• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

cheires

[Resolvido] passar uma variavel de javascript para php

15 mensagens neste tópico

Olá a todos.

Comecei muito recentemente a trabalhar com javascript.

Estou a tentar fazer uma página web para gestão de uma base de dados, essencialmente para apagar alguns registos de uma tabela.

Num html com php, tenho a listagem da tabela, com a respectiva chave primária.

e um botão para apagar.

O que pretendia era ao pressionar esse botão apagar aparecesse uam janela tipo um alert em javascript para o utilizador introduzir o numero do registo a eliminar.

Isso já está conseguido, agora apenas me falta passar o numero que o utilizador introduziu para a query sql para poder ser eliminado da BD.

Como poderei fazer isso?

Como posso passar o valor de texto escrito em javascript para php?

ou o javascript apenas permite escrever coisas no html?

Sei que permite a conecção à base de dados, mas é mais complicado em javascript que em html, e por isso queria evitar, mas se não houver remédio...

Obrigado a todos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes fazer várias coisas:

* cria um elemento no documento e guardar lá esse valor e depois fazer com que o php leia o valor (não gosto desta);

* meter mais um parâmetro com isso no uri, e depois fazeres o reload da página, e fazes que o php receba isso via pedido http do servidor;

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Falco muito obrigado pela sugestão, mas dada a minha pouca experiência em programação web, podes ser mais específico?

Podes ajudar com algum exemplo?

Se não puderes obrigado na mesma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes passar através do URL... Ou seja, ao clicar no botão apagar, o javascript manda-te para um URL do tipo apagar.php?registo=1

Desta forma o PHP vai buscar a variável que pretendes, lendo o endereço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes passar através do URL... Ou seja, ao clicar no botão apagar, o javascript manda-te para um URL do tipo apagar.php?registo=1

Desta forma o PHP vai buscar a variável que pretendes, lendo o endereço.

Isso foi uma das opções que eu lhe dei...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yap foi so pk ele pediu um exemplo... nao deve trabalhar com PHP e nao deve ter entendido :P mas a tua resposta estava correcta sim senhor

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já resolvi o problema, recorri a um textbox escondido.

Falco, podes-me explicar um pouco melhor essa hipotese do URL?

Se possivel com um exemplo de código.

Sim trabalho com php/javascript à muito pouco tempo, e como autodidata.

Obrigado a voces.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com código não te vou dar nenhum exemplo... Não sei PHP.

Certamente que o PHP tem um método qualquer que lhe permite saber qual é o url que foi pedido ao servidor. Utilizando esse método podes ir buscar coisas ao url (http://www.um_site.pt/index.html?coisas_no_url=coisas) e utiliza-las no teu código. Às tantas até transforma logo isso como um argumento automático qualquer das tuas componentes, ou outra coisa. Suponho que o PHP tenha formas fáceis e boas de fazer isto, mas como não sei PHP, não posso dizer como.

Investiga um pouco. Ou alguém que tenha experiência em PHP que diga...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu não percebo nada de javascript e da mescla de APIs que normalmente lhe está associada, mas pareceu-me que não estás a perceber bem como o javascript funciona.

O php é processado no servidor e o cliente só recebe o resultado desse output, tipicamente esse output é html. O javascript é servido simplesmente como texto ao cliente, e o browser é que se encarrega de interpretar esse código e corre-lo. Por isso é que o javascript é tão esquisito e tem tantas 'manias', porque vai ser interepretado por milhares de interpretadores diferentes cada um com as suas limitações.

Ou seja, o que quer que seja que faças em javascript, se quiseres comunicar com o php vais ter que enviar pedidos HTTP ao servidor. Tipicamente isso faz-se através do redirecionamento para um url com parâmetros definidos na query string tal como o falco referiu.

Como redirecionar uma pagina usando javascript... isso não sei, mas nada que uns segundos no google não respondam.

Depois podes usar por exemplo o evento 'onclic' para disparar o redirecionamento assim que um elemento html for clicado.

Uma vez na pagina de destino,podes sacar os parametros do url usando o array $_GET

por exemplo, nesse url que o falco escreveu, este código

<?php echo $_GET["coisas_no_url"]; ?>

Resultaria em:

coisas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu percebo perfeitamente como é o javascrit e sei o que é o PHP.

O Javascript pode fazer o que eu disse, e o PHP pode aceder aos requests do servidor (pelo menos o mod_perl para o Apache pode, por isso penso que o mod_php para Apache também) e com isso dá para fazer o que eu disse.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

falco, desculpa se não fui explicito, estava a referir-me ao cheires e não a ti.

Suspeitei que ele não tivesse ideia de como as coisas funcionam por causa da forma como a dúvida é colocada.

Claro que o php tambem permite aceder aos detalhes do pedido, até põe à tua disposição os parameros do url já parsados num array.

Não tentei contrariar em nada o que disseste. Antes pelo contrário, só enfatisei e expliquei com um pouco mais de detalhe.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado aos 2 pelas explicações.

Entendi o que disseram, e penso que foi mais ou menos assim, como disseram, que resolvi o problema.

Agora uma dúvida subsiste na minha cabeça, mas para outro problema.

A dúvida é a seguinte:

http://www.um_site.pt/index.html?coisas_no_url=coisas, na parte final do link ?coisas_no_url=coisas, não encontrei ainda um tutorial que ensine a fazer isto, nem o porquê de o fazer.

Como já disse estou a aprender PHP e javascript como auto-didata, e vocês estão a ser um pouco como meus professores.

Obrigado por isso

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esqueçam a 1ª parte do meu ultimo post, penso que já entendi.

A restante parte continua.

O meu muito obrigado aos 2 em particular e a todos os que ajudam ou tentam ajudar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora