• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

problema do programa de encher couriços

19 mensagens neste tópico

Naquele programa da tvi em que está uma desgraçada a dizer "olá boa noite, a sua resposta", tinham este problema:

Quantos triangulos tem a seguinte figura?

triangulosfq9.png

Ha pouco estive a conta-los, consigo ver uns [glow=black]24 ou 25[/glow]. Mas esperei pela resposta e a resposta certa era [glow=black]33[/glow].

Acho que os gajos aldrabaram a resposta, e nem dão satisfações nenhumas nem explicam onde estava a solução nem nada.

Quantos triangulos conseguem ver na imagem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epah.. realmente é verdade.. os gajos dizem uns números assim para o ar.... nem dizem onde é que estão os triângulos ou quadrados ou.. o que for...

Aquilo é quase um.... adivinha o número que eu tenho no envelope que vou pôr ali atrás quando já tivermos recebido as chamadas suficientes para rentabilizar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu só contei 23. :/

Já à algum tempo apareceu um jogo parecido num desses programas, mas com rectângulos, eu contei e não cheguei aos 90 e no fim vi a resposta e eram 287. Ainda hoje ando a pensar como e onde estavam os 287 rectângulos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hum... alguém me poderia explicar como é que obtém os triangulos, é que eu consigo dividir isso em muitos, mas não sei se estou a dividir bem.

É que, vamos lá ver, um triangulo pode ser sempre divido em dois mais pequenos, podia ficar aí o dia todo a encontrar triangulos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Triângulos... 3 vértices... 3 lados..

Ora bem, com 8 vértices, combinações de 3 a 3 dá 56.

Se numerarmos os vértices de 1 a 8 da esquerda para a direita e de cima para baixo:

Os vértices 1,4,6,8 estão em linha, logo os 4 triângulos que se podiam formar com combinações destes foram à vida. O mesmo para os vértices 2,5,6,7.

E vamos em 48.

Os vértices 1,2,3 ; 2,4,7 e 2,5,8; estão em linhas, logo mais três triângulos possíveis à vida. Estamos em 45.

O vértice 1 não está ligado ao vértice 5, todas as combinações de triângulos com estes vértices (i.e. 6) foram à vida. O vértice 2 não está ligado ao vértice 6, a mesma coisa, o vértice 3 não está ligado ao vértice 4, a mesma coisa, foram-se 18 triângulos.

Ficámos com 27.

Portanto suck it TVI.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu contei 20 e alguns, mas quando chegar a casa vou tentar contar melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não consigo ver a imagem.

Nem acedê-la directamente pelo link. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostava de saber o que são couriços...

É uma mistura de couratos com chouriços.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

2zi0jygow8.gif

Assim alt cena bue elaborada.. mas não me apetece estudar lol

Contei 25. Agora tentei ver aí mais algum escondido. Acho muito dificil os 33. Mas eu vi no outro dia e apareceram 2 seguidos: um com 8 e outro com 10, e esses estavam certos ; )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que contaste um duas vezes, o rosa da linha 1, coluna 3 é o mesmo que o verde da linha 2, coluna 2, ou não?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O vértice 1 não está ligado ao vértice 5, todas as combinações de triângulos com estes vértices (i.e. 6) foram à vida.

6? Não eliminaste duas vezes o mesmo triângulo?

Repara que já tinhas eliminado, por exemplo, o 2,5,8 mais acima.

Li o teu raciocínio e achei que estava qualquer coisa mal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que contaste um duas vezes, o rosa da linha 1, coluna 3 é o mesmo que o verde da linha 2, coluna 2, ou não?

Tens razão. Ficam então 24 contados. Falta algum triangulo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

seria muito dificil de explicar o porque da solução deles sem uma imagem animada dado que existem várias perpectivas que coincidem em vários pontos. Por um esquema de cores a confusão seria tanta ou mesmo maior porque também as cores quando coincidem dão origem a outras. A partir de 3 triângulos coincidentes, os quais eu estou certo que ocorrem pelo menos uma vez, torna-se mais difícil de imaginar ou mesmo mostrar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Re: problema do programa de encher couriços

« Responder #15 em: 08 de Janeiro de 2008, 22:42 »

Responder com citaçãoCitar

Citação de: pedrosorio em 07 de Janeiro de 2008, 10:56

O vértice 1 não está ligado ao vértice 5, todas as combinações de triângulos com estes vértices (i.e. 6) foram à vida.

6? Não eliminaste duas vezes o mesmo triângulo?

Repara que já tinhas eliminado, por exemplo, o 2,5,8 mais acima.

Li o teu raciocínio e achei que estava qualquer coisa mal.

Não warrior, o vértice 5 não está ligado ao vértice 1. Logo qualquer combinação destes vértices para formar um triângulo fica eliminada do pool inicial, ou seja, seis combinações (1,5 + um dos outros seis vértices = 6 combinações). Repara que o 2,5,8 já estava eliminado, mas desde quando é que 2,5,8 é uma combinação de 1,5 + outro vértice?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora