• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Professores do 1º ciclo vão ter formação em informática

2 mensagens neste tópico

O Ministério da Educação (ME) vai criar um programa de formação contínua para professores do primeiro ciclo na área das tecnologias de informação, segundo um protocolo assinado hoje com as Escolas Superiores de Educação.

O programa, orçamentado em 5,3 milhões de euros, que serão financiados por fundos comunitários, visa garantir que os professores do primeiro ciclo estão habilitados com as competências básicas ao nível da informática para lidarem com as novas tecnologias na sala de aula.

De acordo com o protocolo, as Escolas Superiores de Educação ficarão responsáveis pela realização de quatro acções de formação nos estabelecimentos de ensino pertencentes ao seu distrito, de forma a abranger as 7.500 primárias de Portugal Continental.

No final do período de formação, os professores que tiverem aderido ao programa terão de realizar um teste prático para poderem obter um diploma de competências básicas em informática.

Criar uma pasta, escrever, gravar e imprimir um texto, aceder à Internet e fazer uma pesquisa ou enviar uma mensagem de correio electrónico são algumas das tarefas que os docentes terão de saber desempenhar no final das acções de formação.

Os professores não serão obrigados a participar, embora a formação contínua venha a ter um peso reforçado na avaliação de desempenho e consequente progressão na carreira dos docentes a partir de 2007.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem precisam. Se os professores não têm bases nas tecnologias de informação, que capacidade têm estes de as transmitir para os alunos?

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora