• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Netbeans Platform - Alguem já experimentou?

2 mensagens neste tópico

A forma como o netbeans é feito permite que se desenvolvam aplicações usando todas as funcionalidades que o proprio IDE usa para ele próprio.

Isto é uma alternativa ao uso de bibliotecas tradicionais e supostametne pode facilitar a vida ao programador poupando muito trabalho.

Decidi fazer o meu cliente de sockets em java, mas entretanto estive a ler sobre esta tecnologia e não sei se devo usar swing normalmente ou se uso isto.

Alguem que já tenha usado isto ou que já tenha usado isto? Facilita mesmo a vida no caso de uma pequena aplicação com poucos formulários?

Outras vantagens e desvantagens?

http://platform.netbeans.org/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente, para aplicações pequenas faço as coisas sem a plataforma, mas isso vai depender muito da aplicação. Uma aplicação simples pode ficar mais pequena e fácil de manter que usando a plataforma netbeans mas a plataforma ajuda bastante.

As vantagens da plataforma são enormes, como em qualquer outra plataforma, esta livra-te de quantidades de código para tarefas repetidas como sistema de updates, menus, árvores de navegação, detecção de ficheiros, etc., etc.. Mas como qualquer outra plataforma é uma API nova que tens de aprender, e não é nada pequena. Essa é talvez uma das maiores desvantagens, se pensarmos numa aplicação com 5 a 10 paineis/frames, o seu desenvolvimento pode demorar entre um dia a meia dúzia deles, consoante o que estiveres a pensar fazer. Se tentares fazer o mesmo na plataforma vais demorar bem mais porque estarás a aprender, vais provavelmente acabar por refazer algumas partes, ter de ler bastante.

Depois do periodo de aprendizagem é bem mais simples usar a plataforma e o IDE para desenvolver aplicações.

Sou a favor do uso da plataforma e se não te importares de ler muita documentação e fazeres uns testes para aprender a mexer nisso.

Uma das maiores vantagens, pelo menos no que uso, porque há muita coisa que não uso da plataforma dado que as aplicações não justificam, é o sistema de updates. Com um simples XML tenho um sistema de updates a funcionar automáticamente e sem problemas. E posso colocar isso em qualquer hosting partilhado sem usar servidores ou serviços especiais para que os utilizadores vejam os novos updates.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora