• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

electron++

Wiki com defeitos

22 mensagens neste tópico

Olá!

Eu ja estive a ver o Wiki do P@P e verifiquei que o wiki ta muito mal organizado!

E depois existem página do género: http://wiki.portugal-a-programar.org/doku.php?id=playground:playground

Eu acho que a comunidade deveria participar mais no wiki mas também temos que ter em conta que as categorias do Wiki estão muito organizadas e eu penso que seria excelente se tivéssemos um wiki muito bem organizado e os utilizadores de fora pudessem ver e falar muito bem do mesmo! Nós não podemos ter um Wiki para "Inglês ver"!

Nós poderiamos fazer para cada linguaguem de programação um tutorial composto por varias páginas e depois contribuir com códigos-fontes bem comentados e etc. Muitos novatos em programação começam quase sempre por Pascal e a secção de Pascal está muito mal desenvolvida, apenas tem 3 códigos fontes!

Penso que a comunidade tem capacidade para evoluir, agora só depende de todos!

Outra situação que é um pouco lamentável é que também já reparei que são quase sempre as mesmas pessoas a participar de forma activa no fórum e a participarem em projectos da comunidade! Como podem ver este até é o primeiro post nesta secção!

Eu ofereço-me para tratar da "recategorização"! Se quiserem claro!

Eu defendo que um Wiki extremamente bem feito e com um bom recheio serei uma enorme mais valia!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas acho que uma descrisão um pouco mais séria seria bom!

agora:

coiso :P Texto com Ênfase Ligação Externa

É um pouco infantil!

Acho que podemos ter um bom Wiki e estamos a desperdiçar recursos que podemos aproveitar bem!

E eu falei do playground apenas como sendo apenas um exemplo!

A categoria de pascal nem uma pequena introdução tem!

É nestes aspectos que acho que devemos melhorar!

Aguardo que o Moderador do Wiki leia este apelo!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O conteúdo e a organização ainda estão maduros electron++, a Wiki P@P ainda é um projecto novo que está agora a dar os seus primeiros passos após drástica revolução em estrutura e conteúdo e por isso não pode ser perfeita como desejávamos.

Todavia acho que a organização está boa (mas é a minha opinião claro :D) e aproveito mais uma vez para agradecer a todas as pessoas que trabalham e trabalharam para isso.

O conteúdo que está na Wiki é apenas conteúdo que foi adicionado pela comunidade (que infelizmente consigo contar os membros que o fizeram pelos dedos das mãos), se a comunidade tivesse postado Pascal, que é o exemplo que dás, existiria muito mais pascal  :D e se achas que falta pascal porque não inseres conteúdos de qualidade sobre essa matéria  :ipool:?

O empenho que demonstraste ao abrir esta discussão é algo que tem faltado na comunidade e alegra-me ver, não há muita gente a aparecer para estas causas, mas como é óbvio gostam de ver as coisas bem feitas...

electron++ se desejares vou adicionar-te à equipa para poderes apresentar a tua proposta e para ajudares no trabalho  :P

Atenção a discussão não necessita de acabar por aqui gostava de ver mais gente a participar e a deixar a sua opinião.

:D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que eu não gostei nas categorias é que, por exemplo, poderíamos organizar as linguagens por categorias, tipo linguagem de script,linguagem de  binária, linguagem para a WEB

Em relação ao conteudo da secção de pascal, eu sempre posso passar uma tarde a rever os meus conhecimentos de pascal que ainda estão vivos e fazer alguns códigos mas também é preciso dá um grande safanão á comunidade para acordar e participar mais, se cada user contribuir so com um código ou um tutorial da perfeitamente para ter o maior WIKI nacional!

É uma questão de termos ambição!

"O único ligar onde o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário!" - Albert Einstein

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que eu não gostei nas categorias é que, por exemplo, poderíamos organizar as linguagens por categorias, tipo linguagem de script,linguagem de  binária, linguagem para a WEB

Não concordo, a não ser que se permita que uma linguagem possa pertencer a mais do que uma categoria. Senão, não faz lógica. Por exemplo nas categorias que deste onde punhas Python? Ela tanto faz parte da categoria de scripting como da WEB.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podemos incluir uma linguagem em várias categorias!  :P

Eu sugeri a "recategorização" porque o WIKI não vai ter referencia so a programação, podemos também meter máterias sobre sistemas operativos, uma secção dobre problemas frequentes do Windows Vista e como resolver-los (digo visto porque so dá problema  :D :D :D)

Precisamos de dinamizar o WIKI!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

viva,

electron++, desde já obrigado pelo interesse manifestado e pela vontade em contribuir, é este património que temos que explorar para manter a nossa comunidade viva em todos os aspectos.

Algumas das tuas sugestões fazem parte do passado do nosso wiki pelo que num futuro não distante não serão seguidas.

Mas fica aqui a história do nosso wiki:

A nosso wiki tem uma história que vai par alem das aparencias, na verdade este wiki está na sia versão 2. As raízes do nosso wiki e grande parte do conteudo remontam a uma instalação do mediawiki já há algum tempo, mais de ano se não estou em erro. O wiki teva uma infancia um pouco atribulada, sem grandes regras, nem nenhuma linha editorial bem definida, começou a tornar-se num pantano de informação um pouco desorganizada e sem grande norte, escrita de várias formas e sofria de um mal crónico, tinha muitos artigos estilo enciclopédia. É o efeito wikipédia, as pessoas viam um wiki e depressa associavam à wikipedia que é o wiki que todos conhecemos.

Mas nós não temos hipóteses, nem é preciso, desempenharmos o papel da wikipedia.

Enquanto isso, o utilizador nazzgulled lançou a discussão sobre se se devia mudar do mediawiki para o dokuwiki por ser mais adequado para um wiki com as caracteristicas e dimensão do nosso.

O quickfire fez um script de migração e lá se mudou para o dokuwiki. Mas o resultado tinha muitos erros de markup e de charset. O wiki, apesar das mudanças ficou estagnado durante um mês ou coisa que o valha, até que eu decedi contactar o deathseaker25 e o skin para ver se davamos um jeito naquilo.

Lá se converteu o charset, os erros de sintaxe wiki foram tambem corrigidos, mas a maior mudança foi mesmo    a remoção de muitos artigos e a reorganização de namespaces. Isto permitiu que se definisse um guia de estilo em relação ao wiki. Pode parecer uma formalidade ou uma insignificancia, mas a verdade é que tem feito toda a diferença, basta olhar para o wiki hoje e o wiki na sua primeira versão.

Pessoalmente estou orgulhoso do resultado e por ter trabalhado com o skin, o rui carlos, o hipnoted e outras pessoas. Penso que foi um bom exemplo de trabalho em equipa bem sucedido.

Moral da história, a ausencia de algum rigor e controlo de qualidade é perigosa para o nosso wiki. Neste momento acho que encontrámos um bom equilibrio entre colaboração colectiva e rigor. Toda a gente pode participar mas o conteudo continua a ser controlado e supervisionado por uma equipa bem ciente do objectivo do wiki. O ideal é mesmo que essa equipa cresça o mais possivel mas que mantenha sempre o nível de rigor.

A questão dos tutoriais é quanto a mim o grande dilema e por isso muito delicada. A existirem artigos estilo tutorial no wiki, é preciso ser-se extremamente cuidadoso.

Por exemplo: os tutoriais sobre php, mysql, etc são os mais recorrentes. A vontade de ajudar de quem os escreve é sem duvida muito bem-vinda, mas será necessário manter um tutorial básico de php quando existe o php.net em português e centenas de outros recursos por aí? Não só não é necessário como a médio prazo acaba por tornar o wiki menos relevante em termos de informação valiosa, logo os leitores vão começar a desinteressar-se por ele.

Uma boa regra é a seguinte: fazer uma pesquisa no google. Se não existir conteudo semelhante e em portugues então o nosso wiki é um bom sitio para o pôr. Se já existir, então não vale a pena.

Outro problema frequente são artigos que vão a 100 à hora abordando superficialmente demasiados temas e seguindo uma direcção de forma demasiado fechada e linear.

O nome 'playground' é o que vem por defeito na instalação do dokuwiki e que é usado em 99% dos casos. Tem a vantagem de toda a gente saber o que é, se não estou em erro na wikipédia tambem se chama assim. É uma área que serve precisamente para fazer experiencias.

Quanto aos namespaces concordo com o betovsky. Neste momento e melhor manter a estrutura actual, até porque temem conta os erros do passado e tenta evitá-los. E tambem porque ainda não começaram a aparecer nenhuns problemas com esta estrutura, no futuro, se for necessário ou se outra estrutura se começar a perfilar como melhor, então se discutirá isso naturalmente.

Ok, acho que escrevi um pouco demais, mas é importante que todos tenham acesso a esta informação para que todos possamos trabalhar em sintonia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como é que se contribui para a wiki? Eu já me registei com o user 'softclean' e só posso receber as mudanças de páginas (subscribe changes) e pouco mais... ou então não sei mexer lá com aquilo... Não me aparece editar em nenhum lado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso em relação ao erros é muito relativo!

Porque o WIKI que esta implementado são ficheiros fornecidos pela Wikipedia! O que temos que fazer, se necessário é guardar os dados que o WIKI contem agora, implementar o script outra vez e começar tudo de novo mas com outra alma!

Voces nunca ouvirar dizer, que quando queremos melhorar um código, é melhor começar de novo?

Uma analogia disos é o Windows, até era bom mas quando começaram a melhorar, perdeu a qualidade!

Se vocês tem medo que o WIKI volte a dar erro, então nunca irão evoluir por estão presos ao medo e á crença que se mexeram em alguma coisa, o mundo irá desabar! E não podem pensar assim! Quantas vezes eu faço um trabalho, chego ao fim e apago e começo de novo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

softclean, no namespace wikiit e no playground deves poder criar paginas sem problemas. Basta criares um link para uma pagina inexistente, segui-lo e criar a pagina. Ou então insere manualmente o url correspondente a uma pagina inexistente e clica em 'criar esta pagina'.

electron, não percebi. ficheiros fornecidos pela wikipedia? ao que te referes?

Começar de novo com outra alma foi precisamente o que fizemos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não concordo, a não ser que se permita que uma linguagem possa pertencer a mais do que uma categoria. Senão, não faz lógica. Por exemplo nas categorias que deste onde punhas Python? Ela tanto faz parte da categoria de scripting como da WEB.

Expuseste isso mal Betovsky. Tanto PHP como Python como JavaScript como shell script são linguagens de scripting e umas são usadas na web e outras não. :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

softclean, no namespace wikiit e no playground deves poder criar paginas sem problemas. Basta criares um link para uma pagina inexistente, segui-lo e criar a pagina. Ou então insere manualmente o url correspondente a uma pagina inexistente e clica em 'criar esta pagina'.

Suponho que o WIKI ja se encontra feito e que so é necessário fazer download e instalar certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Suponho que o WIKI ja se encontra feito e que so é necessário fazer download e instalar certo?

Sim, o software usado agora é o DokuWiki mas antes tínhamos o mediawiki.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O software sim, mas o software não tem páginas, é uma base de dados fazia com um sistema que permite criar e gerir uma wiki, nenhum dos ficheiros é fornecido pela wikipedia, aliás, o software usado pela wikipedia é mediawiki enquanto que nós usamos dokuwiki como o hipnoted disse, apesar da skin ser uma skin para fazer a wiki ter o mesmo aspecto que a mediawiki, o que acho menos bom :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas nos temos que deixar de lado os detalhes e focarmos-nos no que é importante!

Eu não estou a insinuar que gerir e instalar um WIKI que é facil mas sim que podemos melhorar!

Penso que no meio desta argumentação toda, não devemos utilizar argumentos em parte mesquinhas para nos livrarmos-nos de trabalhar no objectivo!

Nem mesmo para mim é fácil!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

?

O que costuma acontecer nestes tópicos em que alguem tem iniciativa para algo é que os users postam comentários e desses comentários surgem argumentos e muitas das vezes os users conformam-se como por exemplo a desculpa "O nosso WIKI tem uma história um pouca má e é melhor não mexer em nada" e depois não é feito nada!

E eu estou a dizer que temos de por de lado esses argumentos e trabalhar!

E quando eu escrevi "Nem mesmo para mim é fácil!" eu quis dizer que eu tenho pouco tempo para o forum (assim como grande parte dos users) mas mesmo assim faço um esforço!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alguém disse que a nossa wiki tinha uma história um pouco má?

Quanto à possivel apatia em que este tópico poderia acabar é um pouco especulação, por isso dizer que se encontram desculpas e depois não se faz nada não acho correcto.

Vamos lá ver, começaste um tópico dizendo que a wiki está mal organizada, posso concordar que tem alguns pormenores de navegação que me incomodam, mas mal organizada não digo. Talvez dizer que está organizada de uma forma que não entendas ou aches que não é a melhor seja mais correcto. Mas dizer que a wiki está mal organizada e dar o exemplo do playground... convenhamos acaba por mandar a baixo qualquer credibilidade que podias ter ao iniciares o tópico... o playground!?, enfim, passando ao que é mais importante

Se está mal organizada eu gostava de ver argumentos que apoiem essa afirmação. Porque é que está mal organizada? Como é que seria organizada e que vantagens traria a nova organização, para além das obvias claro.

Antes de trabalhar é preciso saber se o trabalho envolvido vale a pena, como disseste todos temos pouco tempo, vamos aproveitá-lo. Em 7 mensagens neste tópico nem uma é construtiva, nem uma dá ideia do que queres mudar, nem uma mostra trabalho. Energia sim, trabalho não. Então se vamos trabalhar que venham as ideias para melhorar a wiki.

Quanto a serem sempre os mesmos, não podemos obrigar ninguém a escrever e colaborar na wiki ou no fórum ou em qualquer outro projecto que seja. As pessoas colaboram com o que sabem e querem dentro do tempo que querem ou podem.

Não estará aqui ninguém que não queira ver a wiki ou qualquer outro projecto do P@P a vencer, e duvido que algum de nós, membros do fórum e da comunidade quererá colocar comentários ou argumentos para que as coisas não avancem.

Venham as ideias, para podermos trabalhar com base nelas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É esse tipo de atitude que eu quero ver!

tudo que aquela do playground foi um pouco infeliz da minha parte porque eu nunca tinha visto secções dessas, semelhantes já vi mas pelo menos ainda tinham uma descrição a dizer para que eram!

Nos temos é que colaborar e deixar de batalhar no tópico!

em relação a organização, eu sugiro que façamos um WIKI com muitos mais conteúdos e secções!

Podiamos falar de informática geral e abordar diversos temas e contruibuir para os mesmos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, li a discussão um bocado na diagonal e gostava só de realçar uma coisa:

- O wiki está em crescimento

Isto quer dizer o quê? Que TODAS as opiniões são importantes quando devidamente argumentadas, e que essas opiniões tenham em conta o que referi antes, o wiki está em crescimento progressivo.

Não ataquem o que está mal, apontem os erros/falhas e dêm alternativas, é isso que se quer :P

@electron++, a ideia de colocar mais conteúdos e secções é quase como a filosofia do WikiP@P, só que para isso é preciso disponibilidade, tempo e pessoas a ajudarem :D Tal como disse antes, o wiki tem de crescer :D

Não é necessário ser-se da equipa do Wiki para ajudar o wiki, aliás, temos esta zona aberta à comunidade para isso mesmo :P Façam sugestões, é isso que se quer! Querem colaborar com artigos e não podem/sabem? Coloquem aqui, alguém os há-de colocar no wiki!

É preciso é ajudar!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lembro que podem sempre colocar os artigos no playground ou na secção chamada 'wikiit' que são as secções abertas às quais o heckel se refere. Se a contribuição for séria será naturalmente movida para o lugar adequado.

Mais tarde poderá haver mais liberdade editorial dos utilizadores em geral, para já é preciso proteger a integridade do wiki enquanto este ainda é pequeno.

Vamos deixar a estrutura e a navegação de lado por um tempo e trabalhar no conteudo que é a prioridade primária nesta altura.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora