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taviroquai

RPGTuga - O jogo de aventura - RPG - na Terra Média em Português

36 mensagens neste tópico

Titulo do Projecto: RPGTuga - O jogo de aventura - RPG - na Terra Média em Português

Última Versão: Experimental

Líder do Projecto: Taviroquai

Membros Actuais do Projecto:

    * Taviroquai

Tópicos deste Projecto:

    * Jogo de aventura - RPG - na Terra Média

    * Actualmente disponível na língua Portuguesa (tem como objectivo a médio/longo prazo expandir para o Inglês.

    * Actualmente com contas de utilizador a título gratuito (tem como objectivo a médio/longo prazo incluir contas Ouro, pagas)

    * Tipo web-based (jogável pelo navegador de páginas de Internet, tal como o Mozilla Firefox, Opera, ou Internet Explorer

    * Desenvolvimento em PHP4 e Mysql 5

    * Entradas de Membros no Projecto são limitadas e reguladas por meio da apresentação de candidaturas. Esta medida, deve-se essencialmente pelo cuidado de evitar furto, destruição e/ou manipulação incorrecta, quer do código ou do fundamento do projecto.

    * O jogo está em fase de testes e com previsão de abertura ao público nos próximos dias.

As principais características actuais deste jogo são:

    * Localização geográfica é Lorien - Terra Média

    * Mapa com 7 zonas distintas: A Vila, Masmorras, Montanhas, Planície, Montanhas Desertas, Floresta e Pântanos

    * Ciclo de dia e noite. 5 turnos de 12 minutos cada. 1 hora real = 1 dia virtual

    * Cada jogador deve possuir apenas uma conta.

    * Inicio com 2 personagens para o jogador.

    * 9 Raças disponíveis: Gigantes, Minotauros, Anões, Humanos, Elfos, Driades, Orques, Vampiros e Morto-vivos

    * Classes evolutivas: Aldeão -> Guerreiro ou Mistico -> Assassino, Cavaleiro, Mago ou Padre -> Ninja, Ranger, Paladino, Cavaleiro Negro, Mago Negro, Alquimista, Feiticeiro Negro ou Xamã

    * Obtenção de habilidades de acordo com a classe

    * Diferentes tipos de criaturas para combater

    * Combates interactivos (podes realizar diferentes acções enquanto combates, tal como usar poções)

    * 9 Tipos de Objectos

    * Compra e Venda de Objectos

    * Escavar para obter minerais. Pescar para obter peixe. Estes recursos servem apenas para vender e obter dinheiro.

    * e muito mais...

Descrição do Projecto:

Actualmente, o jogo está num servidor pessoal e o domínio é www.rpgtuga.pt.vu

Se o projecto não ficar na gaveta e ganhar asas, pretende-se adquirir um domínio .pt

A ideia de desenvolver um jogo deste tipo foi baseada no actual jogo de referência hollowgame.com

Anuncio no Portugal-a-Programar porque, tanto o código como os dados do jogo, estão a ganhar uma dimensão considerável para apenas um membro (eu).

Assim, deixo aqui a sugestão de que estão abertas 3 vagas para pessoas interessadas em participar a evoluir o projecto.

1 vaga para Programador de XHTML / CSS / PHP e Mysql

2 vagas para Mestres em Masmorras (DUNGEON MASTER) - Duas pessoas que escrevam bem em português, gostem de criar área, monstros, objectos, descrições, etc... Informo desde já que este tipo de trabalho requer muita disponibilidade.

E finalmente, todos os comentários são bem vindos.

Muito obrigado ao Portugal-a-Programar por disponibilizar este espaço para anunciar o projecto!  ;)

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Hmm...parece interessante.

Assim que abrirem as inscrições vou testar isso ;)

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Eu só não te ajudo porque tenho outros projectos e não tenho tempo... mas o projecto é capaz de ser muito giro ;)

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Assim, deixo aqui a sugestão de que estão abertas 3 vagas para pessoas interessadas em participar a evoluir o projecto.

1 vaga para Programador de XHTML / CSS / PHP e Mysql

2 vagas para Mestres em Masmorras (DUNGEON MASTER) - Duas pessoas que escrevam bem em português, gostem de criar área, monstros, objectos, descrições, etc... Informo desde já que este tipo de trabalho requer muita disponibilidade.

Mais detalhes sobre as vagas:

O programador vai ajudar na correcção de bugs, optimização do código e desenvolver novas habilidades com base na actual estrutura da base de dados. Inicialmente terá que ter um server próprio (XAMPP serve) para testar o código. Mais tarde, é-lhe transmitido o acesso ftp e cpanel.

O Mestre em Masmorras vai ajudar na descrição e nomes de áreas e objectos, bem como na criação de criaturas, definir valores dos atributos tasi como vida, mana, estamina, moral, força, etc... Os objectos podem ter um efeito associado. Os efeitos aplicam-se aos atributos das personagens. Os equipamentos são objectos que também têm um efeito associado.

O Mestre em Masmorras vai ter um login para o painel de administração para trabalhar. Deve também verificar a estatística de combates e equilibrar as criaturas.

Todo o trabalho do Mestre das Masmorras vai ser o mais visível no jogo e irá influenciar o desenvolvimento das personagens positiva ou negativamente.

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Olá.

Desde já desejo-te boa sorte para este projecto. A úncia coisa que não gostei aqui, foi mesmo o nome, agora, toda a gente, que faça alguma coisa tem de ser sempre ...tuga ? Sinceramente, um nome melhor íria "chamar" muito mais pessoal.

Aconselho-te a apresentares este projecto no forum Game-Dev PT.

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Por acaso também não gostei do nome...acho que o 'tuga' não calha ali muito bem.

Quanto ao resto...espero para ver ;)

Cumps

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Obrigado pelos comentários!

Eu também concordo de que o nome com a palavra "tuga" pode dar uma 1º sensação de "mais um jogo simples e banal".

Eu incluí o "tuga" para reafirmar de que o jogo é em português... já que talvez se possa contar pelos dedos o número de jogos rpg em português web-based... eu não conheço nenhum  ;)

Este nome não é definitivo. Até estava a pensar em "RPGLorien" já que o jogo se localiza em Lorien na Terra Média, mas aí perde-se um bocado da afirmação de que o jogo é em português...

Se tiverem outras sugestões para nomes adequados digam  :D

Quanto ao pessoal que têm ideias para "Mestre em Masmorras", enviem-me um PM com o vosso messenger para trocar-mos umas ideias.

Abraço

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Obrigado pelos comentários!

Eu também concordo de que o nome com a palavra "tuga" pode dar uma 1º sensação de "mais um jogo simples e banal".

Eu incluí o "tuga" para reafirmar de que o jogo é em português... já que talvez se possa contar pelos dedos o número de jogos rpg em português web-based... eu não conheço nenhum  ;)

Este nome não é definitivo. Até estava a pensar em "RPGLorien" já que o jogo se localiza em Lorien na Terra Média, mas aí perde-se um bocado da afirmação de que o jogo é em português...

Se tiverem outras sugestões para nomes adequados digam  :D

Quanto ao pessoal que têm ideias para "Mestre em Masmorras", enviem-me um PM com o vosso messenger para trocar-mos umas ideias.

Abraço

Para sabermos que o RPG é português não precisamos de ter no nome "tuga", basta veres o exemplo aqui do nome desta comunidade. Portugal-a-Programar

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Acho que foste infeliz nesse exemplo.

O domínio e o nome do fórum tem a palavra "Portugal" o que indica que é português como é óbvio...

Mas é claro que o domínio e o nome do jogo não têm que ter a palavra português ou Portugal, ou inglês se for um site inglês...

Eu gosto de RPGLorien, embora pelo nome nada indica que é um jogo em português e a 1º impressão é muito importante.

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Mas na minha opinião nao é necessário que o nome indique que seja português. Se tiveres um nome atractivo, que leve as pessoas a irem ao site, então ai (no site) já podes ter algo que mostre que é português e/ou desenvolvido em Portugal.

Tipo no header por exemplo..."RPGLorien - Um RPG web-based desenvolvido em Portugal" ou a dizer "made in Portugal"...pa nao sei...estes nao ficam muito bem, mas agora nao me ocorre mais nada. Mas era só para te conseguir passar a minha opinião.

Para alem disso, se mais tarde quiseres expandir o jogo para o inglês, convêm que também tenha um nome atractivo para o ppl internacional...e RPGTuga não seria lá muito atractivo para alguem nao português...digo eu.

Ve o caso do system-empires...nao tem tuga no nome. E ainda assim conseguiu bastantes users. Depois é uma questao de fazeres publicidade...e se o jogo for interessante a palavra começa-se a espalhar. ;)

Cumps

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Boa noite a todos,

Venho anunciar de que a 1º ronda do RPGTuga já está a aceitar novos registos.

Os objectivos desta 1º ronda são muito simples, já que esta é uma versão experimental do jogo:

encontrar 4 artefactos espalhados pelo mapa.

Peço-vos que tenham paciência em relação aos bugs, pois agora com vários jogadores é que se podem descobrir mais erros.

Eu não vou poder corrigir os bugs na hora, por isso agradecia que me enviassem um mail, ou uma PM, para poder corrigir os bugs mais tarde.

Inicialmente, as maior parte das acções podem-se realizar com o rato... mas um jogador experiente vai usar mais o teclado.

Avanço já uma coisa que têm assustado alguns jogadores amigos meus, é a de que a visão no jogo é muito importante.

Nem todas as áreas estão iluminadas, por isso comprem tochas ou velas. Quando estiverem numa área com loja, escrevam: "comprar tocha" e já podem ver durante um certo tempo.

Outra coisa: as personagens ainda não lutam entre si. Apenas podem lutar contra as criaturas.

Podem ver como evoluem em relação ás outras personagens no link "Ronda".

Muito obrigado pela atenção e boa caçada!

PS. Ah... a questão do nome do jogo não está esquecida  :P

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Bem...ainda agora começei mas aqui vão já algumas críticas:

- Apesar de podermos ter duas personagens, têm de ser ambas da mesma raça;

- Os nomes não podem ser personalizados;

- A área de jogo é um pouco pequena;

- Os items nas lojas deviam ser apresentados de forma diferente e não tudo em texto...e quanto mais organizado melhor. Acho que, já que está em texto, podias por em lista;

- Pouca informação ao iniciante. Nas lojas por exemplo, podias por um exemplo de como se compra;

- As nossas informações/atributos (como o dinheiro, vida, mana...) deveriam de estar sempre visíveis;

- Quando estamos a combater, para além da Vida, Mana, Estamina, e Moral, deveria também de aparecer algo como Ataque e Defesa;

- Quando estamos a combater e falhamos, acho que não há necessidade de mostrares como se faz o cálculo da sorte;

- A meio de um combate apareceu-me "Já não podes combater esse monstro..."...e eu fiquei sem saber porquê;

- Deveria de estar presente um mini-mapa para vermos mais ou menos onde nos localizamos. Também era giro implementares um mapa que fosse ficando sem "fog" à medida que descobriamos novas zonas;

- O menu de baixo (Personagem/Equipamento/...) deveria de estar sempre presente. Se eu entrar em "Personagem" por exemplo, o menu desaparece;

- Por uma questão de beleza e atracção penso que o jogo devia de ter mais imagens e menos texto. A ver o equipamento por exemplo, podia aparecer um bonequinho de braços abertos ou assim...;

- Devia estar sempre indicado qual a personagem activa no momento e qual a desactiva;

- Ao lado do "executar" podias por assim um mini-link para os comandos mais básicos;

- Tentei fazer "falar[olá]" mas nada aconteceu. Bug?;

- O sistema de dicas está bem pensado;

- Ao introduzirmos um comando errado, ele deveria avisar que o comando não funcionou;

- Os nomes deviam ser com letras maiúsculas ^^;

- O ambiente do jogo é só portinhas?

E por agora fico-me por aqui.

Não tenho intenção de mandar abaixo o teu trabalho, pelo contrário...são tudo criticas constructivas. Acho que com mais algum trabalho poderás ter ai um jogo deveras interessante. Pelo menos, do pouco que vi até gostei :P .

Cumprimentos

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Oba! Muito obrigado Buttpt pela crítica. Algumas eu já tinha pensado mas ao desenvolver foquei-me mais na criação de funcionalidades do que propriamente na jogabilidade. A jogabilidade tem que ser trabalhada sem dúvida.

Vou responder a cada um dos teus pontos...

- Apesar de podermos ter duas personagens, têm de ser ambas da mesma raça;

No futuro talvez deixe criar com raças diferentes, mas para testar o que está feito deixo assim... por outro lado, não faz muito sentido conduzir duas raças diferentes e ainda por cima se essas raças se odeiam...

- Os nomes não podem ser personalizados;

A mesma coisa, no futuro deixo criar os próprios nomes, mas com regras... não vai servir qualquer nome do tipo "DeathBringer"... assim, estes nomes são mais apropriados e foram extraídos da enciclopedia da Terra Média.

- A área de jogo é um pouco pequena;

A quantidade de informação por enquanto também não é muita, para testar serve... mas possivelmente vamos expandir...

- Os items nas lojas deviam ser apresentados de forma diferente e não tudo em texto...e quanto mais organizado melhor. Acho que, já que está em texto, podias por em lista;

Sim, eu já vi em lista... parece mais organizado...

- Pouca informação ao iniciante. Nas lojas por exemplo, podias por um exemplo de como se compra;

Nas FAQS já tem... mas parece que vou ter que colocar no jogo... o que tira a graça pois estou a misturar rpg com instruções de como se joga

- As nossas informações/atributos (como o dinheiro, vida, mana...) deveriam de estar sempre visíveis;

Sim... isso também quero pôr... mas não tudo...

- Quando estamos a combater, para além da Vida, Mana, Estamina, e Moral, deveria também de aparecer algo como Ataque e Defesa;

Sim... isso também quero pôr...

- Quando estamos a combater e falhamos, acho que não há necessidade de mostrares como se faz o cálculo da sorte;

Claro... apenas deixei para debugar... e para verem que não é simplesmente aleatório.

- A meio de um combate apareceu-me "Já não podes combater esse monstro..."...e eu fiquei sem saber porquê;

Provavelmente porque alguém o matou antes de ti... bug

- Deveria de estar presente um mini-mapa para vermos mais ou menos onde nos localizamos. Também era giro implementares um mapa que fosse ficando sem "fog" à medida que descobriamos novas zonas;

Isso vai ser a longo prazo... pra já não acho importante...

- O menu de baixo (Personagem/Equipamento/...) deveria de estar sempre presente. Se eu entrar em "Personagem" por exemplo, o menu desaparece;

Isso sim... tenho que pôr já...

- Por uma questão de beleza e atracção penso que o jogo devia de ter mais imagens e menos texto. A ver o equipamento por exemplo, podia aparecer um bonequinho de braços abertos ou assim...;

Imagens... pois... isso também eu quero... mas sem exageros...

- Devia estar sempre indicado qual a personagem activa no momento e qual a desactiva;

Sim... tenho que pôr já...

- Ao lado do "executar" podias por assim um mini-link para os comandos mais básicos;

Por enquanto não há espaço...

- Tentei fazer "falar[olá]" mas nada aconteceu. Bug?;

Os parênteses rectos servem para indicar que é variável... não escrvi isto porque como todos os comandos têm, pensei que se deduzisse facilmente... bastava pôr: falar olá

- Ao introduzirmos um comando errado, ele deveria avisar que o comando não funcionou;

Quando o comando está completamente mal, é ignorado e não há resposta... apenas quando se erra no nome do objecto ou personagem... parece-me mais sensato do que respostas para tudo.

- Os nomes deviam ser com letras maiúsculas ^^;

Claro... tenho que pôr já...

- O ambiente do jogo é só portinhas?

Gráficos... gráficos... vamos ver se encontro alguém para fazê-los...

E por agora fico-me por aqui.

Não tenho intenção de mandar abaixo o teu trabalho, pelo contrário...são tudo criticas constructivas. Acho que com mais algum trabalho poderás ter ai um jogo deveras interessante. Pelo menos, do pouco que vi até gostei :P .

Eu aceitei todas as tuas criticas... mas não te esqueças que este jogo saiu hoje e o meu objectivo é estabilizar para uma versão 1.0 e para uma 1º versão não vou poder acertar tudo o que disseste, até porque ainda existem montes de funcionalidades que não viste e que também quero afinar...

Cerca de 40% dos teus pontos foram sobre design... nesses não posso melhorar facilmente, não sou designer...

Em resumo, alguns pontos vou acertá-los dentro de uma semana... os outros logo se vê...

Mais uma vez muito obrigado pelo teu feedback :D e venham mais criticas!

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É bom ver tugas a criar jogos web-based.

Parabéns pela iniciativa!

Eu já me registei e tive a cuscar mas não descortino muito bem o que devo fazer :P

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Eu já me registei e tive a cuscar mas não descortino muito bem o que devo fazer :D

É muito fácil  :D

O objectivo é encontrar 4 artefactos perdidos no mapa... portanto, basta "navegares" com norte, sul, este... etc...

O problema começa quando por exemplo encontras uma criatura mais forte do que tu e tens que lutar com ela  :biggrin: nessa altura tens saber combater, usar poções ou pergaminhos, usar bom equipamento, etc... por outro lado deves evoluir a tua personagem para que ela fique mais forte e ganhe novas habilidades. As personagens não podem combater entre elas mas podem atrapalhar umas às outras pois algumas habilidades são negativas para outras personagens  :P

A evolução das personagens aparece no menu "Ronda" e pronto... espero que sejas um dos jogadores com as personagens no topo da classificação (evolução) e encontres 1 dos 4 artefactos.. ou os 4!  :D

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O primeiro impacto foi um pouco desilusão, espercialmente vindo de um como o kingdom of loathing e chegando aqui a um sistema que só me mostra coisas pretas, mas que ideia é essa de que um jogo tem de ter um fundo todo preto :P, enfim a primeira reação foi mesmo fazer logout :D, mas já voltei e vou encontrar o raio dos artefactos, nem que seja a última coisa que faço :D, mas primeiro vou ler as FAQs para aprender a jogar, talvez ajude :D

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Hum... tou aqui com umas dúvidas, como é que posso acender/usar uma tocha?

Já agora aconteceu-me uma coisa estranha ontem, entrei em combate e parece que o combate entrou em ciclo infinito, nem eu morria nem o monstro morria, ninguém acertava em ninguém. Ainda tentei matar o bixo umas centenas de vezes e fugir outras tantas, acabei por desistir e fazer logout.

Tenho um txt com algumas das mensagens que apareceram, com os cálculos, se der jeito.

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Bem, eu registei-m, não recebi o mail de activação, e agora não sei como pedi-lo novamente !  :)

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Viva RL!

Penso que foi um problema do smtp... diz-me o teu username por favor em PM

Abraço

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Acerca do combate...

Vou deixar aqui as expressões que calculam o combate. Se ouver algum matemático por aí, era bom que desse a sua opinião.

Predefinições:

Pers = personagem

Alvo = criatura

sorte(1, maximo) = gera um valor entre 1 e o maximo

ceil() = função de php para arredondar para cima

Expressões:

pers_agilidade = pers_forca / (pers_hp_max + pers_peso)

pers_pontaria = pers_pontaria * pers_agilidade

sorte_pontaria = sorte(1,pers_pontaria + pers_moral)

pers_acerta = sorte_pontaria - (alvo_evasao * 0.9 + alvo_inteligencia * 0.3)

sorte_forca_pers = sorte(1,pers_forca)

pers_dano = (pers_dano * (sorte_forca_pers / 20)) - ceil(alvo_armadura)

pers_estamina = pers_estamina - sorte_forca_pers / 3

Passo a explicar:

Agilidade da personagem: Quanto maior for a força e menor o tamanho do bicho e menor o peso que carrega, maior será a agilidade

Pontaria da personagem: a pontaria é reduzida se a personagem tiver pouca agilidade

Sorte da pontaria: gera um valor entre 1 e a pontaria + moral da personagem

Personagem acerta: a pontaria da personagem tem que ser maior do que a soma de (90% da evasão + 30% da inteligência do bicho)

Sorte da forca da personagem: um valor entre 1 e a forca

Dano da personagem: Ao actual dano máximo da personagem é reduzida uma percentagem consoante a sorte da forca. A este valor é subtraída a armadura do Alvo.

Exemplo: Humano contra Guarda, sendo:

sorte = valor médio

peso = 0

moral = máximo (18)

pers_dano = 4

alvo_armadura = 3

pers_agilidade = 12 / (10 + 0) = 1,2

pers_pontaria = 12 * 1,2 = 14,4

sorte_pontaria = sorte(1,14,4 + 18) = 16,2

pers_acerta = 16,2 - ( 14 * 0.9 + 15 * 0.3) = 16,2 - (12,6 + 4,5) = 16,2 - 17,1 = -0,9 (não acerta...)

Para sorte = valor máximo

pers_agilidade = 12 / (10 + 0) = 1,2

pers_pontaria = 12 * 1,2 = 14,4

sorte_pontaria = sorte(1,14,4 + 18) = 32,4

pers_acerta = 32,4 - ( 14 * 0.9 + 15 * 0.3) = 32,4 - (12,6 + 4,5) = 32,4 - 17,1 = 15,3 (acerta e bem!)

Para sorte = valor médio

sorte_forca_pers = sorte(1,12) = médio = 6

pers_dano = ceil( 4 * (6 / 20)) - ceil(3) = 2 - 3 = -1 (o alvo defende o ataque)

Para sorte = valor máximo

sorte_forca_pers = sorte(1,12) = médio = 12

pers_dano = ceil( 4 * (12 / 20)) - ceil(3) = 3 - 3 = 0 (o alvo defende o ataque)

pers_estamina = pers_estamina - 12 / 3 = 4 (perde 4 de estamina porque gastou muita forca no ataque)

Resumo, não se metao com um guarda com 3 de armadura... a menos que tenho 5 ou mais de dano...

Sugestões?  :)

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1 Cena: está REGISTRAR em vez de REGISTAR. Isso é brasileiro.

EDIT: E a registar deu-me isto-> Column count doesn't match value count at row 1

e fiquei sem saber se estou registado ou não.

BTW, não li o tópico todo, por isso não sei se isto já foi apontado.

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Ao efectuar o registo deu o seguinte erro:

Column count doesn't match value count at row 1
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