos em chamadas. Não tenho a certeza mas acho que não acumula... Sempre é melhor que pagar 15€ + telefonemas todos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então estamos de acordo que nas cidades com maior densidade populacional não existe razão para haver assinatura de telefone. Mas na PT os altos salários e regalias para os maiores cargos falam mais alto....

Estamos e não estamos. É verdade que a assinatura nas cidades não era necessária, mas também é verdade que esta pode ser necessária para financiar áreas em que seria necessária uma assinatura mais elevada do que a actual.

Gostava de ver a lei a exigir a todos os ISP a cobertura total do território e ver que preços é que estes iam praticar...

PS: Não estou a dizer que acho o preço da assinatura totalmente justo (provavelmente poderia ser mais baixo), mas as coisas não são tão simples como parecem, e não se podem comparar operadores que cobrem o país todo com outros que só vão às áreas mais rentáveis.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Voltando ao tópico, acham que vale a pena fazer esta petição?, neste momento estou a criar a aplicação web...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nos moldes em que está, não.

I second that. Besides, porque não usas o iPetition ou assim?
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tentar não custa  :P

Concordo contigo, por isso é que estou a fazer isto, sinceramente também não acredito muito, mas tentar não custa.

I second that. Besides, porque não usas o iPetition ou assim?

Acho que não existe problema em ser e próprio a criar site, visto que esses sites estão todos em inglês...

Ajudem-me a criar um que servia...., deixem sugestões de textos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O iPetition entrega sempre as petições, tiras a desculpa do "ah e tal, não recebemos o seu email."

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PT ?

Nesse caso acho que nem vale a pena fazer a petição...

Se calhar, era melhor dirigi-la à AR, ao PR, ou à ANACOM.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PT ?

Nesse caso acho que nem vale a pena fazer a petição...

Se calhar, era melhor dirigi-la à AR, ao PR, ou à ANACOM.

Ou aos quatro (+PT)....?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora